Inter empata em jogão na Serra
Data: 28/03/2009
Em um clássico emocionante, o Internacional empatou em 3 a 3 com o Juventude, na tarde deste sábado, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Nilmar (2) e Andrezinho marcaram os gols do time colorado na partida válida pela sexta rodada do Segundo Turno do Gauchão. Com o resultado, o Inter chegou aos 16 pontos e garantiu o primeiro lugar do Grupo 1 da Taça Fábio Koff e o direito de disputar no Beira-Rio o jogo das quartas-de-final, assim como a semifinal e final, caso obtiver a classificação.

Andrezinho deixou sua marca no clássico disputado em Caxias do Sul: Inter segue invicto
O Internacional subiu a Serra Gaúcha com o objetivo de manter a invencibilidade no Gauchão e assegurar o primeiro lugar do grupo na Taça Fábio Koff. O confronto com o Juventude prometia ser difícil em Caxias do Sul. A equipe do Alfredo Jaconi é a vice-líder do Grupo 1 e também está invicta no returno.
Nas arquibancadas do estádio, os torcedores colorados mantiveram presente a lembrança da histórica goleada da final do Gauchão do ano passado, quando o Inter venceu por 8 a 1 e ficou com o título. Cerca de 2 mil colorados se espremeram no espaço destinado à torcida do Inter no Jaconi, e muitos deles exibiam números 8 confeccionados em cartolina, numa alusão ao resultado da decisão de 2008.
Os zagueiros Álvaro e Índio, recuperados de lesão, foram as novidades no clássico. Kléber, a serviço da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa, e D'Alessandro, lesionado, foram os desfalques. A partida foi muito movimentada, do primeiro ao último minuto. A 1min, o Juventude tentou o primeiro ataque, mas Ivo chutou longe do gol, sem perigo. Aos 2min, Andrezinho cobrou falta para a área e a zaga caxiense afastou. Lances ríspidos não faltaram. A luta pela pela posse de bola era grande e muitas faltas eram cometidas.
Aos 6min, Taison avançou com a bola pelo meio e chutou da intermediária buscando o canto superior de Gatti, que defendeu com segurança. Aos 9min, Andrezinho cobrou falta e a bola passou próxima ao travessão. Aos 11min, o atacante Mendes desviou de cabeça uma cobrança de escanteio e abriu o placar para o Juventude. 1 a 0.
Após o gol, o ritmo da partida seguiu eletrizante. O Inter tentava tocar a bola em busca da melhor jogada. O time de Caxias marcava forte, dificultando a penetração colorada. Mas a insistência foi premiada. Aos 18min, Magrão fez um lançamento perfeito para Andrezinho: o meia-atacante teve muita categoria e lucidez no lance, e na saída do goleiro, tocou por cima, marcando um golaço por cobertura. 1 a 1. Após o gol, a torcida colorada gritou "mais sete, mais sete", lembrando novamente a goleada de 8 a 1 da final do Gauchão 2008.
**IMAGEM**
Aos 22min, Mendes marcou após cobrança de falta, mas o gol foi anulado por impedimento. A partida estava muito equilibrada. Os dois times se alternavam em jogadas ofensivas. O Inter forçava a jogada com Taison, pela esquerda. E foi justamente do pé do artilheiro do Gauchão que saiu um passe milimétrico para Nilmar na entrada da área. O atacante deu um balãozinho no zagueiro e encheu o pé, no canto esquerdo, para virar o placar em Caxias. Foi o nono gol de Nilmar no Gauchão. 2 a 1 para o Inter! Agora a torcida colorada gritou "ão, ão, ão, Segunda Divisão". Logo depois, fez uma contagem de 1 a 8.
Mas o jogo não estava fácil. Aos 31min, Ivo disputou bola com Sandro e desabou assim que pisou na área. O juiz Fabrício Neves Corrêa foi na onda do meia e marcou o pênalti, além de expulsar o volante colorado. Mendes cobrou com a paradinha e empatou novamente o clássico: 2 a 2.
O Inter sentiu um pouco o gol de empate e se retraiu em campo. O time colorado chegou novamente à frente somente aos 37min, quando Marcelo Cordeiro chutou cruzado e a bola explodiu na zaga antes de sair para escanteio. Poucos foram os lances produtivos até o final do primeiro tempo. A força da marcação se sobrepunha às investidas ofensivas.
"O jogo está duro. O adversário está tentando nos intimidar, com muitas faltas. Temos que nos concentrar e jogar somente futebol", disse Andrezinho na ida para o vestiário.
O Inter voltou com o mesmo time para a etapa final. Já o Juvetude colocou Alan no lugar de Da Silva. Logo aos 40seg, Taison invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado. A bola passou ao lado do gol. Aos 4min, Andrezinho cobrou a falta, a zaga afastou parcialmente, e Magrão concluiu com uma bicicleta. A bola sai ao lado do gol, sem perigo. Um minuto depois, Andrezinho tocou para Taison no interior da área: o atacante concluiu de calcanhar para defesa segura do goleiro Gatti.
