Artigo sobre a falsa polêmica dos calções
Data: 11/03/2010
É ruim da cabeça ou doente dos olhos...
Roberto Siegmann
Vice-presidente de Serviços Especializados e assessor de futebol
Como diz a canção, quem não gosta de samba é ruim da cabeça ou doente do pé. No futebol, parece que a coisa não é diferente. A falta de notícia séria faz com que alguns comunicadores criem polêmicas artificiais e incompatíveis com a tradição do jornalismo gaúcho. Vejam só: em um programa de debates na Rádio Gaúcha, um comunicador, ex-presidente do Grêmio, afirmou, baseado em uma foto tirada em Quito e publicada pelo site do Inter, que a cor do nosso calção de treino é azul. Pior ainda é que outro jornalista que pretensamente defende o Internacional embarcou na canoa furada e passou a criticar a direção por ter optado por um calção desta cor.
No que diz respeito à visão alucinada do ex-presidente do Grêmio, comunicador da RBS, nada a estranhar. Ele deve estar com sérios problemas na visão ou, quem sabe, inconformado com o fato de o Internacional estar disputando a Libertadores. Ele talvez esteja aí em Porto Alegre sofrendo com os efeitos alucinógenos e imaginários da altitude de Quito. Quanto ao pretenso defensor do Inter, também nada a estranhar, pois parece que o seu papel é cair nas armadilhas que lhe são apresentadas e de imediato virar-se contra a direção do seu clube do coração.
Mas a palhaçada não terminou aí. O clicrbs deu repercussão ao assunto, gerando reação de alguns poucos torcedores. O calção é cinza e não há nenhum debilóide na direção do Internacional que aceitaria um calção azul. A questão das cores clubísticas no Rio Grande do Sul é velha e surrada. Azul é apenas a cor do nosso adversário, clube que mais vencemos na nossa história.
Resgatada a seriedade e afastada a palhaçada, o que resta para alguns é marcar uma consulta num oftalmologista e ter a certeza que na direção do Internacional não se brinca com coisa séria. Que bom que o jogo é hoje à noite para que o assunto dos brincalhões volte a ser o futebol. Aliás quem tem dúvida do que é a cor azul (e isto vale para o comunicador/dirigente e para o clicbrs) basta olhar no logotipo da empresa que trabalha.
A minha irritação não é demasiada. É na medida da irresponsabilidade daqueles que tentam por em risco o trabalho de marketing e de comunicação que é feito no nosso Clube. Não se brinca com a marca alheia, especialmente quando vale a paixão de milhões. Imaginemos que eu possa estabelecer conexões com as cores que são eleitas pelas empresas, pelas pessoas, etc. Nós trabalhamos sério para levar o campeão de tudo cada vez mais alto de uma maneira profissional.