Novo estilo na preparação de goleiros
Data: 11/01/2009
Por Felipe Silveira (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Bento Gonçalves
Desde o início do ano o Internacional conta com um novo preparador de goleiros. Jorge Azevedo assumiu a responsabilidade de preparar Lauro, Clemer, Michel Alves, Agenor, Muriel e Luiz Carlos para os desafios da temporada 2009. Saiba um pouco mais sobre ele.
O ditado já diz: ?Todo time começa com um grande goleiro?. Para o ano do seu centenário, o Inter está muito bem servido para a posição. Lauro comprovou seu talento na temporada passada com atuações seguras que garantiram sua titularidade no time colorado. Clemer, que se recupera de uma lesão, tem experiência e qualidade de sobra. Os jovens Muriel, Agenor e Luiz Carlos, todos oriundos das categorias de base, também têm potencial. Michel Alves, ex-Juventude, foi contratado para reforçar ainda mais o grupo de goleiros do time campeão da Copa Sul-Americana.

Jorge Azevedo conversa com Lauro durante treino na Serra Gaúcha
Para conduzir da melhor maneira a preparação dos goleiros em um ano que terá seis competições (Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão, Copa Suruga, Recopa Sul-Americana e Copa Sul-Americana), o Inter contratou o experiente Jorge Azevedo. Companheiro de trabalho do técnico Tite há nove anos (fez parte da comissão técnica do treinador no Caxias, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras e São Caetano), Azevedo estava no Al-Ain, dos Emirados Árabes.
Já nos primeiros dias de treinos na pré-temporada em Bento Gonçalves, foi possível perceber o estilo do novo preparador. Azevedo utiliza uma grande variedade de exercícios que buscam o constante refinamento técnico dos goleiros. A velocidade de reação, a impulsão e a agilidade foram os atributos mais trabalhados no primeiro momento da pré-temporada. A bola aérea cruzada para a área também teve atenção especial nos exercícios. ?Este é o fundamento principal de um goleiro. Costumo fazer uma média de 80 cruzamentos a cada treino para trabalhar bem a saída de gol?, conta Jorge Azevedo.

Variedade de exercícios é uma das características da metodologia do novo preparador
O preparador acredita que a qualidade dos treinamentos é muito mais importante do que a quantidade: ?Não adianta aplicar uma carga exaustiva de treinos nos goleiros, pois a fadiga deles pode acabar gerando contusões. Sou fascinado pela busca incessante da perfeição do movimento. É claro que erros ocorrem, mas quanto mais próximos estivermos da execução perfeita, melhor será a performance. São detalhes, como usar a perna certa na hora da impulsão, que fazem a diferença?, ensina Azevedo, que foi goleiro do Americano de Campos-RJ, Estrela de Cachoeiro-ES e do Goitacaz-RJ na década de 70.
Para auxiliar a busca constante pelo refinamento técnico, Jorge Azevedo costuma registrar em vídeo os treinamentos. Ao ver as imagens, é possível corrigir eventuais falhas técnicas. O aspecto psicológico também está presente na sua forma de trabalhar. ?Nunca encerro um treino com um erro. É importante que a lembrança seja de êxito?, afirma Azevedo.

Muriel (E) é um dos goleiros treinados por Jorge Azevedo
Apesar do pouco tempo que está trabalhando no Inter, Jorge Azevedo já mostra entrosamento com os goleiros. Todos estão comprometidos com a sua metodologia e atentos às suas dicas. ?Pelo olhar deles eu percebo que já estabelecemos a confiança. São todos excelentes goleiros. Lealdade eles podem ter certeza que não irá faltar?, garante o novo preparador.