Olá, Marcos Duarte!

Treino para valorizar a posse de bola

Data: 12/01/2009

Por Alexandre Corrêa e Felipe Silveira (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Bento Gonçalves

O técnico Tite orientou um treinamento na tarde desta segunda-feira que visou trabalhar bastante a posse de bola. O time-base que conquistou a Copa Sul-Americana foi uma das formações em campo, com exceção do volante Edinho, que trabalhou fisicamente. Paulinho entrou em seu lugar.

Adepto da escola clássica de futebol, que valoriza bastante a posse de bola, o técnico Tite trabalhou forte este quesito na tarde desta segunda-feira. O treino foi realizado com dimensões de campo reduzidas. As goleiras ficavam na altura da linha da grande área. O técnico colocou dois times em campo. Um foi a base da equipe que conquistou a Copa Sul-Americana de forma invicta no final de 2008. Estiveram em campo Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Marcão; Paulinho, Magrão, Guiñazu e D´Alessandro; Nilmar e Alex. O volante Edinho, com dores no tornozelo, treinou apenas fisicamente. Com isso, Paulinho, que veio das categorias de base, entrou em seu lugar.

A outra equipe teve a seguinte formação: Agenor; Danilo, Vagner, Danny Morais e Marcelo Cordeiro; Glaydson, Rosinei, Andrezinho e Gustavo Nery; Taison e Talles Cunha.


Volante Paulinho (D) entrou na vaga de Edinho, que foi poupado

Durante o trabalho, o técnico Tite orientou os dois times a não darem chutões nem lançamentos. A ordem era colocar a bola no chão e partir para o ataque com bola dominada, de pé em pé, com passes curtos, aproximações e movimentação. O treino teve dois tempos, um com 23 minutos e outro com 19. Durante os 42 minutos da movimentação, a equipe principal venceu por 3 a 1, com gols de Alex, Guiñazu e Nilmar. Danilo marcou o gol do time suplente.

Além da valorização da posse de bola, o treino trabalhou bastante também o posicionamento do time, a pressão na saída de posse de bola e a pressão sobre o jogador que estava com a bola. ?É um trabalho no qual o jogador é pressionado pela marcação o tempo todo e exercita a mudança de direção, o reflexo na hora de dar o passe?, explicou o auxiliar técnico Cléber Xavier.


Tite falou muito com os jogadores durante o treino

No trabalho, Tite orientava os jogadores a arriscarem o chute a gol a todo momento. Como o espaço era mais curto, ao menor ganho de terreno, a ordem era concluir a gol. ?O campo é reduzido. Dá para chutar a gol mais cedo?, orientou o técnico.

Outra preocupação do técnico foi a rápida recomposição defensiva, quando o time perdia a bola. Nos três gols marcados pelos titulares, a marca do talento da equipe: no primeiro Alex avançou pela esquerda e bateu forte no alto. No segundo, Guiñazu recebeu bom passe, ficou de frente para o goleiro e chutou colocado, de pé direito, no cantinho. E no terceiro, Nilmar deu lindo drible na zaga e concluiu no alto com o pé esquerdo: um golaço. O gol dos reservas também foi bonito: Danilo bateu no alto, sem chances para Muriel.


Magrão conduz a bola no treino da tarde desta segunda-feira

A torcida presente em bom número vibrou bastante com os gols marcados e algumas jogadas de efeito principalmente de D´Alessandro, Alex e Nilmar, o trio mais ofensivo da equipe. No segundo tempo do trabalho, o técnico Tite escalou Rosinei no lugar de Paulinho, enquanto Marinho entrou na vaga de Glaydson na equipe suplente.

Treino lúdico pela manhã

Pela manhã, o preparador físico Fábio Mahseredjian comandou uma atividade diferente na Associação Geremia. O grupo de jogadores foi dividido em dois times que participaram de um treino lúdico. Enquanto um grupo disparava para percorrer um circuito de 300 metros o mais rápido possível, o outro tentava conclusões a gol. As bolas eram cruzadas sucessivamente para a grande área durante o período médio de 45 segundos. Enquanto o primeiro grupo não completasse o trajeto, as tentativas de marcar gols seguiam. Para dificultar, os goleiros davam o máximo tentando evitar o sucesso das conclusões. O vencedor da manhã seria o grupo que marcasse mais gols.


Treino lúdico movimentou o grupo colorado pela manhã

Após 10 séries do exercício, o time com camisas amarelas obteve sucesso, ao marcar 31 gols contra 29. Destaque para os piques de Taison e Marinho, que lembraram sprints de maratonistas em uma prova. No entanto, todos os jogadores, de ambos os grupos, mostraram excelente performance no treino lúdico, arracando elogios de : "Parabéns, pessoal. Foi ótimo", comemorou.

"Foi um trabalho duro, mas divertido. É importante este tipo de atividade para dar uma descontraída no grupo", observou o lateral Marcão.

Preservado do treinamento por estar com dores no tornozelo, o volante Edinho incentivou os companheiros à beira do campo enquanto fazia o tratamento com gelo: "Vai, Taison, vai Taison. Que beleza, garoto!", vibrou jogador ao acompanhar um pique do meia-atacante, que largou na úlima posição e chegou em primeiro no circuito.

Notas coloradas

O fotógrafo do clube Alexandre Lops completou 35 anos nesta segunda-feira e foi ?presenteado? com um banho de farinha e de ovos por parte dos jogadores. Enquanto isso, o zagueiro Danny Morais apanhou a câmera e disparou algumas fotos do ?presente? ao fotógrafo.


Fotógrafo do Clube foi 'presenteado' pelos jogadores no dia do seu aniversário



>> Fotos do treino desta segunda
>> Mais fotos da pré-temporada

Voltar