Missa na Catedral Metropolitana abençoa Inter Centenário
Data: 04/04/2009
Por Juliano Soares
Fotos: Alexandre Lops
?Que Deus abençoe o Inter, a direção, os jogadores, a comissão técnica e os torcedores?. Com a benção do arcebispo de Porto Alegre Dom Dadeus Grings, o Centenário do Internacional foi celebrado em uma missa de ação de graças, na noite desta sexta-feira (03/4) na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. O culto foi presidido por Dom Dadeus Grings.

Dom Dadeus Grings (E), Padre Leandro (C) e presidente Vitorio Piffero (D) na Catedral Municipal
A catedral mais parecia uma extensão do estádio Beira-Rio. Milhares de colorados, devidamente uniformizados invadiram e lotaram a Igreja Matriz. Pouco antes das 20h, centenas de torcedores se aglomeravam em frente à igreja. Cânticos foram entoados, enquanto os carros que passavam buzinavam. Até os seminaristas entraram na festa.
A missa teve acompanhamento musical da Orquestra Sinfônica da PUCRS e do coral do Banrisul. Durante a sua homilia, Dom Dadeus Grings ressaltou a importância da existência do Internacional. ?Porto Alegre não estaria tão feliz se não existisse o Inter. Quanta vibração, entusiasmo e alegria. Fizemos jus ao nome da cidade?, afirmou.

Missa de ação de graças reuniu centenas de colorados na Catedral Metropolitano de Porto Alegre
Ao final da celebração, o padre Leandro, capelão da Capela Nossa Senhora das Vitórias, leu algumas mensagens de diversas autoridades eclesiais, bispos, arcebispos e cardeais, mas a mensagem que mais emocionou a todos foi a do Papa Bento XVI , dando a sua benção ao Sport Club Internacional e a todos os colorados pelo ano do Centenário.

Dom Dadeus Grings entrega para Vitorio Piffero mensagem enviada pelo Papa Bento XVI
Depois da benção final, os bancos da catedral mais pareciam as arquibancadas do Beira-Rio. A torcida cantou com empolgação o hino e saiu da igreja em procissão cantando os gritos de guerra que agitam o Gigante. Na Praça da Matriz, uma grande queima de fogos completou a festa dos colorados no centro da cidade.
Estiveram presentes na celebração dirigentes, conselheiros, ex-presidentes e funcionários do Inter. O presidente Vitorio Piffero, a primeira dama Constance Piffero, o 2° vice-presidente, Mario Sergio Matriz, o secretário-geral, Alexandre Mussoi, o vice-presidente de marketing, Jorge Avancini, o presidente da FECI, Cesardo Julio Vignochi, e os assessores de futebol Giovani Luigi e Silvio Silveira representaram a atual diretoria do Clube.
?Queremos agradecer a Deus pelos primeiros 100 anos. E que Deus nos abençoe nos próximos 100 anos, para que a nação vermelha e branca seja cada vez mais feliz?, disse o presidente Vitorio Piffero.
> Veja fotos da missa:




