Olá, Marcos Duarte!

EPTC e Inter planejam esquema especial para o jogo do Brasil

Data: 30/03/2009

?Será um ensaio visando a Copa do Mundo de 2014?, projetou o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luiz Afonso Senna. A EPTC, em parceria com o Sport Club Internacional, inaugurou a Central de Controle de Monitoramento de Mobilidade (CECOMM) que visa melhorar o fluxo de trânsito de Porto Alegre para o jogo das Eliminatórias entre Brasil e Peru - na próxima quarta (1º/4), às 22h10min, no Beira-Rio.

Na tarde dessa segunda-feira (30/3), foi oficializada a abertura da sala de monitoramento que fará o controle do tráfego de veículos nas imediações do estádio Beira-Rio. O vice-presidente de administração do Internacional, Décio Hartmann, comemorou a parceria com a EPTC. ?Já possuímos duas vias de grande acesso e, com esses novos equipamentos, favorecemos o fluxo de veículos para eventos na casa do Inter. Isso irá servir para os jogos colorados, da seleção brasileira e da Copa do Mundo?.


Da esq. para dir.: Luciano Hocsman (dirigente da FGF), Sérgio Marinho (diretor de trânsito da EPTC), Luiz Afonso Senna (diretor-presidente EPTC), Fernando Michel (diretor de transportes da EPTC) e Décio Hartmann (vice-presidente de Administração do Inter)

Foram colocadas duas câmeras a mais para facilitar esse monitoramento: uma no Hotel Millenium, na Avenida Borges de Medeiros, e outra no edifício residencial Costa do Guaíba, na Avenida Padre Cacique. A gerente de planejamento da EPTC, a engenheira Carla Meinicke, justificou os novos locais de instalação dos equipamentos: ?Com relação à câmera do hotel, temos uma grande visibilidade de um trecho que se inicia no Gasômetro, percorre toda a Avenida Edvaldo Paiva e termina na Av. Padre Cacique. Quanto à outra câmera, conseguimos visualizar praticamente todos os acessos ao estádio Beira-Rio. Há de ressaltar que esse será o primeiro evento que contará com essas ferramentas para gerenciamento do trânsito objetivando a Copa do Mundo de 2014?. 

Carla enfatizou ainda que haverá tanto rotas de acesso para o jogo do Brasil quanto rotas alternativas para escapar desse tráfego. Para isso, a EPTC reprogramará semáforos; implantará painéis de mensagens para os motoristas e substituirá mais de 200 placas de regulamentação e advertências para orientar os veículos. Além disso, serão postos doze ônibus extras para o transporte público que começarão a funcionar a partir das 16h de quarta-feira.


Perspectiva de uma das novas câmeras instaladas pela EPTC nas imediações do Gigante

Essa grande preparação para a partida da Seleção Brasileira só será bem sucedida se a população de Porto Alegre cooperar com as novas regulamentações. É o que pensa o diretor de trânsito da EPTC, Sérgio Marinho. Segundo ele, ?as melhorias irão facilitar a vida de quem for e de quem não for ao jogo, através da boa fluidez do trânsito. Estamos trabalhando para que o transporte público e particular chegue facilmente ao estádio?. Marinho também deu dicas ao público que assistirá ao jogo: ?Deve ficar claro que as vagas de estacionamento que normalmente tinham em dias de jogos do Internacional, não existirão mais. Por isso, o pessoal deve chegar cedo e procurar usar o transporte público para não congestionar o tráfego antes e após o jogo?, concluiu.

Voltar