Olá, Marcos Duarte!

Inter acerta a pontaria na Serra

Data: 15/01/2010

Por Felipe Silveira (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
De Bento Gonçalves

O nono dia da pré-temporada em Bento Gonçalves foi marcado por intensos treinos de finalizações. Jorge Fossati cobrou qualidade nos chutes a gol nos dois turnos de treinos desta sexta-feira.

**IMAGEM**

A preparação do Inter na Serra Gaúcha para os desafios da temporada 2010 se encaminha para o final. O grupo colorado ainda realizará mais dois treinos e um jogo-treino - contra uma seleção de Carlos Barbosa, no domingo, às 15h, em Carlos Barbosa - antes de retornar para Porto Alegre. O nível de exigência técnica dos trabalhos aumenta neste últimos momentos em Bento Gonçalves.

No treino desta sexta, o técnico Jorge Fossati deu ênfase total à finalização dos jogadores. Os dois turnos de treinos realizados na Associação Geremia exercitaram de forma intensa os chutes a gol. Fossati acompanhou cada arremate de pertinho, exigindo empenho máximo em cada conclusão.

Pela tarde, o treinador perfilou os jogadores em quatro grupos na linha central do gramado. Dois grupos ficaram nas laterais e outros dois no meio-campo. Quem estava no meio lançava a bola para os laterais que cruzavam em seguida para o meio da área. O exercício exigia uma sincronicidade de movimentos. Além disso, a rotatividade era constante na atividade: o jogador que cruzava uma vez se deslocava automaticamente para o meio com o objetivo de tentar a conclusão na rodada seguinte. Quem estava no meio também tinha a oportunidade de cruzar.


Fossati observa o chute do volante Wilson Mathias

Mas a cobrança de Fossati era aplicada somente nos chutes a gol. "Tem que pensar alto, tem que fazer o gol", gritava o técnico. Os jogadores respondiam à inicitação com chutes eficientes de todos os estilos, colocado, paulada no ângulo e balãozinho sobre os goleiros. E por falar em goleiros, Lauro, Muriel, Willian e Rafael Copetti se desdobravam na tentativa de evitar o sucesso dos atletas de linha. Ao final do treino, após uma intensa bateria de chutes, eles estavam exaustos mas satisfeitos com o exercício. "É bom para pegar o tempo de bola, ficar cara a cara com o atacante. Isso dá ritmo", disse Willian. Muriel também reconheceu a importância do trabalho: "Serve como alicerce para encarar a temporada. Nossos reflexos são testados ao máximo. É muito válido".

Quem soltou a perna em dezenas de chutes durante a 1h30min de duração do treino também enalteceu a proposta de Fossati. "Está sendo muito bom trabalhar com o Fossati. Ele cobra muito porque sabe que o grupo tem qualidade. O fato de treinarmos com bola desde o início ajudou bastante para assimilarmos a metodologia dele. Todo mundo está muito motivado nesta pré-temporada. Não vemos a hora de jogar uma partida oficial", destacou Bolívar.

A única nota negativa do treino foi o atacante Marquinhos. O jogador voltou a sentir a lesão no tornozelo esquerdo que o afastou da primeira semana da pré-temporada. Ao pegar mal na bola em um chute, ele sentiu uma dor aguda e teve que abondonar a atividade. Imediatamente, o jogador iniciou o tratamento, mas ele será poupado dos trabalhos restantes na Serra.

Neste sábado, o Inter treinará novamente em dois turnos na Associação Geremia.

Voltar