Olá, Marcos Duarte!

Destaque: alas com faro de gol

Data: 09/03/2010

Por Felipe Silveira

Kleber, Nei, Bruno Silva e Eltinho estão entre os goleadores do Inter na temporada

Não são só os jogadores de frente que estão fazendo gols para o Inter na temporada 2010. Dos 29 gols marcados até agora, seis foram anotados pelos alas do grupo Kleber, Nei, Bruno Silva e Eltinho. O bom aproveitamento na frente é um reflexo da postura tática preconizada pelo técnico Jorge Fossati. Para o treinador uruguaio, os alas do seu time têm a obrigação de chegar sistematicamente no ataque concluindo a gol.


Fossati é um entusiasta da participação dos alas no plano ofensivo

Ainda na pré-temporada realizada em Bento Gonçalves, a dinâmica dos treinos proposta pela comissão técnica incentivava as constantes finalizações dos jogadores desta posição. Aparecendo como elemento surpresa, eles podem decidir o jogo em um lance. É exatamente o que tem acontecido. Além da busca incessante por assistências precisas para os atacantes, os alas do Beira-Rio também estão escrevendo seus nomes entre os goleadores do Inter.


Kleber já marcou três gols em 2010, mesma marca obtida em toda a temporada passada

O bom aproveitamento começou a ser construído no empate em 1 a 1 contra o Inter de Santa Maria, pela terceira rodada da 1ª Fase do Gauchão. Daniel, lateral-direito do Inter B que acabou sendo emprestado para o Náutico, marcou o gol colorado em um chute certeiro. No jogo seguinte, contra o Juventude, foi a vez de Kleber abrir o caminho da goleada por 5 a 0. O ala-esquerdo voltaria a marcar em mais dois jogos, contra Esportivo e Santa Cruz, todos pelo Gauchão. Nos 13 jogos disputados até agora, Kleber já atingiu a mesma marca obtida durante toda a temporada 2009: três gols. "O Fossati nos dá liberdade de atacar, compondo junto aos atacantes. É uma postura mais ofensiva que tem dado certo", reconhece o camisa 6.

Fossati exige polivalência dos seus alas. É preciso marcar com eficiência e se impor no plano ofensivo. Neste sentido, Nei tem se destacado pelo lado direito com atuações equilibradas. O estilo vigoroso do jogador o ajuda a atingir este coeficiente com qualidade. Nei está sempre no encalço do adversário, mas não deixa de fazer investidas no ataque quando encontra espaço.


Nei se adaptou bem ao estilo proposto pelo técnico colorado

O desempenho do lateral na partida de estreia na Libertadores, contra o Emelec, no Beira-Rio, foi emblemático. Nei impediu o avanço dos equatorianos pelo seu lado com uma eficiente marcação, e também protagonizou as principais jogadas ofensivas do Inter. Para coroar a grande atuação, marcou um gol de placa no Beira-Rio na arrancada colorada na maior competição do continente. Nei se livrou do marcador com um rápido drible e não hesitou em arriscar o chute a gol apesar da longa distância. A bola fez uma curva e acertou o ângulo direito do goleiro do Emelec, para delírio do Gigante. O Inter empatava para depois chegar à virada com um gol de Alecsandro.

“Foi um gol importante, em um momento difícil da partida. É bom para o ala ter esta liberdade para atacar. É claro que a gente precisa da cooperação dos companheiros, principalmente da cobertura de qualidade dos nossos volantes, para chegar à frente com segurança. E ela tem sido muito bem feita pelo Sandro e Guiñazu", observa Nei.

Mas não é só quem vem tendo sequência no time titular que está mostrando oportunismo na hora de decidir na frente. Os reservas Bruno Silva e Eltinho aproveitaram bem as oportunidades que tiveram e já fizeram um gol cada. O lateral uruguaio deixou sua marca na única derrota do Inter na temporada, para o Novo Hamburgo (2 a 1), na semifinal do Gauchão.


Uruguaio Bruno Silva também marcou seu gol

Já Eltinho fez o gol da vitória sobre o São Luiz, em Ijuí, no último domingo. Na sua segunda partida com a camisa colorada, o lateral-direito contratado junto ao Avaí foi decisivo: aparou um cruzamento da direita, justamente do companheiro Bruno Silva, e chutou com força, com a perna canhota, para fazer o único gol da partida. A finalização foi precisa, com a bola passando em uma frestinha entre a trave direita e o goleiro Oliveira. Aos 22 anos, Eltinho acredita que o caminho mais curto até a titularidade pode passar por gols como esse: “Tem que arriscar. Foi um gol muito importante para mim, me deu confiança para seguir trabalhando ainda mais forte na busca por um espaço no time. Ainda quero dar muitas alegrias para o torcedor", projeta o mais novo goleador do Beira-Rio.


Eltinho marcou no seu segundo jogo pelo Inter

Voltar