Gauchão: com gol de Andrezinho, Inter vence São Luiz em Ijuí
Data: 28/01/2009

Inter venceu a segunda consecutiva no Gauchão e lidera de forma isolada o Grupo 1
Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
O Internacional venceu o São Luiz por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Andrezinho marcou um golaço de falta no primeiro tempo e garantiu a segunda vitória colorada no Gauchão. O Inter se consolidou na liderança do Grupo 1, com sete pontos. Agora, irá encarar duas partidas seguidas no Beira-Rio. No domingo (1/2), enfrenta o Sapucaiense, e na próxima semana, a Ulbra.
O Inter encarou o Interior gaúcho pela primeira vez nesta temporada. O técnico Tite não pôde contar com quatro jogadores: Guiñazu e Paulinho estão lesionados, enquanto Alex e D´Alessandro cumpriram suspensão automática. Com isso, o Inter foi a campo com Lauro; Bolívar, Danny Morais, Álvaro e Marcão; Maycon, Magrão, Rosinei e Andrezinho; Taison e Nilmar.
O São Luiz foi escalado com Oliveira; Juliano, Nem e Neguete; Barão, Coracini, Carlos, Alex Alberti e Xaro; Ronaldo Capixaba e Maurício.
A capacidade do estádio é de cerca de 5 mil pessoas, e aproximadamente de 4 mil torcedores compareceram ao jogo. Enquanto a partida não começava, o vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho, fazia sucesso nas tribunas. O dirigente colorado foi cercado por vários torcedores das duas equipes que pediram autógrafos e fotos.
O Inter atuou todo de vermelho: camisa, calções e meias. Já o adversário foi todo de branco.
Quando a bola rolou, o São Luiz tentou pressionar a saída de bola do Inter, que buscava o contra-ataque nos primeiros instantes. O time da casa tentava jogadas pelo alto, mas a zaga colorada marcava forte, dificultando a finalização. Aos 2min, Lauro afastou de soco bom cruzamento. Aos 5min, Magrão cobrou falta para Nilmar, tentando surpreender a defesa, mas a bola saiu muito forte, pela linha de fundo. Aos 7min, Taison arrancou pelo meio e fez grande jogada, tocando para Nilmar, mas o atacante escorregou e não conseguiu dominar a bola.
A velocidade de Taison e Nilmar se mostrava como uma boa alternativa dentro da partida. Os minutos iniciais foram de muita marcação e combate das duas equipes. Aos 12min, um susto! Barão cruzou rasteiro e Xaro concluiu errado na pequena área. Mesmo assim, a bola enganou o goleiro Lauro e tocou na trave.

Maycon luta pela boa observado por Álvaro: Inter mostrou garra em Ijuí
Os primeiros 15 minutos foram de dificuldades. O time da casa marcava forte e jogava em alta velocidade. Mas a partir dos 19min, o Inter cresceu na partida. Taison fez grande jogada pela direita, avançou em velocidade até a grande área e cruzou para Nilmar. A zaga cortou parcialmente e, na sobra, Andrezinho dividiu com a zaga. Quase o gol do Inter!
Aos 22min, Marcão fez boa jogada pela esquerda, ganhou do marcador na velocidade e cruzou para Nilmar. A zaga tirou com dificuldade e, na sobra, Magrão chutou com estilo na rede pelo lado de fora. Aos 24mi, após boa jogada de Taison, Nilmar recebeu a bola próximo à meia-lua e foi derrubado. Boa falta para o time colorado!
Aos 25min, Andrezinho cobrou com categoria e marcou um lindo gol!!! O goleiro nem se mexeu!!! Na comemoração, todos os jogadores se reuniram no centro do gramado para festejar com Andrezinho. Foi o primeiro gol do meia na temporada, logo no seu primeiro jogo em 2009!

Marinho observa a bola entrar: Andrezinho marcou belo gol de falta
O Inter dominava o São Luiz, e aos 31min, Rosinei fez grande jogada pela direita, passou pelo marcador, foi até o lado da área e cruzou para Taison cabecear e o goleiro defender. O São Luiz respondeu aos 32min, quando Ronaldo Capixaba ganhou jogada na área e chutou forte para grande defesa de Lauro. Aos 37min, Magrão lançou para Taison pela esquerda. O garoto pegou a bola na área, driblou para o meio e chutou forte ao lado do gol.
Com a vantagem no placar, o Inter ganhou mais espaço para os contra-ataques com a velocidade de Nilmar e Taison e
com a chegada de Rosinei, Andrezinho e Magrão. Aos 42min, após boa troca de passes, Marcão cruzou e Nilmar cabeceou para defesa de Oliveira. Na sequência, Marcão cruzou de novo e Nilmar desviou para nova defesa do goleiro de Ijuí. No último lance do primeiro tempo, aos 45min, o São Luiz cobrou falta ao lado da área e Lauro saiu bem para ficar com a bola.
No intervalo, apenas o São Luiz mexeu no time: Geraldo entrou no lugar de Barão.
No começo do segundo tempo, o time da casa tentou pressionar, mas começou a conceder espaços para os contra-ataques. Aos 7min, Rosinei recebeu na intermediária, avançou até a entrada da área e chutou ao lado do gol. No minuto seguinte, Álvaro protegeu a bola para Lauro, que tentou afastar com o pé, mas a bola tocou no atacante. Na sobra, Danny Morais salvou com um chutão. Que perigo!
O Inter chegou com força aos 11min: Rosinei roubou a bola e tocou para Nilmar. O atacante entrou na área e tocou para Taison, que chutou prensado com a defesa. Aos 12min, Marcão retomou a bola na defesa, partiu com grande velocidade para o ataque e tocou em Taison, na ponta-esquerda. O garoto entrou na área e devolveu com perfeição para Marcão. O lateral chutou na trave. Quase um belo gol em jogada coletiva.
Aos 16min, contra-ataque do São Luiz: Maurício deu grande passe para Xaro, que entrou na área e concluiu torto, longe do gol colorado. O ritmo da partida caiu a partir dos 15min. Apesar da constante disputa pela bola, poucas chances de gol foram criadas por ambas as equipes.
Aos 25min, Andrezinho fez grande jogada, avançou do campo do Inter até a entrada da área e tocou em Taison, livre. O jogador escolheu o canto e chutou para defesa sensacional de Oliveira. Aos 28min, contra-ataque colorado em alta velocidade: Andrezinho tocou em Taison, que lançou para Nilmar. O atacante entrou na área, passou pelo marcador e chutou para grande defesa de Oliveira.