O Juventude ameaçou aos 8min. Ivo arrancou livre e tocou para Zezinho, que chutou fraco para defesa de Lauro. No lance seguinte, Alan arriscou um forte chute de fora da área, mas a bola saiu sem direção pela linha de fundo. Aos 12min, Taison fez boa jogada e tocou para Magrão no interior da área. O volante driblou o goleiro, e já sem ângulo, chutou cruzado. A bola passou pela frente do gol e Juan Pérez afastou o perigo.
Aos 16min, Tite fez a primeira mudança, colocando Rosinei no lugar de Andrezinho. Aos 19min, um duro golpe: Juan Pérez desviou cruzamentro de cabeça e fez 3 a 2 para o Juventude.
O Inter foi em busca do empate. Aos 23min, Nilmar partiu para cima da zaga e acabou sofrendo pênalti. O próprio atacante cobrou no cantinho direito de Gatti e empatou novamente o clássico: 3 a 3.
Aos 26min, Lauro fez grande defesa após cabeçada de Mendes. O Juventude levava muito perigo no jogo aéreo. Aos 27min, Cicinho foi expulso e ambos os times ficarm com 10 jogadores em campo. Aos 32min, Taison arrancou pelo meio e chutou buscando o canto esquerdo. A bola passou muito próxima à trave.
Aos 36min, duas mudanças no Inter: Giuliano e Alecsandro entraram nos lugares de Nilmar e Taison. Aos 39min, após boa troca de passes, Rosinei desviou de cabeça o cruzamento e fez o gol. A arbitragem anulou o lance por impedimento. A partir de então, tanto Inter como Juventude não quiseram mais se expor e o jogo ficou morno. Aos 44min, o time da Serra fez a úlima investida, com uma bola cruzada para área que Bolívar conseguiu afastar, na raça, de cabeça.
Com o empate, o Inter garantiu o primeiro lugar do Grupo 1 da Taça Fábio Koff. Isso dá a vantagem ao time colorado de jogar em casa as quartas-de-final do Segundo Turno, no dia 5 de abril, contra um adversário ainda indefinido. Além disso, o Inter também assegurou a mellhor campanha geral do Gauchão, e poderá atuar no Beira-Rio em todas as fases decisivas do Segundo Turno, contra qualquer adversário. Na próxima quinta-feira (2/4), a equipe do técnico Tite enfrenta o Avenida, em Novo Hamburgo. O treinadro já antecipou que utilizará uma equipe reserva.
"O mais importante é que conseguimos com uma rodada de antecedência a classificação em primeiro lugar. O time também teve um padrão tático, o que foi importante. Temos que melhorar no aspecto da bola parada", analisou o técnico Tite.
"Foi um bom jogo, com muitas alternativas. Se a arbitragem não tivesse nos prejudicado com a expulsão do Sandro, talvez teríamos conseguido a vitória. O resultado foi importante porque assegurou a vantagem de jogar no Beira-Rio contra qualquer adversário no returno", ponderou o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.
"Cumprimos nosso objetivo que era se classificar em primeiro do grupo. Mas sabemos que ainda temos que melhorar mais", avaliou Álvaro.
"Foi um jogo truncado, mas conseguimos somar um ponto", disse Índio.
"Foi um jogo difícil, como sempre é aqui em Caxias. Quando perdemos o Sandro, ficou mais difícil. Mas o time teve qualidade para marcar belos gols e lutar pelo resultado", avaliou Andrezinho.
Juventude (3): Gatti; Da Silva (Alan), Tiago Renz e Juan Pérez; Naydion, Walker, Lauro, Ivo (Léo Andrade) e Cicinho; Zezinho (Maycon) e Mendes. Técnico: Gilmar Iser.
Internacional (3): Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Marcelo Cordeiro; Sandro, Magrão, Guiñazu e Andrezinho (Rosinei); Taison (Alecsandro) e Nilmar (Giuliano). Técnico: Tite.
Gols: Mendes (J), aos 11min do primeiro tempo, Andrezinho (I), aos 18min do primeiro tempo, Nilmar (I), aos 28min do primeiro tempo, Mendes (J), de pênalti, aos 33min do primeiro tempo, Juan Pérez (J), aos 19min do segundo tempo, Nilmar (I), de pênalti, aos 24min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Juan Pérez, Da Silva, Cicinho, Alan, Walker (J); Bolívar, Sandro, Álvaro, Taison, Magrão (I). Expulsão: Sandro (I).
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por João Lúcio de Souza Júnior e Edemar Palmeira.
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul.
Fotos: Alexandre Lops