A palavra do grupo principal no seminário da base
Data: 01/03/2010
Por Marcos Bertoncello
A experiência dos profissionais do grupo principal do Inter marcou presença no seminário interno das categorias de base coloradas. O técnico Jorge Fossati, acompanhado de seu preparador físico, Alejandro Valenzuela, e os coordenadores da preparação física, Elio Carravetta e Fabio Mahseredjian, palestraram sobre a importância da formação de jogadores e buscaram passar seus conhecimentos para realizar um bom trabalho em uma temporada no futebol, englobando planejamentos e estratégias para atingir as metas do ano.

Fabio Mahseredjian trouxe sua experiência da Seleção Brasileira
Preparação física
Elio Carravetta inicou a conversa com os presentes destacando as obrigações das categorias de base em "selecionar" os jogadores capazes de ascender no clube. Como exemplo, Carravetta lembrou Alexandre Pato, que teve a mentalidade e o potencial trabalhados antes de integrar o grupo principal do Inter. "Deve-se fomentar o crescimento do jogador em cada categoria para motivá-lo a crescer sempre", receitou. A formação de uma eqipe competitiva e com condições de conquistar títulos é o grande desafio das categorias de base. "Tem que entender a relação das áreas técnicas, táticas, físicas e médicas de um grupo para construir um planejamento vencedor", concluiu.
Logo em seguida foi a vez de Fabio Mahseredjian palestrar. "O futebol não é ciência, mas pode melhorar o nível do futebol", citou. Mahseredjian prega que não pode-se começar o ano sem um planejamento; o calendário de competições da temporada. Saber das dificuldades que o profissional vai enfrentar. "É complicado elaborar um sistema para buscar a evolução. O futebol é dinâmico, não tem periodização", afirmou. O preparador físico utilizou sua experiência da Seleção Brasileira e do São Paulo para destacar a importância do grupo. "O determinante para a conquista é ter matéria prima (jogador) e uma comissão técnica disciplinar", finalizou.
A opinião de Jorge Fossati
Jorge Fossati prestigiou o seminário e começou seu discurso destacando a evolução das categorias de base. "Tomara que possamos continuar com essas reunião e manter o crescimento desta parte do clube tão importante. Que essa seja a primeira de muitas", disse. Fossati garante que o clube deve ajudar na formação integral do jogador e da pessoa, não podendo esquecer da imporância da educação.

Jorge Fossati discursa aos presentes no evento
"Semana a semana temos que pensar em crescer. É errado pensar que venceu está tudo bem e perdeu está tudo mal. Não dá para se prender aos resultados somente, principalmente nas categorias de base", avaliou. O técnico colorado pregou que deve-se trabalhar os fundamentos táticos, técnicos, mas também a parte psíquica dos garotos. "Seriedade e alegria devem andar juntos. O atleta tem que estar concentrado nos treinos e nos jogos", concluiu.