Andrezinho foi o articulador do Inter contra o São Luiz
O Inter levava grande perigo com a armação de Andrezinho e a velocidade de Taison e Nilmar, no contra-ataque. Andrezinho, por sinal, foi o grande nome do Inter na etapa final. Armou muito bem os contra-ataques e distribuiu passes perfeitos para os companheiros. Outro bom nome do Inter foi a presença de Álvaro na defesa. O zagueiro ganhou a maioria das jogadas, tanto por cima como em lances no chão.
Aos 35min, Taison tocou para Nilmar, que correu, de um lado, o goleiro saiu do gol, do outro, até que Oliveira conseguiu salvar com os pés. Aos 36min, Ronaldo Capixaba apanhou rebote na área e concluiu por cima. O Inter fez duas substituições aos 37min: saíram Marcão e Nilmar e entraram Marcelo Cordeiro e Talles Cunha.
Nos minutos finais, o time colorado prendeu a bola na ponta-esquerda com Taison e Marcelo Cordeiro e segurou o ímpeto final do time da casa. Aos 48min, Andrezinho, o melhor jogador da etapa final, chutou de fora da área e quase marcou o segundo gol! Foi a última chance da partida.
A vitória foi merecida, principalmente pela atuação no segundo tempo. O time controlou o ímpeto do São Luiz e criou inúmeras chances nos contra-ataques. Só não marcou devido às grandes defesas do goleiro Oliveira, da equipe de Ijuí.
"Isto é Gauchão, muita luta em campo. Se quisermos ganhar o títulos, vamos ter que jogar contra todas dificuldades. Hoje tivemos garra para chegar à vitória. Fiquei muito feliz por estrear com um gol", observou Andrezinho, o autor do gol.
"Ainda estamos buscando o entrosamento ideal. Mas foi uma vitória de grande importância", ressaltou Bolívar.
"Não cometemos erros atrás e conseguimos segurar a vitória", analisou o zagueiro Danny Morais
"Foi uma vitória difícil fora de casa. Todo mundo deu o seu máximo", elogiou Taison.
"O time está mostrando crescimento. Todo mundo mostrou muito empenho na busca pela vitória. Estamos com o pensamento de melhorar a cada jogo. É início de temporada, ainda fata o ritmo de jogo para acertar mais a conclusão. Mas o Inter é suor e sangue o tempo todo. Vamos seguir em busca do melhor rendimento", disse Magrão, capitão colorado e Ijuí.
"O Gauchão é extremamente competitivo. O time foi mais equilibrado, tivemos o controle do jogo. Não demos oportunidades ao adversário e por isso criamos boas jogadas ofensivas. Agora precisamos trabalhar mais a finalização, para aproveitar melhor as oportunidades nas partidas. O Andrezinho foi extremamente importante, pois deu a cadência, a articulação no meio-campo", elogiou o técnico Tite.
"Tivemos altos e baixos dentro da partida. Não é ainda o que queremos, ainda temos que progredir muito. O momento agora exige foco nos dois próximos compromissos no Beira-Rio. Ao lado da torcida, vamos em busca de duass vitórias para encaminhar a classificação", projetou o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.
São Luiz (0): Oliveira; Juliano, Nem (Gabriel) e Neguete; Barão (Geraldo), Coracini, Carlos Lima, Alex Alberti e Xaro; Ronaldo Capixaba e Maurício (Alan). Técnico: Itamar Schulle.
Internacional (1): Lauro; Bolívar, Danny Morais, Álvaro e Marcão (Marcelo Cordeiro); Maycon, Magrão, Rosinei e Andrezinho; Taison e Nilmar (Talles Cunha). Técnico: Tite.
Gol: Andrezinho (I), aos 25min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Bolívar (I), Juliano, Carlos Lima (SL).
Arbitragem: Leonardo Gaciba, auxiliado por José Javel Silveira e Vilmar Burini.
Local: 19 de Outubro, Ijuí.