A arrancada final do Inter
Data: 02/12/2009
Em um campeonato extremamente equilibrado como o deste ano, haja vista que o título será decidido somente na última rodada, acumular vitórias na reta final foi o diferencial do Inter. O time do técnico Mário Sérgio venceu nas três últimas rodadas (contra Santos, Atlético-MG e Sport) e voltou a integrar o G-4, além de permanecer com chances de ser campeão. Se vencer a quarta partida consecutiva - contra o Santo André, no próximo domingo, no Beira-Rio - o Inter chegará aos 65 pontos, confirmando o segundo lugar e a vaga direta na Copa Libertadores da América de 2010. Para conquistar o tetracampeonato, é necessário que Flamengo seja derrotado ou empate diante do Grêmio, no Maracanã.
Quando Mário Sérgio (foto ao lado) assumiu o comando, no começo de outubro, o Inter estava na quinta posição, com 44 pontos. De lá para cá, foram disputados 10 jogos. O Inter venceu cinco, empatou três e foi derrotado duas vezes, o que representa um aproveitamento de 60 %. Desde que foi apresentado como o técnico para a reta final do Brasileirão, Mário Sérgio afirmou que seu objetivo era ajudar o Inter a ser campeão. Agora, mesmo dependendo de um resultado paralelo, o treinador segue confiante no feito. "Ter chegado à Libertadores é motivo de orgulho para o torcedor, sem dúvida. Não é fácil conquistar esta condição entre 20 times num campeonato tão concorrido. Mas meu objetivo é ser campeão. Vim com este propósito para o Inter", declarou na entrevista coletiva concedida na última terça.
Para os jogadores, a entrega total nas rodadas finais foi determinante para que o time voltasse a figurar no topo da tabela. As duas vitórias conquistadas fora de casa - contra Atlético-MG e Sport - também foram fundamentais. "Todo mundo sabia que o grupo tinha potencial para brigar pelo título. Esta confiança fez com que a gente buscasse os resultados até o final", avalia Alecsandro, artilheiro da temporada, com 27 gols.
O time também reencontrou o equilíbrio tanto no plano ofensivo como no defensivo. Nas últimas quatro partidas, marcou sete gols e sofreu apenas três. A arrancada nos derradeiros jogos do Brasileirão garantiu a classificação à Pré-Libertadores com uma rodada de antecedência. O objetivo agora é vencer o Santo André para confirmar a vaga definitiva, sem a necessidade de ter que disputar a fase preliminar. Nada mais justo para o time que esteve presente no G-4 em 35 das 37 rodadas disputadas até agora.

Inter encerra a temporada do Centenário em casa diante da sua torcida
A temporada do ano do Centenário chega ao final com números significativos. O Inter disputou 75 jogos até agora; venceu 44, empatou 14 e foi derrotado em 17. O aproveitamento é de 64,88%. Agora, o dado mais expressivo: nenhum time no planeta marcou mais gols do que o Inter em 2009. São 152 gols-pró (atualizado até o jogo contra o Sport) e 73 contra. Vale lembrar que o time colorado disputou seis competições: Gauchão, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e Brasileirão. Foi campeão do estadual, da Copa Suruga e garantiu presença na maior competição do futebol sul-americano em 2010.