Fifa inspeciona Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Data: 31/01/2009
O Estádio Beira-Rio foi inspecionado na manhã deste sábado por representantes da FIFA e do Comitê Organizador Brasileiro da Copa de 2014. Os inspetores conheceram os detalhes do Projeto Básico de Engenharia e Arquitetura do estádio que contém as reformas que vão transformar o Beira-Rio em uma das sedes para o Mundial de 2014.
A comitiva está visitando as 17 cidades que concorrem a sediar a Copa do Mundo da FIFA. Nos dias 19 e 20 de março, irá entregar um relatório ao Comitê Executivo da entidade, que só então irá definir quais serão as 12 cidades brasileiras que irão ser sedes do Mundial. Em Porto Alegre, a FIFA só visitou o Beira-Rio. "O estádio vai ficar muito bonito", disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, diante da maquete da cobertura das arquibancadas apresentada pelo presidente do Internacional, Vitorio Piffero.

Comitiva esteve no gramado principal do Estádio Beira-Rio
Além de Ricardo Teixeira, a comitiva composta por 10 membros contou com a presença do diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil, o responsável pelo projeto da Copa do Mundo no Brasil, Fúlvio Danilas, o co-presidente da empresa Match, Dick Wiles, a secretária administrativa do Comitê Organizador Brasileiro, Joana Havelange, o assessor de imprensa Rodrigo Paiva, o assessor para relações institucionais, Mário Rosa, o diretor do comitê, Carlos Geraldo Langoni, Alexandre Silveira e o consultor do estádio, Carlos de La Corte. Também compareceram representantes do governo municipal e estadual, entre eles o prefeito em exercício José Fortunatti e o Secretário Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Luís Augusto Lara.

Presidente Vitorio Piffero (E) apresentou a maquete da cobertura do estádio
A comitiva chegou ao estádio pouco antes das 10h e foi direto para as suítes do Beira-Rio. Lá, o presidente Piffero mostrou a maquete da cobertura do estádio. Em seguida, os representantes da FIFA se reuniram somente entre eles para discutir detalhes do estádio. Depois foi a vez de o presidente Ricardo Teixeira conceder uma pequena entrevista à imprensa local (presente em grande peso com cerca de 50 jornalistas) em frente à entrada para a presidência do Clube. "O comitê inspecionou a cidade e o estádio como parte do processo de escolha das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. A escolha das sedes será definida em maio", informou Teixeira.

Sala de Monitoramento por Vídeo foi observada por membros da Fifa
Depois da conversa, Teixeira e os demais integrantes conheceram a sala de monitoramento do estádio por vídeo e se dirigiram ao gramado do Beira-Rio, onde o técnico Tite orientava o último trabalho para a partida diante do Sapucaiense, neste domingo, no Beira-Rio. Durante o trajeto até o vestiário, os representantes da FIFA puderam sentir de perto o gramado perfeito do estádio eleito no ano passado como o melhor do país pelos capitães de todos os times da primeira divisão.
Os vice-presidentes de Administração, Décio Hartmann, e de patrimônio, Emidio Ferreira, acompanharam os integrantes da comitiva da FIFA durante o trajeto e esclareceram dúvidas sobre o estádio. Os inspetores gostaram da entrada dos dois times pelo mesmo local no campo, que já está padronizada pelas normas da entidade máxima do futebol mundial. A comitiva foi então até o moderno vestiário do time principal do Inter, onde o presidente Vitorio Piffero concedeu entrevista coletiva à imprensa. Depois, a comitiva da FIFA deixou o estádio de helicóptero para fazer uma vistoria aérea do local e rumou para o Aeroporto Salgado Filho, onde seguiria para Florianópolis.

Vitorio Piffero (E) e Ricardo Teixeira com a maquete utilizada para detalhar o projeto da cobertura do Beira-Rio
"Foi uma visita técnica e foram discutidos os detalhes de como vai ser e como vai ficar o estádio. Todas as obras do estádio serão realizadas com recursos próprios do Clube", adiantou o presidente.
>> Imagens da inspeção da Fifa