Tite projeta a temporada
Data: 09/01/2009
Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (foto)
Enviados especiais/Bento Gonçalves
O técnico Tite concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira no Hotel Dall´Onder, em Bento Gonçalves, onde o grupo realiza a pré-temporada. Confira os principais trechos da entrevista.
Prioridades
?A nossa prioridade é o próximo campeonato. O Internacional entra para vencer todas as competições que disputa.?.
Fórmula vencedora
?O caminho é a manutenção com acréscimos. Pela grandeza do Internacional, precisamos estar sempre acrescendo qualidade. Tenho a expectativa de receber mais jogadores durante a pré-temporada. É bom ter opções para poder testar opções táticas.?
Gauchão
?É um momento de trabalho e de focar o Gauchão, que é o nosso primeiro campeonato em disputa. Tenho três títulos gaúchos e fiquei cinco anos fora daqui. Não acredito em pensar lá na frente. Acredito no trabalho agora.?
Fórmula do Gauchão
?Gosto da fórmula. Dá a oportunidade de todos jogarem contra todos. Isto dá muita emoção e credibilidade. Quando venci o Gauchão pelo Caxias, a fórmula era semelhante.?
Esquema tático
?Vamos trabalhar com o esquema 4-4-2 com um losango no meio-campo, como terminamos no ano passado. Podemos fazer uma variação para um 4-4-2 com duas linhas de quatro.?
Pré-temporada
?Precisamos ter criatividade nos exercícios da pré-temporada. Dessa forma, minimizamos a monotonia dos trabalhos físicos. Não consigo dissociar os trabalhos físicos dos trabalhos técnicos e táticos. Por isso, coloquei trabalhos com bola desde o início da pré-temporada.?
Alex
?O Alex deu o grande salto na carreira, quando se tornou um segundo atacante. Com isso, ele ficou mais próximo do gol, tornando-se mais contundente e podendo explorar uma das suas principais virtudes que é o chute a gol.?
Enfrentamentos no Gauchão
?Os times do Interior vão ter vantagem na parte física no começo porque trabalham há mais tempo e já tem um ritmo de jogo maior. Todos vão começar o Gauchão tendo disputado vários amistosos já.?
Bolívar
?Conversei com o Bolívar e coloquei pra ele o quanto seria importante ele ser mantido na lateral-direita porque a equipe encaixou dessa forma no final do ano passado. Ele disse que se sentiu bem na posição.?
Evolução
?Temos muito a crescer e evoluir ainda. A equipe que terminou a temporada não deve ter feito cinco jogos junta. O desafio é retomar o ritmo que estávamos no final do ano passado.?
Técnico no Centenário
?É uma satisfação e um orgulho profissional grandes. Tenho a certeza que todos os técnicos brasileiros gostariam de estar na minha posição. Mas a responsabilidade é também muito grande. Precisamos produzir e mostrar resultados.?