Banfield, o próximo inimigo na Libertadores 2010
Data: 22/04/2010
O Club Atlético Banfield foi o campeão do último torneio Apertura, no final do ano passado. Sua sede é na cidade de Lomas de Zamora. Na Libertadores deste ano, o time se classificou em segundo lugar no seu grupo, atrás apenas do Nacional, do Uruguai. Disputou seis partidas, venceu três, empatou duas e perdeu uma. Marcou 13 gols e sofreu oito.

Banfield (camisa laranja) é o atual campeão da Argentina (foto http://www.clubabanfield.com.ar/)
Na última partida da primeira fase, goleou o Deportivo Cuenca por 4 a 1. Confira a equipe que disputou esta partida: Cristian Lucchetti; Julio Barraza (Mathías Cardaccio), Jonatan Maidana, Víctor López, Santiago Ladino; Marcelo Quinteros, Federico Sardella, Walter Erviti, James Rodríguez (Mauro Dos Santos); Cristian García (Sebastián Fernández) e Rubén Ramírez. Técnico: Julio Cesar Falcioni.
O seu grupo conta com o defensor paraguaio Devaca, o meio-campista colombiano Rodriguez, o meio-campista uruguaio Cardaccio e o atacante uruguaio Sebastian Fernandez. Seu goleador na Libertadores é Rodriguez, com quatro gols.
>> Clique aqui e confira os cruzamentos das oitavas-de-final
História e curiosidades do Banfield (fonte Wikipedia)
Tudo começou na década de 1880, quando imigrantes ingleses chegaram em grande número à localidade que o clube viria homenagear carregando o seu nome, e que fica 14 quilômetros ao sul de Buenos Aires, vindo depois a fundar este clube com mais de cem anos de história, em 21 de Janeiro de 1896. No início o esporte mais importante deste clube era o críquete, mas com a chegada de Alfred John Goode à presidencia, em 1899, o Banfield priorizou o futebol como esporte principal.
Entre 1950 e 1953, o Banfield permaneceu 49 partidas sem perder, recorde do clube até os dias de hoje e um dos maiores períodos sem derrota de um clube argentino, que poucos clubes do mundo puderam ostentar.

'El Taladro' manda seus jogos no Estádio Florencio Sola
Segundo pesquisa de torcidas divulgada pela revista El Gráfico, em novembro de 1998, o Banfield tinha então, 0,3% da torcida a argentina, o que equivalia a 104 mil pessoas, mas que deve ter crescido com a grande projeção que este clube tem tido nos últimos anos, geralmente chegando entre os primeiros colocados do campeonato argentino e frequentando os diversos torneios sul-americanos, tendo sido desclassificado da Copa Sul-Americana em 2005 pelo Fluminense, mas já estando habilitado para disputar a Copa Libertadores da América em 2007, com o quarto lugar geral na temporada argentina de 2005-06 .
O Banfield foi o primeiro campeão da segunda divisão argentina, fato este que se repetiu por nove vezes, o que também o torna o maior vencedor da história da segunda divisão argentina. Já na primeira divisão sua melhor colocação foi o 1º lugar, em 2009 , sendo o Banfield, à data, o décimo-oitavo clube que mais pontuou na história da primeira divisão da primeira divisão argentina.
Pela primeira vez em sua história, o clube conquistou o Campeonato Argentino da Primeira Divisão, ao vencer o Torneo Apertura de 2009. Antes, o máximo que havia conseguido eram os vice-campeonatos de 1951 e 2005.
Os jogos do clube são disputados em seu estádio, chamado Florencio Sola, inaugurado em Outubro de 1946, com capacidade atual para 34 901 espectadores. El Taladro tem uma enorme rivalidade com o Lanús.