Câmara comemora 100 anos do Inter e 40 anos do Beira-Rio
Data: 08/04/2009
O Inter recebeu na noite desta terça-feira (07/04) mais uma homenagem pelo Centenário e também pelos 40 anos do estádio Gigante da Beira-Rio. A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou uma sessão solene ao Internacional, proposta pelos vereadores João Pancinha (PMDB) e Dr. Thiago Duarte (PDT), no plenário Otávio Rocha. Compuseram a mesa o presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), o presidente do Inter, Vitorio Piffero, o Superintendente Geral da Assembléia Legislativa do RS, ex-vereador João Motta, o deputado Luiz Fernando Záchia, o secretário adjunto da Segurança Rubens Edson Pinto, o representante do Tribunal de Justiça do RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, o representante da Procuradoria Geral de Justiça do RS, procurador Ubaldo Licks Flores (esses últimos quatro também conselheiros colorados), o diretor do Fórum de Porto Alegre, juiz Carlos Eduardo Richinitti e o diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Ernesto Teixeira.

Presidente Vitorio Piffero (D) recebe homenagem das mãos dos vereadores Thiago Goulart, João Pancinha e do presidente da Câmara Sebastião Melo (E) (foto: Camila Domingues/Divulgação)
Da direção do Clube, estiveram presentes o 2º vice-presidente Mário Sérgio Martins, o presidente do Conselho Deliberativo, Luís Antonio Lopes, o vice-presidente jurídico Luis Dagoberto Paganella, o secretário-geral Alexandre Mussoi Moreira, o vice-presidente do Parque Gigante, Celso Chamun, o vice-presidente de Patrimônio, Emídio Marques Ferreira, o assessor da presidência Léo Lewgoy, o diretor do projeto Genoma Colorado, Antônio Adil Souto, o conselheiro João Antônio Costa. Após manifestações emocionadas de vereadores, discursou o presidente Vitorio Piffero, que agradeceu a homenagem e recebeu de Sebastião Melo (PMDB) um certificado da Câmara de Vereadores pelos 100 anos do Internacional e 40 anos do Gigante da Beira-Rio.
"A preocupação social faz parte do dia-a-dia colorado, nada mais justo que a Câmara homenagear o Clube do Povo nesta data", destacou o vereador João Pancinha. O Inter é mais que um clube, mostra seu valor além do futebol, sua importância para todo o crescimento da sociedade. Os vereadores lembraram suas histórias coloradas, momentos inesquecíveis, maiores ídolos, dizendo que "o Inter nasceu predestinado a ser grande, nosso nome desde já anunciava o que seríamos". O vereador Thiago Goulart declamou um belo poema, destacando que "a torcida colorada tem alma" e concluiu citando os versos do canto do Beira-Rio 'Nada vai nos separar'. Muitos exibiam bandeiras e vestiam suas camisas coloradas. A Sessão Solene foi aberta com o Hino Nacional e encerrada com os hinos do Rio Grande do Sul e do Internacional, o Celeiro de Ases.
O presidente colorado Vitorio Piffero agradeceu a bonita homenagem e lembrou das melhorias no Gigante como presente para o povo gaúcho, não só os colorados. "Quis o destino que eu estive nesse cargo agora, o Inter vai além de uma empresa e um clube, é uma instituição que tem hino. Nós agradecemos esta homenagem, o Internacional vai fazer a sua parte para que tenhamos aqui uma sede da Copa 2014", disse Vitorio Piffero. Sebastião Melo, presidente da Câmara de Vereadores, enfatizou a grandeza do Inter: "Os grandes ganhadores com estas modernizações do patrimônio do Internacional somos nós porto-alegrenses e visitantes. O Inter é uma de nossas riquezas e está de parabéns".