Olá, Marcos Duarte!

Tite busca a manutenção do esquema tático

Data: 13/01/2009

Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (foto)
Enviados especiais/Bento Gonçalves

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, o técnico Tite confirmou que o Inter vai começar a temporada com o mesmo esquema tático que conquistou a Copa Sul-Americana em 2008. A prioridade do treinador é retomar o ritmo da equipe apresentado no final da última temporada.


Tite prepara o time  na Serra Gaúcha para os desafios no ano do centenário

O Inter para o início da temporada de 2009 já está definido em termos táticos. Será a mesma formatação que terminou o ano conquistando a Copa Sul-Americana na inesquecível final contra o Estudiantes, de La Plata. Dessa forma estão mantidos o 4-4-2 e o losango no meio-campo. O time titular será mantido igualmente. Com isso, o Inter na largada de 2009 terá Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e D´Alessandro; Nilmar e Alex.

Dessa forma, o jogo-treino do próximo sábado vai ter o esquema 4-4-2 presente nos dois times que serão escalados. Serão dois tempos de 60 minutos, com um time em cada tempo. Ambos, porém, com a mesma formatação tática. ?Primeiro é consolidar este esquema pra depois testar alguma variação?, definiu o treinador.

Tite está preparando também alternativas no caso de Edinho ser negociado. O volante foi muito valorizado no final da temporada e existem clubes interessados em contratá-lo. ?Se o Edinho sair, temos três opções: Paulinho, Glaydson e Magrão, passando Rosinei pra a função do Magrão?, explicou o treinador, falando sobre cada uma delas: ?o Paulinho tem bom passe e saída para o jogo, o Glaydson pode atuar nas três primeirs funções e jogou centralizadono São Caetano. Já o Magrão na função ainda vou precisar observar melhor nos treinamentos.? Há ainda a opção do volante Sandro, que está com a seleção brasileira sub-20 disputando o Sul-Americano da categoria.

Apesar de manter o esquema tático, neste primeiro momento, o treinador poderá fazer variações ao longo da temporada. ?No momento, o importante é retomar o ritmo do ano passado. Mais tarde vamos acrescentando alguma variação tática até com a presença dos jogadores novos, algum movimento novo de bola parada?, definiu o treinador.

Notas coloradas

  • Os jogadores realizaram mais uma sessão de musculação e treinos físicos na manhã desta terça-feira no gramado do SESI, em Bento Gonçalves. À tarde, o grupo trabalhará na Associação Geremia.

  • Entre os reforços que devem chegar ao Beira-Rio ainda, o técnico Tite pretende um centroavante de área, uma espécie de pivô. Até agora, o Inter já contratou o meia-atacante Marinho (ex-Fluminense), o meia Giuliano (ex-Paraná), o volante Glaydson (ex-São Caetano), o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro (ex-Vitória) e o goleiro Michel Alves (ex-Juventude), além de renovar o contrato do meia Andrezinho.

Voltar