Jorge Fossati: “A mentalidade deste grupo é vencedora”
Data: 08/01/2010
De Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
De Bento Gonçalves

O treinador colorado Jorge Fossati concedeu sua primeira entrevista coletiva na pré-temporada da equipe em Bento Gonçalves, antes do treino vespertino desta sexta-feira. Confira os principais trechos:
Estratégia
"Quando eu precisar de linha de quatro na defesa, o time já estará acostumado. Mas eu gosto de jogar com três zagueiros. A tática não é o mais importante, mas sim a estratégia. Estou trabalhando com três zagueiros porque o Inter não está acostumado a jogar assim. Gosto de treinar situações de jogo. E nisso está a agressividade com que se joga também. Mas é claro que precisa ter limites."
Inter B
"Quando voltarmos para Porto Alegre, alguns jogadores do Inter B vão se juntar a nós. Estou em permanente contato com a comissão técnica do B e já conheço vários jogadores. Vamos trazê-los para ver mais de perto. O jogo-treino de domingo servirá mais para ver o Inter B. Os jogadores daqui eu vejo todos os dias. O importante é todos com o mesmo objetivo."
Resultados
"Em todos os treinos, a gente procura a mentalização, a ideia tática e paralelamente vai treinando a parte física. Resultados não se prometem. Quem promete no futebol sabe pouco de futebol. Mas sou muito otimista sobre nossas possibilidades. A expectativa é a melhor possível para todas as competições. Só prometo trabalho, honestidade e seriedade."
Elenco
"É um grupo de amigos, mas com disciplina. A mentalidade é de querer ganhar tudo com uma personalidade de vencedor. A característica principal deste time do Inter é que ele gosta de trabalhar com precisão. São jogadores disciplinados e concentrados. Com a chegada de algum jogador, pode sair um. Mas se não vier ninguém, não sai ninguém. Estamos trabalhando para agregar mais qualidade ao grupo."
Relação com os jogadores
"O grupo está aberto. Mas daqui para frente, a porta só abre para um lado: para que outros entrem. Para atleta importante sempre tem vaga. Com os jogadores, gosto de fazer amizade fora do campo. Uma amizade real. Mas dentro do campo, eu sou o treinador e eles os jogadores."
Lateral
"A lateral-direita é uma das posições que estou mais tranquilo. O Nei vai ser um jogador de primeiro nível para a gente. O Bruno Silva vai ter um bom rendimento. O Arílton também tem qualidade. O jogador que atua em somente uma posição tem menos chances que o jogador mais versátil. As variantes servem para surpreender o rival. Se tu se repetir, vai dar vantagem ao adversário. Às vezes um sistema funciona para um jogo e nao para outro. Por isso gosto de treinar variáveis."
TV Inter
Clique aqui e veja a coletiva na íntegra!