Olá, Marcos Duarte!

Inter faz 3 a 1 no São José-POA

Data: 25/01/2009

Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Passo D'Areia

O Internacional venceu o São José-POA por 3 a 1, na tarde deste domingo, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. Taison (2) e Marcelo Cordeiro, que entraram na etapa final, marcaram para o time colorado no jogo válido pela segunda rodada do Gauchão. Nem a péssima arbitragem de Ânderson Daronco, que expulsou de forma equivocada Alex e D'Alessandro, impediu a primeira vitória do atual campeão gaúcho na edição de 2009. Na próxima quarta-feira, o adversário é o São Luiz, em Ijuí.


Taison (E) foi o nome do jogo, ao marcar dois gols no Estádio Passo D'Areia

A equipe do técnico Tite não pôde contar com Índio, que se recupera de gripe, Guiñazu e Paulinho, lesionados. Nos seus lugares, foram escalados Danny Morais, Maycon e Rosinei. O Inter foi definido com Lauro; Bolívar, Danny Morais, Álvaro e Marcão; Maycon, Magrão, Rosinei e D´Alessandro; Alex e Nilmar.

O Zequinha teve vários nomes conhecidos da torcida colorada. O ataque formado por Fabiano e Sotiili é composto de ex-jogadores do Inter. O meia Júnior Paulista também já atuou no tual campeão gaúcho, assim como o goleiro Luiz Muller. Já Pedro Carmona esteve na equipe júnior do Inter na temporada passada.

O time da casa foi a campo com Luiz Muller; Enciso, Samuel e Ari; Diego, Dario, Carlos Alberto, Júnior Paulista e Pedro Carmona; Fabiano e Sotilli.

O São José vem de forte preparação e está treinando desde o dia 1º/12. Já a equipe colorada começou a trabalhar para esta temporada no dia 5 de janeiro.

O jogo

Aos 2min, Carmona cobrou escanteio e Álvaro cortou bem na pequena área. Aos 3min, contra-ataque para o São José: Fabiano foi lançado, entrou na área, pela ponta-direita, e cruzou rasteiro. Danny Morais salvou para escanteio. Aos 7min, Alex recebeu na intermediária e chutou forte. A bola quicou no gramado e o goleiro Luiz Muller defendeu com dificuldade. Um minuto depois, Carmona arriscou de fora da área ao lado do gol, sem perigo.

Os primeiros 10 minutos foram interessantes. Os dois times jogaram visando o ataque, trocacaram passes e fizeram poucas faltas. No Inter, D´Alessandro aparecia bem, buscando o jogo e armando o meio-campo colorado. No São José, Fabiano era a principal alternativa de ataque, com sua velocidade pela direita.

Aos 12min, D´Alessandro deu bom passe para Bolívar, que foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para a área. A bola sobrou para Alex, que girou e concluiu por cima do gol. Aos 13min,  Nilmar recebeu de Marcão na área, driblou em velocidade o marcador e concluiu de pé esquerdo na rede pelo lado do gol. O time colorado pressionava: aos 14min,  Alex avançou pela esquerda, passou pelo marcador e concluiu forte para boa defesa de Luiz Muller.

O São José chegou com perigo, aos 17min. Fabiano cruzou da direita, Júnior Paulista chutou de primeira, Lauro defendeu parcialmente, e Pedro Carmona pegou o rebote e chutou para nova defesa de Lauro. Um susto! No minuto seguinte, Carlos Alberto chutou forte de fora da área para boa defesa de Lauro para escanteio. O Zequinha cresceu no jogo: aos 19min, Diego cobrou escanteio, Alex tentou cortar e a bola sobrou para Sandro Sotilli cabecear ao lado do gol.

Aos 23min, Pedro cobrou falta para a área e Lauro fez uma bonita defesa, voando em direção à bola. Um minuto depois, D´Alessandro foi lançado na área e caiu pedindo pênalti. O juiz nada marcou. Os jogadores do São José tentavam provocar D´Alessandro a todo momento. O argentino discutia com os defensores adversários. Depois, os ânimos apaziguaram-se.


