Treino físico em alta intensidade movimenta o grupo
Data: 16/01/2010
Por Felipe Silveira (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
De Bento Gonçalves
O penúltimo dia da pré-temporada em Bento Gonçalves começou com exercícios puxados para o grupo colorado. O preparador físico Alejandro Valenzuela orientou uma bateria de intensas atividades na Associação Geremia.

O foco do treinamento da manhã deste sábado foi a resistência dos jogadores. A preparação física do Inter montou 10 diferentes estações de trabalho à beira do gramado em forma de circuito. Os atletas tinham que passar por cada um deles dando o máximo de empenho físico durante seis segundos: pulavam círculos, barras, cones e aros dispostos no chão, levantavam pesos, puxavam elásticos e arremessavam bolas gigantes para cima.
O ritmo era altíssimo, já que este era o propósito da atividade coordenada por Valenzuela. "Dêem o máximo em seis segundos, a velocidade ajuda a aumentar a resistência, melhora o rimo cardíaco", dizia o preparador físico. E todo mundo mostrou muita disposição, sem tirar o pé do acelerador.
A bola, presente desde o primeiro dia da pré-temporada, apareceu na segunda metade do treino. O técnico Jorge Fossati trabalhou a bola parada, com cruzamentos para a área. Do outro lado do gramado, parte do grupo exercitava mais chutes a gol.
Pela tarde, Fossati deve comandar um treino tático novamente no campo da Associação Geremia. Neste domingo, antes de retornar para Porto Alegre, o Inter realizará um jogo-treino contra uma seleção local em Carlos Barbosa.