Gramado do Beira-Rio passa por revitalização para 2010
Data: 29/12/2009
Um novo sistema de drenagem está sendo implantado no gramado do Beira-Rio. Considerado o melhor do Brasil pelos capitães das 20 equipes que disputaram o Brasileirão 2009, o campo receberá uma modernização. O projeto, supervisionado pela vice-presidência de patrimônio do Clube, estabelece um campo seguro para a prática do futebol.
**IMAGEM**
O período é de comemorações em virtude do feriado de Natal e da virada do ano, mas no Beira-Rio o trabalho segue ocorrendo. Para que o gramado do Gigante esteja pronto para a partida de estreia do Inter no Gauchão, no próximo dia 17 de janeiro, contra o Ypiranga, a vice-presidência de patrimônio do Clube supervisiona a implantação do novo sistema de drenagem no campo principal do Complexo. A ideia é manter o padrão de alta qualidade do campo e torná-lo ainda mais seguro. O gramado foi eleito o melhor do Brasil neste ano, em uma pesquisa promovida pelo site Globoesporte.com. A enquete teve como participantes os 20 capitães das equipes que disputaram o Brasileirão 2009.
O novo projeto não estabelece que o sistema antigo seja retirado. A engenheira agrônoma, Maristela Kuhn, que está coordenando esta implantação, explica o processo. “O gramado do Beira-Rio tem 40 anos de existência e possui uma drenagem ótima. O solo arenoso, proveniente da sua proximidade com o Rio Guaíba, beneficia isso. Estamos instalando um sistema novo para auxiliar o antigo no escorrimento dá água”, afirma. Há mais de dez anos prestando serviços ao Inter, Maristela quer, antes de bonito, um campo seguro, em perfeitas condições para a prática do futebol.
Segundo ela, o sistema de drenagem antigo está muito abaixo do solo e, por isso, a revitalização passará por uma entrada de 1.800 metros de drenos superficiais, o que dará mais efetividade ao processo. “A maneira correta de introduzirmos essas paredes drenantes é pelo formato ‘espinha de peixe’(marcações a um ângulo de 45º em relação à linha central do gramado). Esta é a forma mais apropriada para um campo esportivo”, concluiu.

O sistema em formato "espinha de peixe" é o mais apropriado para campos esportivos
O que acontece nos finais de ano?
Todo final de temporada, o gramado do Beira-Rio recebe uma descompactação para afrouxar seu solo. Além disso, ocorre um nivelamento geral do campo e um replantio das áreas mais afetadas, como a zona da pequena área, onde ficam os goleiros. Por fim, há um controle de pragas para insetos, erva daninha etc.
Neste ano, em função do Show do Centenário, o processo foi adiado e está em fase de andamento. Mesmo assim, Maristela está convicta de um gramado em perfeitas condições para a estreia do Inter no Gauchão. “O campo ficará pronto no próximo dia 17 de janeiro”, assegura.