Grupo principal intensifica treinos
Data: 21/01/2010
São mais de duas semanas de intensos treinos, primeiro na pré-temporada na Serra Gaúcha, e agora no Beira-Rio, onde o time colorado acerta os detalhes para o primeiro jogo oficial da temporada. A ansiedade pela estreia já toma conta dos jogadores. Todos não veem a hora de entrar em campo no clássico gaúcho da próxima quarta, no Gigante. "A ansiedade é normal. A gente sabia que seria assim, mas esta fase de preparação é fundamental. Não tem como ser diferente. Mas é claro que todo mundo está louco para jogar", revela o meia-atacante Giuliano.

Jorge Fossati conversa com D'Alessandro no treino da manhã
Até lá, a comissão técnica pretende aproveitar cada turno de trabalho para deixar o time pronto para desempenhar um bom futebol diante da torcida. Exigente, Fossati cobra total empenho dos atletas em cada atividade. O estilo do treinador uruguaio tem agradado o grupo. "Todo mundo está assimilando muito bem as orientações dele. A formatação tática que está sendo testada também é muito interessante", observa Alecsandro.
Na maioria dos trabalhos realizado até agora, o esquema 3-6-1 tem sido predominante. Alecsandro tem atuado como homem de referência no ataque. Os meias D'Alessandro e Giuliano têm a missão da fazer a aproximação ao ataque. Os laterais têm liberdade para apoiar intensamente, uma vez que os volantes Sandro e Guiñazu são verdadeiros cães de guarda na cobertura. Pode ser apenas um esboço do que Fossati pretende armar para este início de temporada, mas o time se mostrou bastante compacto nos testes realizados durante a fase preparatória.
Carga dupla de trabalhos
A exemplo de como já havia ocorrido na terça-feira, o Inter treinou em dois turnos nesta quinta. Pela manhã, os jogadores levantaram pesos e logo depois participaram de uma atividade com bola. Os atletas do meio para frente exercitaram as finalizações a gol, enquanto os zagueiros trabalharam a bola aérea defensiva.

Volantes Sandro (E) e Guiñazu no coletivo da tarde
No turno da tarde, Fossati orientou um rápido coletivo. O time sem colete teve Muriel; Bolívar, Sorondo e Danilo; Nei, Wilson Mathias, Guiñazu, Giuliano, D'Alessandro e Kleber; Alecsandro. O com colete foi formado por Lauro; Índio, Danny Morais e Eller; Bruno, Sandro, Glaydson, Andrezinho e Maycon; Thiago Humberto e Taison.
O treinamento teve uma dinâmica diferenciada. A bola ofensiva foi intensamente exercitada. Cada vez que a zaga do time com colete recuperava a bola, o goleiro da outra equipe repunha a bola em jogo para nova investida do ataque. A movimentação durou cerca de 25 minutos. A marcação na saída de bola adversária também foi muito cobrada por Fossati.
Depois, o treinador dissolveu os times e comandou um treino técnico em uma das metades do campo. Parte do grupo trabalhou a troca de passes e as finalizações. Do outro lado do gramado, os zagueiros fizeram um treino específico em uma das áreas coordenados pelos auxiliares Juan Rodriguez e Leonardo Martins.
Nesta sexta-feira, o Inter treina somente no turno da tarde.
Jogo-treino
O Inter terá mais um jogo-treino, diante do Cruzeiro de Porto Alegre, antes da estreia no Gauchão. A partida será realizada a partir das 15h do próximo sábado, no gramado principal do Beira-Rio. Se estiver chovendo, a partida será automaticamente transferida para o campo suplementar A.