Olá, Marcos Duarte!

Guiñazu, um exemplo aos mais jovens

Data: 13/01/2009

Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Bento Gonçalves

O volante Guiñazu se destaca no Inter não só pelo futebol de raça e qualidade dentro de campo. Fora dos gramados, cumpre um papel importantíssimo principalmente para os jogadores mais jovens do grupo do técnico Tite. Passa orientações, dicas e conselhos a garotada a todo instante. ?Ele nos ajuda muito?, confessa Taison, um dos jogadores que Guiñazu mais ajuda no grupo.


Guiñazu (E) é o conselheiro de jovens como o meia-atacante Taison

Um episódio ilustra bem esta idéia. No ano passado, quando retornou de Dubai, o volante argentino ficou um tempo treinando com garotos, recuperando-se de lesão no joelho, sob as instruções do coordenador de preparação física, Elio Carravetta. Durante um treino, chamou a atenção do meia Marquinhos, hoje destaque no time que disputa a Copa São Paulo de Juniores. Falou ao garoto, natural de Passo Fundo, que, se ele não ajudasse na marcação, teria dificuldades na carreira. ?A partir de então, o Marquinhos mudou a sua postura e começou a se destacar nas categorias de base?, disse Carravetta.


Guiñazu se diverte com o filho Matias em Bento Gonçalves

Guiñazu se sente confortável neste papel de conselheiro. Conta que, quando estava começando a carreira no Newell´s Old Boys, teve a ajuda de dois jogadores experientes, que o encheram de conselhos para a vida toda. ?O Ricardo Rocha (zagueiro que disputou a Copa de 94) e o Goycoechea (ex-goleiro do Inter e da seleção argentina) me ajudaram bastante. Eram dois monstros sagrados e eu ouvia muito eles?, lembrou Guina.

Hoje, aos 30 anos, Guina faz o mesmo papel com a garotada colorada. Basta conversar alguns instantes com os mais novos para se perceber a importância do argentino. ?Ele incentiva a gente a ser sempre guerreiro, a correr o tempo todo.Fico feliz com isso porque é sinal que confia na gente, que se importa com a gente?, diz o atacante Talles Cunha, uma das promessas coloradas para 2009.

Guina dá dicas em todas as áreas: desde a postura em campo, passando por dicas de posicionamento, conselhos táticos e até mesmo como se portar enquanto profissionais. ?Tem que pegar sempre e jogar sério?, resume o volante. ?Ele sempre nos dá muita força. Além disso, dá o exemplo dentro de campo com o seu jeito guerreiro de estar sempre lutando pelo time. Tem que tirar o chapéu pra ele?, elogia Taison (foto ao lado).
 
Notas coloradas

  • O técnico Tite orientou mais um treino tático na tarde desta terça-feira. Com apenas metade do campo sendo utilizado, o treinador trabalhou com os dois times, sem goleiros. A ordem era tocar a bola até se aproximar da goleira a ponto da conclusão. Posicionamento, troca de passes e deslocamentos foram bastante trabalhados.

  • A parte final do treino foi marcada por muita descontração. Um treino recreativo animou os atletas. Em dois times com 14 jogadores, a equipe que tinha D´Alessandro, Edinho e Taison, entre outros, venceu o time de Bolívar, Nilmar e Alex, entre outros. A vitória por 3 a 1 teve gols de Taison, D´Alessandro e Andrezinho, enquanto Leandrão descontou.

Voltar