Coletivo encerra a pré-temporada
Data: 19/01/2010
Um movimentado treino coletivo realizado na tarde desta terça-feira, no campo suplementar do Beira-Rio, marcou o encerramento da pré-temporada do Inter. Foram 14 dias de intensos trabalhos que começaram em Bento Gonçalves e foram complementados no Gigante. Agora, o grupo recebe folga nesta quarta e volta a treinar em dois turnos na quinta. No sábado à tarde, está previsto um jogo-treino diante do Cruzeiro-POA.
O técnico Jorge Fossati testou o time novamente no esquema 3-6-1, a exemplo do que já havia feito durante a preparação na Serra. O treinador uruguaio escalou a seguinte formação: Lauro; Índio, Bolívar e Fabiano Eller; Bruno Silva, Sandro, Guiñazu, D'Alessandro, Giuliano e Kleber; Alecsandro. Na segunda etapa do coletivo, o lateral Nei ocupou a vaga de Bruno, e mais tarde Danilo entrou no lugar de Fabiano. Os titulares venceram por 3 a 1, com gols de Alecsandro, Kleber e D’Alessandro. Taison descontou para a equipe reserva, que começou com Muriel; Nei, Sorondo, Danny Morais e Danilo Silva; Maycon, Glaydson, Wilson Mathias e Andrezinho; Thiago Humberto e Taison.

Alecsandro marcou no último coletivo da pré-temporada
O treino teve boa qualidade técnica e foi bastante movimentado. Fossati parou a atividade por diversas vezes para passar orientações acerca do posicionamento dos jogadores. O técnico uruguaio exigiu marcação sob pressão na reposição adversária durante toda a atividade. Também cobrou muito a manutenção da posse de bola. Esta, aliás, foi a grande virtude do time durante o coletivo, principalmente na segunda metade, quando teve impressionante de domínio neste quesito.
A ocupação do campo adversário proposta por Fossati também chamou a atenção. Os titulares encurralavam os reservas no campo de defesa na busca pelo gol. Em certos momentos, apenas um zagueiro permanecia atrás guardando posição. Os outros dois defensores juntavam-se aos volantes no meio-campo, sufocando a saída de bola da equipe adversária. Nem na cobrança de lateral a pressão era aliviada. “Tem que marcar em cima, até mesmo no arremesso lateral do adversário. Com a mão, ele não tem grandes alternativas, então, se estivermos bem posicionados, temos chance de desarme”, frisou Fossati na entrevista coletiva após o treino.

D'Alessandro teve boa atuação no treinamento orientado por Fossati
Os avanços dos laterais também foram bastante explorados, tanto com Bruno Silva, e depois Nei, pela direita, como com Kleber, pela esquerda. Este sempre levava perigo com qualificados cruzamentos para a área. Os meias Giuliano e D’Alessandro alternavam-se nas aproximações a Alecsandro, o homem de referência no ataque. Guiñazu e Sandro asseguravam uma eficiente cobertura no meio-campo. Até mesmo quando atacava, o time mantinha uma sólida marcação. Enfim, foi um interessante esboço do que Fossati poderá utilizar na estreia do time principal no Gauchão.
“Não vou mentir, tem várias posições em aberto ainda. Temos disputas equilibradas em diversas posições do time, não só na lateral-direita (entre Bruno Silva e Nei). Nem o esquema de jogo está definido, pois não priorizo o sistema, e sim os jogadores que estiverem em melhor situação no momento. Estamos treinando todas as possibilidades antes de jogar”, ponderou Fossati.
Atletas do Inter B poderão ser utilizados ao longo do Gauchão
Fossati não descartou a utilização de jogadores Inter B no Gauchão quando houver sobrecarga de partidas da Libertadores. O treinador utilizou como exemplo a sequência que começa no dia 11 de março, diante do Deportivo Quito, no Equador, pela segunda rodada da competição sul-americana. Três dias depois deste compromisso, o Inter tem outra partida marcada pelo estadual, diante do Veranópolis, na Serra.
A maratona de jogos prossegue no dia 18 do mesmo mês, quando a equipe colorada vai a Montevidéu enfrentar o Cerro pela terceira rodada da Libertadores. “Não tem como disputar todas as competições com um só time. Tem viagens longas, desgaste para os jogadores. Vamos aproveitar o máximoque puder do grupo principal somado a jogadores do time B em algumas situações específicas”, antecipou o técnico.
Lesionados
O atacante Edu, com um desconforto muscular, não participou do treino da tarde. O atacante Marquinhos, com uma lesão no tornozelo, apenas correu em volta do gramado, e Talles Cunha, também lesionado, foi poupado do coletivo.