Olá, Marcos Duarte!

Museu do Inter: Internacional, o Clube do Povo!

Data: 27/04/2010

O Internacional é conhecido por ser o clube do povo, que aceita a todos sem diferenças e preconceitos. Não importa se você é negro, branco ou índio, alto ou baixo, magro ou gordo, pobre ou rico. Para o Inter, o importante é que você é colorado! Mas, você sabe de onde vem essa fama do clube? Então, leia com atenção.

Fundado em 1909 o Sport Club Internacional surgiu em uma época na qual o futebol era um esporte de elite, para poucos. Tanto os jogadores como a torcida eram brancos, seguindo a mentalidade da época, onde a maioria dos times do Rio Grande do Sul não tinha jogadores negros. Porém, a partir da década de 1930 o Inter começou a aceitar massivamente negros em sua equipe, sendo que o primeiro foi Dirceu Alves, ainda na década de 1920. Com isso, o Inter, que já era um dos clubes mais populares no estado, popularizou-se ainda mais; pois deixava de lado os preconceitos que existiam nos clubes de futebol e começava a contratar jogadores negros que se destacavam na Liga Nacional de Futebol Porto-Alegrense, pejorativamente chamada de Liga da Canela Preta.

Com a inserção dos jogadores negros em seu plantel, o Internacional formou seu primeiro grande time, o glorioso Rolo Compressor, que seria Hexacampeão gaúcho entre 1940 e 1945. E mais, revelaria grandes ídolos colorados e brasileiros, como Tesourinha, e popularizaria o futebol a todas as pessoas, independente de classe sócio-econômica ou cor, tornando-se assim, como está escrito e imortalizado no Gigante da Beira-Rio: A MAIOR TORCIDA DO RIO GRANDE DO SUL!

Pesquisa: Marcelo Borges

Saiba isso e muito mais visitando o Museu do Sport Club Internacional - Ruy Tedesco. O espaço funciona de terça a domingo das 10h às 18h, fechando a bilheteria às 17h30min. É importante ressaltar que a bilheteria fecha 30 minutos antes do encerramento das atividades do Museu. O valor da entrada inteira é de R$ 10,00. Crianças, idosos, estudantes e professores pagam meia entrada. Sócios em dia com o clube são isentos. O contato com Museu pode ser feito através do telefone (51) 3230-4669 ou museu@internacional.com.br.

Voltar