Seminário abre temporada das categorias de base do Inter
Data: 01/03/2010
Por Marcos Bertoncello
Como é de costume, um seminário interno abriu a temporada de 2010 para as categorias de base do Inter. Com o objetivo de buscar a aproximação das comissõe técnicas de todas as divisões do clube, o evento foi realizado nesta segunda-feira na sede do Grêmio Náutico União, na Ilha do Pavão, em Porto Alegre.
**IMAGEM**
Pouco menos de dez minutos é o tempo que levava a barca para chegar à ilha, local do evento. A partir das 9h da manhã, os profissionais da base do Inter, comissão técnica em sua maioria, compareceram ao seminário, que contou com a abertura da palestra pelo diretor das categorias de base do clube, Bernardo Stein, quem traçou uma análise sobre o passado, presente e futuro da formação de jogadores no Internacional. Em seguida, o coordenador geral da base, Ademir Calovi Costa (foto ao lado), falou sobre as relações internas do clube, bem como o foco de todos no Inter. "Este seminário servirá como uma troca de experiências do que está acontecendo para assim fortalecer a decisão final de cada um,
auxiliando na maneira correta de agir", avaliou Costa. Ele também reforçou a ideia da metodologia de trabalho entre as comissões técnicas. Ou seja, como ocorrerá esta integração entre as divisões de base do Inter.
Jorge Macedo, também coordenador geral da base, foi o terceiro a falar. "O Inter investe cerca de R$ 10 milhões por ano em categorias de base. Por isso, existe esta cobrança pelos resultados, mais especificamente no aumento do número de revelações", iniciou o discurso. Macedo explicou a volta do Inter B em 2009, ano em que a equipe foi campeã da Copa Arthur Dalegrave. O bom resultado e rendimento propiciou a utilização do grupo para os três primeiros jogos do Gauchão 2010. "Montamos um esquema especial para o time B e comemoramos hoje as ascenções de sete jogadores para o grupo principal do técnico Jorge Fossati: Juan, Leandro Damião, Agenor, Walter, Josimar, além de Wagner Silva e Daniel que treinam junto à equipe. Jorge Macedo ainda comunicou as novas comissões técnicas de cada divisão, bem como os profissionais da base colorada. "Este ano será de muito trabalho e muita dedicação. Trouxemos profisionais de qualidade, que vivem futebol, para atingirmos nossos objetivos", projetou.
A administração na base
O gerente executivo das categorias de base do Inter, Jorge Andrade, finalizou a primeira parte do seminário (turno da manhã) com a paletra sobre a administração na área. O conceito e a noção histórica de administração foram passados. Formar atletas, ganhando títulos. Este é o objetivo que persegue as divisões de base do Internacional. Uma das metas da gerência da área citadas por Andrade é criar o 'Módulo Atleta', que reúne fichas dos jogadores colorados, contendo dados de todos eles numa rede interna para o departamento.

Gerente da base, Jorge Andrade, discorreu sobre a administração da área
Inter B
O técnico do time B do Inter, Enderson Moreira, foi o palestrante que fechou o seminário. O treinador ressaltou a importância do Inter B como na introdução dos garotos à partida de adultos, no ganho de ritmo de jogo, na utilização de destaques da equipe júnior, entre outros. Enderson aproveitou para contar sua experiência em outros clubes como o Ipatinga, de Minas Gerais, e o Atlético-PR.
Projeto para o treinamento de goleiros
O Inter terá um modelo de treinamento padrão para seus goleiros. Em conversa com o preparador de goleiro no time principal, Clemer, o clube adotará um sistema para selecionar seus 'número 1' em toda as categorias de base, ou seja, qual é o tipo de goleiro que o Inter quer. Assim, o atleta poderá chegar à equipe principal e se adequar à exigência da comissão técnica.
Novo técnico dos juniores
James Yahnke, que trabalhou no Inter em 2001, é o novo treinador dos juniores colorados. O profissional substitui Marcelo Estigarribia que esteve no clube no segundo semestre de 2009 e dsputou a Taça São Paulo de Futebol Júnior deste ano.