Olá, Marcos Duarte!

Arbitragem erra muito e Inter sofre derrota na Argentina

Data: 28/04/2010

O Internacional perdeu para o Banfield por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, na Argentina, no jogo de ida das oitavas da Libertadores. O time colorado foi prejudicado pelos erros da arbitragem: teve pênalti não marcado, expulsão injusta e gol irregular do adversário. Agora, o Inter terá que vencer por 2 a 0 no Beira-Rio, no dia 6 de maio, para seguir na competição.

O time colorado começou o jogo no Estádio Florencio Sola, na Grande Buenos Aires, no esquema 3-6-1. O técnico Jorge Fossati escalou Fabiano Eller e voltou a utilizar o sistema com três zagueiros, além de colocar Andrezinho e D'Alessandro juntos no meio-campo. Alecsandro foi o homem de referência no ataque e Walter iniciou a partida no banco de reservas.


Inter teve imposição na Argentina, mas sofreu com os erros da arbitragem (fotos/Alexandre Lops)

Com esta formatação tática, o Inter ficou bem distribuído em campo, fechando os espaços e dificultando a penetração do time adversário. O jogo começou em alto ritmo. Logo aos 50seg, Andrezinho recebeu bom passe na ponta-esquerda e chutou para defesa de Lucchetti. Aos 2min, Alecsandro matou a bola no peito e chutou por cima do gol. Aos 7min, Alecsandro soltou a pancada e a bola passou muito perto da trave esquerda.

Aos 19min, um susto. A bola foi recuada para Abbondanzeiri, que tentou sair jogando com os pés mas acabou perdendo a bola para Fernández,  que fez o passe para Ramirez. O atacante chutou para o gol vazio, porém, ele estava em posição de impedimento e o gol foi anulado. Já no lance seguinte, aos 21min, Alecsandro aproveitou o rebote no interior da pequena área e empurrou a bola para o fundo da rede, mas o o gol também foi corretamente anulado por impedimento.

Aos 24min, Abbondanzieri fez grande defesa, salvando o Inter. Após falta cobrada para a área, Victor López cabeceou e Pato defendeu no mais puro reflexo para escanteio. O Banfield cresceu na partida e passou a ameaçar mais o Inter.


Andrezinho luta contra a marcação argentina

Aos 31min, Kleber cruzou com qualidade e Andrezinho desviou no primeiro pau de cabeça, por cima do gol.  Dois minutos depois, o Banfield roubou a bola no meio-campo e armou rápida jogada que culminou com Ramirez chutando forte para boa defesa de Abbondanzieri. O Inter não deixou por menos, e aos 34min, chegou com força: Nei pegou a bola de primeira e chutou com efeito de fora da área. A bola passou perigosamente ao lado da trave direita.

O Inter chegava com perigo à frente. Aos 37min, Andrezinho foi à linha de fundo e cruzou para a área. Nei ía ao encontro da bola mas foi derrubado pelo adversário na entrada da área. Pênalti não marcado! Foi o primeiro erro grotesco da arbitragem na partida. Mas o segundo tempo reservava ainda mais dificuldades para o Inter.

Logo a 1min da etapa final, James Rodriguez aproveitou cruzamento da direita na segunda trave e abriu o placar para o Banfield. Mas o Inter não se abateu, e aos 4min Kleber empatou com um gol de placa. O lateral pegou de primeira a bola afastada pela zaga e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Lucchetti. O chute da entrada da área teve muito efeito, um golaço! Foi o sétimo gol de Kleber com a camisa do Inter.

O time da casa por pouco não ficou novamente em vantagem aos 7min. Rodriguez deu uma paulada frontal ao gol colorado e Abbondanzieri espalmou para frente, fazendo providencial defesa. Aos 9min, Rodriguez, novamente, chutou com perigo e a bola passou raspando a trave esquerda.


