Vem aí o novo museu do Inter
Data: 22/03/2010
Novo local de visitação do Beira-Rio estará pronto em abril
Por Bruno Pantaleoni
A definição de um museu não é igual a de uma sala de exposições, sala de troféus, memorial ou outras formas existentes de registro histórico. O museu e sua equipe de pesquisas estão sempre atrás de novos dados, sempre resgatando mais conteúdo para colocar à disposição dos visitantes e gerar a possibilidade de interatividade. Permanecendo em constante evolução, tornando cada visita uma experiência única e diferente da anterior. É com esta ideia em mente que o museu do Sport Club Internacional, através das atividades de pesquisa e manutenção e ampliação do acervo histórico, pretende ser o instrumento de resgate da história do Clube, bem como efetuar a sua devida divulgação aos sócios e público em geral.

Reprodução do projeto do museu colorado que ficará localizado ao lado da loja Inter Sport no Beira-Rio
A data de inauguração do seu museu é no dia 9 de abril. Construído em apenas um ano e meio, o setor de pesquisa histórica do Clube já vem realizando este trabalho de resgate de acervo nos últimos meses. Assim, a partir das 10h do dia 9, o museu estará aberto ao público. Colocando seus mais de 800 m² de exposição à disposição dos sócios de maneira gratuita. No dia 6 de abril, aniversário do Estádio Beira-Rio, ocorre uma cerimônia para convidados visando apresentar esta nova atração.
A experiência da visita deixará o torcedor colorado ainda mais próximo de toda a história do Clube, podendo ver taças (como a da foto ao lado, do Mundial Fifa), conquistas, as grandes equipes e curiosidades. Todo o contexto histórico do Inter em relação à história do mundo e da região estará ao alcance de todos.
Serão diversas atrações. Quem passar pelo museu poderá ver as homenagens para os mais de 4 mil jogadores que já passaram pelo time profissional do Inter. Esculturas em tamanho real dos grandes ídolos colorados. Graças à alta tecnologia investida nesta nova atração para os sócios colorados, o torcedor terá acesso a um
banco de dados que está sendo iniciado e será, pouco a pouco, completado com detalhes e informações de jogadores, dirigentes e partidas. A Tocha, uma estrutura com 36 monitores que estará apresentando imagens do clube, é uma destas atrações.
Este novo setor do clube, que certamente será um sucesso, conta também com uma arena que servirá de palco para palestras, gravação de programas com jogadores e craques do passado, contando com a participação do público. E um dos grandes destaques será um espaço que permitirá que o torcedor, literalmente, reviva a emoção de momentos importantes da história.
Para trazer todas estas atrações ao público, mais de 20 funcionários trabalham entre a restauração de objetos, manutenção, pesquisa e preparação para serem mediadores. O museu está preparado para receber grupos que desejam fazer a visita. Para isto, basta agendar o horário através do telefone.
Acesso total a todas as informações do Sport Club Internacional estarão ao alcance de todos no grande museu de alta tecnologia que o Inter está preparando. Quem for de Porto Alegre e redondezas, certamente visitará este novo espaço diversas vezes ao ano, já que existirão diferentes exposições e cada vez mais informações. E para quem estiver de passagem por Porto Alegre, o museu do Inter se tornará parada obrigatória.
A torcida também faz o museu
Existirá um setor destinado totalmente para a exposição de acervos particulares que serão reunidos através de empréstimos e doações que forem feitas pelos torcedores e sócios, o chamado “museu do torcedor”. Os interessados devem entrar em contato com o museu pelo telefone 3230 4669 ou enviar email para museu@internacional.com.br. Todos os itens que forem oferecidos, como em todo o museu, serão avaliados antes de serem expostos. A entrega de doações deve ser feita diretamente no museu.
Horário e contatos
Das 10h às 18h (em dias de jogo consulte a programação)
Telefone: 3230-4669
E-mail: museu@internacional.com.br