D'Alessandro lutou muito e campo na vitória de 3 a 1 sobre o São José-POA

Aos 29min, Alex cobrou falta para a área até Bolívar, que tentou concluir de carrinho, mas não alcançou. Aos 30min, Rosinei avançou pela meia-direita, tocou em Nilmar, que devolveu de calcanhar para o volante. A zaga, porém, cortou com um chutão para fora de campo. Aos 31min, Fabiano cruzou da direita, a bola atravessou a pequena área, mas a defesa conseguiu salvar para escanteio.

O São José tentava forçar as jogadas pela direita com Fabiano, Diego, Júnior Paulista e Carlos Alberto, mas Álvaro e Marcão estavam firmes na marcação. Ao 35min, Júnior Paulista deu bom passe para Carlos Alberto, na área. Quando o volante ía chutar, Marcão salvou com corte preciso na bola. Aos 38min, Alex deu grande passe para D´Alessandro que entrou na área e chutou no corpo do goleiro Luiz Muller. Quase o gol do Inter.

Aos 39min, Danny Morais fez boa jogada avançando a dribles até a entrada da área. A zaga cortou, e a bola sobrou para D´Alessandro pela direita. O meia chutou forte, mas a zaga afastou de cabeça para escanteio. Aos 4min, Nilmar recebeu de D´Alessandro pela esquerda, driblou para o meio e chutou, na entrada da área, para defesa de Luiz Muller. Aos 41min, o zagueiro Enciso avançou pelo meio e deu um chutaço da intermediária. A bola passou muito perto do ângulo de Lauro. Aos 43min, a bola foi cruzada da esquerda e Sandro Sotilli, em completo impedimento, cabeceou para fazer o gol, mas o juiz anulou o lance por impedimento.

Já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47min, D´Alessandro recebeu um tapa de Sotilli e o juiz decidiu aplicar cartão amarelo para os dois, ao invés de expulsar o jogador do São José. Um absurdo. Na cobrança da falta da intermediária, Alex chutou por cima do gol. Foi o último lance do primeiro tempo.

O Inter retornou sem modificações para a etapa final. Logo a 1min, Alex fez um lance de muita inteligência e quase marcou um golaço. O jogador cobrou escanteio rapidamente, dando um belo chute com efeito direto para o gol, mas Luiz Muller salvou no susto. Quase um gol olímpico. O Inter voltou para o segundo tempo forçando mais em busca do gol. Já o São José ficava na defesa e buscava o contra-ataque. Aos 7min, Alex recebeu na intermediária, enganou a marcação e chutou forte para defesa de Luiz Muller.

Aos 9min, o juiz Anderson Daronco aprontou de novo!!! O jogador do São José impediu que Alex cobrasse a falta rapidamente, fazendo cera. Alex foi chutar a bola e acabou acertando o jogador adversário. Então Daronco expulsou Alex. O jogo ficou paralisado por vários minutos.

Aos 19min, Nilmar faz jogada sensacional, passou por uma série de marcadores a dribles e foi derrubado na entrada da área por Samuel, que recebeu o cartão vermelho. Os dois times ficaram com 10 jogadores em campo. Aos 21min, grande contra-ataque do Inter. D´Alessandro deu ótimo passe de primeira para Magrão, que lançou Nilmar. O atacante arrancou e cruzou para D´Alessandro concluir de fora da área, rasteiro, ao lado do gol.


Taison teve atuação destacada no Passo D'Areia

Aos 22min, a primeira mudança do Inter: saiu Maycon para a entrada de Taison. No minuto seguinte, na sua primeira jogada, Taison marcou um golaço!!!! O meia arrancou do meio-campo até a entrada da área e chutou forte no cantinho. Um golaço!!! O primeiro gol no ano do Centenário. O primeiro gol do Inter no Gauchão 2009. Festa colorada no Passo D´Areia!!!

O Inter não teve muito tempo para comemorar. Aos 26min, Sandro Sotilli fez boa jogada pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para Júnior Paulista só completar para o gol. 1 a 1. Aos 27min, Taison arrancou pelo meio e tocou para Nilmar, na área, mas o goleiro Luiz Muller saiu bem e conseguiu evitar o gol. Aos 29min, D´Alessandro recebeu na direita, driblou o zagueiro, foi à linha de fundo e cruzou forte para Nilmar, que desviou, mas a bola foi para o lado.

