O estilo Jorge Fossati
Data: 07/01/2010
Por Alexandre Corrêa (texto)
e Alexandre Lops (fotos)
De Bento Gonçalves
Não foram necessários mais do que dois dias de treinamento para se observar as primeiras idéias do técnico Jorge Fossati de como será o Inter em campo em 2010. O treinador procura cuidar bastante da parte tática e técnica em quase todos os trabalhos. Até mesmo os trabalhos físicos contam, em sua maioria, com a presença da bola. O preparador físico Alejandro Valenzuela procura fazer exercícios físicos com a bola quase sempre.

Jorge Fossati aos poucos vai mostrando a sua forma de trabalho
No trabalho da manhã desta quinta-feira, observou-se uma das ideias do técnico uruguaio para o time em 2010. Os zagueiros fizeram trabalhos específicos de defesa com o auxiliar J.J. Rodriguez, enquanto o restante dos jogadores de linha ficou com Fossati trabalhando posicionamento, troca de passes, cruzamentos e conclusões. Em 2010, os zagueiros colorados ficaram mais posicionados atrás, enquanto os alas serão muito ofensivos. Segundo o treinador, os alas precisam não só fazer cruzamentos, mas contribuir bastante com conclusões e gols. “Não vai haver problema de adaptação neste esquema”, disse o zagueiro Bolívar. “Temos apenas que nos adaptar não saindo para o ataque pelos lados, como estávamos acostumados."
Além disso, os meias devem municiar bastante tanto no esquema 3-6-1, quanto no 3-5-2, ambos testados no trabalho tático de ontem. Fossati trabalhou bastante a troca de passes, as viradas de jogo, as jogadas de linha de fundo e os cruzamentos. Ele quer sempre que mais jogadores cheguem na área para a conclusão e não apenas o centroavante Alecsandro.

Alejandro Valenzuela (D) orienta exercício técnico com a bola
O primeiro trabalho mais forte que Fossati poderá colocar suas idéias táticas está agendado para o próximo domingo, quando o time colorado irá enfrentar, em jogo-treino, o Inter B.
Além do estilo de trabalho, Fossati demonstra ser uma pessoa de bom humor e que procura se entrosar rapidamente e que estimula as ações coletivas. Brinca com todos nos treinamentos e na concentração. Além disso, pediu que todos os jogadores sentassem em uma só mesa, como se fosse uma família, para que o entrosamento fosse cada vez maior. “O Fossati fala muito bem nosso idioma”, elogiou o zagueiro Fabiano Eller. “Nós, jogadores, gostamos de trabalhos com bola sempre. Os treinos têm sido muito bons”, disse Bolívar.
Alecsandro, de visual novo
O atacante Alecsandro decidiu raspar completamente a cabeça. O novo visual foi apresentado no treino da manhã em Bento. Alecsandro combinou com o seu irmão Richarlyson, do São Paulo, de ambos rasparem a cabeça.

Alecsandro raspou a cabeça em Bento Gonçalves
Friozinho em Bento
O calor deu lugar a um friozinho na manhã desta quinta-feira em Bento. Foi preciso que alguns agasalhos fossem distribuídos, principalmente para os dirigentes e profissionais de apoio do Clube.
Presença da Brigada Militar
Depois do vandalismo de alguns torcedores gremistas ontem, a Brigada Militar decidiu colocar dois policiais que vão acompanhar o Inter durante toda a sua estadia na Serra.