Festa celebrou 20 anos da final entre Inter e Bahia
Data: 26/01/2010
Uma grande festa celebrou os 20 anos da final da Copa União, disputada entre Inter e Bahia, em 1988. Um jogo amistoso, realizado no último dia 13 de dezembro, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reuniu jogadores dos dois times. A confraternização foi organizada por Zé Carlos, ex-atleta de Bahia e Inter. Ele atuou pelos dois times no amistoso, em cada um dos tempos, mostrando seu amor por ambos os clubes.

Finalistas de 1988, Inter e Bahia fizeram amistoso no final de 2009
Mas não foi só a partida que mexeu com as lebranças dos ex-atletas. Tudo que envolveu o evento - a coletiva de imprensa, a concentração no hotel, o voo até a capital baiana - tocaram fundo nas emoções dos particpantes da celebração. Uma sessão de autógrafos no Salvador Shopping, que contou com a exposição dos principais troféus conquistados pelo Inter, além da taça do principal título do Bahia, abrilhantaram o evento.

Reencontro histórico do time que disputou a final de 1988
O vice-presidente de Comunicação Social do Inter, Gelson Pires, acompanhou de perto tudo que cercou o espetáculo. Ele distribuiu lembranças do Clube entre os ex-jogadores e voltou para Porto Alegre com muitas histórias para contar. Além dos ex-jogadores, a festa também contou com a presença de artistas locais e do pugilista Acelino de Freitas, o Popó, que inclusive jogou no time do Inter no lugar do artilheiro Nilson, que lesionado, não pôde participar da confraternização.
"Foi uma festa linda, que tocou o coração de todo mundo. Os jogadores sentiram orgulho ao vestir novamente a camisa do Inter. No final do jogo, quando disse que eles poderiam ficar com o uniforme (fardamento oficial doado pelo Clube), muitos choraram de emoção", lembra Gelson.

Gelson Pires (E) posa para foto com Popó, devidamente fardado com a camisa do Inter
O amistoso acabou empatado em 1 a 1. Casermiro abriu o placar para o Inter, mas Zé Carlos igualou para o Bahia. Em 1988, o Bahia venceu o primeiro jogo por 2 a 1 na Fonte Nova, com dois gols de Bobô, e ficou com o título naciona após empatar sem gols no Beira-Rio. Confira os jogadores que participaram da reedição em 2009:
Internacional: Ademir Maria, César Silva, Nenê, Dacrosse, Norton, Casemiro, Luis Carlos Martins, Edu Lima, Maurcício, Heider e Popô.
Bahia: Ronaldo, Tarantini, Newmar, Pereira, Paulo Robson, Paulo Martins, Marquinhos, Zé Carlos, Charles, Bobô e Osmar.

Paulo Martins (E) e Maurício em ação no Estádio de Pituaçu

Festa em Salvador reuniu personalidades de Inter e Bahia

Gelson Pires acompanhou toda a mobilização para a reedição da final de 1988