Aos 34min, saiu Marcão para a entrada de Marcelo Cordeiro, no Inter. Aos 36min, Lauro fez defesa sensacional após cabeçada de Sandro Sotille na pequena área. No lance seguinte,  Taison deu bom passe para Marcelo Cordeiro, na área, mas o goleiro Luiz Muller conseguiu se antecipar e defender. 

Aos 42min, Taison deixou sua marca, de novo! O garoto entrou a dribles na área, passou um marcador, driblou o goleiro, chutou, a zaga tirou, ele mesmo pegou o rebote e chutou para fazer 2 a 1.

Durante o lance do gol, D´Alessandro foi agredido por um jogador do São José. Depois do gol, o juiz Anderson Darronco, de péssima atuação, decidiu expulsar D´Alessandro e Jonas. O jogo ficou parado então por quatro minutos. Na saída de bola, os dois times ficaram com nove jogadores cada.

Aos 51min, saiu Nilmar para a entrada de Gustavo Nery, no Inter. Aos 51min, Enciso chutou forte de fora da área ao lado do gol, com perigo. Aos 53min,  Magrão fez grande jogada pelo meio e deu lindo passe para Marcelo Cordeiro. O lateral entrou na área e chutou com precisão na saída do goleiro: Inter 3 a 1. Foi o primeiro gol de Marcelo Cordeiro pelo Inter.
 
E com oterceiro gol colorado, a partida foi encerrada. O Inter conquistou a sua primeira vitória no Gauchão em uma partida eletrizante. O próximo adversário será o São Luiz, na próxima quarta-feira, em Ijuí.

"No Gauchão é assim. Os times se fecham bem atrás e dificultam o ataque. Mas soubemos furar o bloqueio", avaliou o zagueiro Danny Morais.

"Tive a felicidade de entrar em marcar dois gols. Agora vou continuar trabalhando forte para conquistar uma chance do técnico Tite", disse Taison.

"Valeu pela luta do time, que não se entregou em nenhum momento", elogiou Magrão.

"Precisamos de um trio de arbitragem com, no mínimo, experiência em nossos jogos. Somos postulantes ao título, não podemos ter este nível de arbitragem em nossas partidas. A arbitragem foi calamitosa", criticou o presidente Vitorio Piffero.

"Houve erros da arbitragem em lances decisivos do jogo. Mas o nosso time soube superar as dificuldades", afirmou o técnico Tite.

"Precisamos de árbitros com coragem de apitar. Temos os três melhores árbitros do Brasil (Leonardo Gaciba, Carlos Simon e Leandro Vuaden). Por que eles não estão aqui? Foi um jogo bonito, disputado, que merecia uma arbitragem melhor", observou o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.

"Foi ridícula a minha expulsão. Eu queria apenas jogar futebol e fui impedido. Mas o importante é que o time está crescendo", avaliou o meia D'Alessandro.

São José (1): Luiz Muller; Enciso, Samuel e Ari; Diego (Vítor), Dario (Jonas), Carlos Alberto, Júnior Paulista (Dênio) e Pedro Carmona; Fabiano e Sotilli. Técnico: André Luiz.

Internacional (3): Lauro; Bolívar, Danny Morais, Álvaro e Marcão (Marcelo Cordeiro); Maycon, Magrão, Rosinei (Taison) e D´Alessandro; Alex e Nilmar (Gustavo Nery). Técnico: Tite.

Gols: Taison (I), aos 23min do segundo tempo e aos 42min do segundo tempo. Júnior Paulista (SJ), aos 26min do segundo tempo. Marcelo Cordeiro (I), aos 53min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Rosinei, D´Alessandro, Taison (I), Samuel, Sandro Sotilli, Dario, Enciso (SJ). Expulsões: Alex, D´Alessandro (I); Samuel e Jonas (SJ).

Arbitragem: Ânderson Daronco, auxiliado por José Franco Filho e José Inácio de Souza.

Local: Passo D'Areia, Porto Alegre.

Voltar