Seminário debate aumento das lojas do Inter e crescimento no mercado
Data: 26/01/2009
O I Seminário para Franqueados da Rede Inter Sport foi realizado nesta segunda-feira, no hall das suítes do Estádio Beira-Rio. O tema do debate foi o Desenvolvimento da Marca e o Crescimento do Mercado. Participaram do evento os lojistas, o vice-presidente de marketing do Inter, Jorge Avancini, e diretor de marketing da Reebok nacional, Túlio Formicola.

Vice-presidente de marketing do Inter, Jorge Avancini, participou do Seminário
A padronização da marca se dará em todos os âmbitos. O Internacional concederá um prazo para as lojas se adequarem ao novo sistema. Hoje, apresentam o logotipo com quatro estrelas, seis ou mesmo a coroa. As modalidades de operação serão os quiosques e lojas, já existentes, e a implementação dos corners, locais determinados em um estabelecimento.
As franquias também receberam atenção no Seminário. Porto Alegre comporta 14 lojas Inter Sport. O número máximo de franquias por lojista será de 5. Existirão pontos ?Top?, que são locais onde a demanda é maior, como Barra Shopping, Iguatemi, Shopping Moinhos e o aeroporto.
O uso da imagem dos jogadores só ocorrerá mediante permissão do clube. As sacolas serão todas de papel. O combate à pirataria foi um dos assuntos discutidos no encontro. O Internacional está sendo auxiliado por três escritórios no Brasil para lutar contra esse mercado paralelo. ?Não há maneiras como competir com esse mercado?, disse Avancini.
O preço muito mais acessível é a principal barreira que influencia nas vendas dos produtos licenciados do clube não ter o retorno desejado. ?Para enfrentar os produtos falsificados, será preciso uma via de mão dupla. O torcedor será o fiscal no combate. Unir os produtos oficiais geram recursos para a qualificação do time?, salientou o vice de marketing. Os primeiros focos de combate estarão localizados no centro de Porto Alegre, no interior e litoral do estado e em Santa Catarina.
Além disso, foi abordada a difusão dos produtos oficias da Reebok e dos licenciados pelo clube. Os primeiros passos desse projeto foram o boneco do volante Guiñazu e as camisas ?Campeão de Tudo? e com o selo dos 100 anos do clube, todas muito bem aceitas pelo público. A meta agora é de lançamento de produtos de dois em dois meses. O Inter tomará o cuidado de as lojas licenciadas sempre contarem com muitos produtos. Nunca mais acontecerá de uma loja como Paquetá ou Centauro vender algo que esteja em falta nas Inter Sport.
Entre os futuros produtos a serem comercializados estão camisas do carnaval, dos campeonatos que o Internacional venha a conquistar, sobre o natal, sobre o réveillon, sobre os 30 anos da conquista invicta do Campeonato Brasileiro e sobre os 40 anos do Beira-Rio. Será lançada a grife Inter Red. Ela distribuirá artigos diversos, tais como: cangurus, bolsas, cintos, camisas, etc. Avancini declarou que ?o Inter não pode se limitar ao futebol para buscar recursos?. A Inter Red terá a prerrogativa de poder brincar com o escudo do clube. ?Será uma tendência. Não, necessariamente, será usado o vermelho?, completou. O clube entrará no mercado dos esportes radicais também.

Lojistas assistem ao Seminário realizado pelo marketing colorado
Os encontros continuarão ocorrendo durante o ano. Haverá um II Seminário cujos temas serão a apresentação de projetos e implementação, o monitoramento de resultados, a prévia de resultados e preparação para o natal e o balanço das atividades e planejamento para 2010. Foram distribuídos aos lojistas kits com revistas do clube, pacotes nos mais variados tamanhos e planilhas. A opinião dos debatedores foi de um encontro proveitoso para todas as partes.