Abbondanzieri fez boas defesas no primeiro jogo das oitavas-de-final

A arbitragem voltou a atacar aos 11min, quando Kleber foi injustamente expulso. O lateral pisou acidentalmente em Erviti após uma dividida, mas o juiz Jorge Larrionda, influenciado pelo auxiliar Pablo Fandiño, aplicou o cartão vemelho. Na cobrança da falta, a bola foi cruzada para a área do Inter e Ramirez chutou em cima de Abbondanzieri. A bola foi rebatida pelo goleiro e voltou para o próprio Ramirez, que fez o passe para Battión. Em posição ilegal, o volante marcou o gol, que foi absurdamente validado pelo auxliar Pablo Fandiño. Logo depois, uma pedra arremessada por um torcedor acabou atingindo a cabeça do técnico Jorge Fossati. Por sorte, ele nada sofreu, e após paralisação a partida foi reiniciada.

Aos 23min, Quinteros chutou com perigo por cima do gol colorado. Aos 32min, D'Alessandro cobrou falta e Lucchetti salvou o Banfield. O goleiro espalmou a bola para o lado e quase que Sorondo chegou a tempo para aproveitar o rebote. Aos 33min, Walter entrou no lugar de Alecsandro.

O Banfield chegou ao terceiro gol aos 35min, com Fernández. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou livre para o jogador ampliar o placar. 3 a 1. Aos 37min, Fernández chutou forte e Abbondanzieri evitou o quarto gol. Aos 38min, Barraza fez falta sobre Guiñazu e recebeu o vermelho. Ambos os times ficaram com dez jogadores em campo. Aos 43min, o atacante Everton faz sua estreia no Inter ao entrar no lugar de D'Alessandro. Taison também foi a campo no lugar de Andrezinho.

O Inter tentou diminuir a vantagem dos argentinos nos minutos finais, mas não comseguiu furar o ferrolho adversário. Tudo fica para o jogo de volta, no dia 6 de maio, no Beira-Rio, quando o time colorado terá que vencer para avançar às quartas-de-final da Libertadores. Vitória pelo escore de 2 a 0 é suficiente ao time colorado.

Antes, o Inter tem mais uma decisão. Será neste domingo, às 16h, no Olímpico, quando encara o Grêmio no segundo jogo da final do Gauchão.

"Foi lamentável a atuação do juiz. Jogamos uma boa partida mas fomos muito prejudicados pelos erros da arbitragem. Todos os lances foram decididos em favor do adversário", protestou o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.

"O segundo jogo é em casa. Com a ajuda da torcida, que vai lotar o Beira-Rio, tenho certeza que vamos reverter este resultado", projetou o presidente Vitorio Piffero.

"Temos totais condições de reverter esta situação. Contamos com o apoio do torcedor no jogo de volta", disse Bolívar.

"O resultado não diz o que a gente fez em campo. Fomos prejudicados pela arbitragem", lamentou D'Alessandro.

"A gente estava muito bem posicionado em campo, mas os episódios da arbitragem estragaram tudo. Agora vamos ter que buscar a classificação em casa", disse o técnico Jorge Fossati.

Banfield (3): Lucchetti;  Barraza, Víctor López, Maidana e Ladino; Quinteros, Battión, Erviti, James Rodríguez (Mauro dos Santos); Fernández (Sardella) e Ramírez. Técnico: Julio César Falcioni.

Internacional (1): Abbondanzieri; Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller; Nei, Sandro, Guiñazu, D’Alessandro (Everton) e Andrezinho (Taison) e Kleber; Alecsandro (Walter). Técnico: Jorge Fossati.

Gols: Rodriguez (B), a 1min do segundo tempo, Kleber (I), aos 4min do segundo tempo, Battión (B), aos 13min do segundo tempo, Fernandez, aos 35min do segundo tempo.

Amarelos: Barraza, Fernández (B); Alecsandro, Guiñazu, Fabiano Eller (I); Expulsões: Kleber (I) e Barraza (B).

Arbitragem: Jorge Larrionda, auxiliado por Pablo Fandiño e Maurício Espinosa (trio uruguaio).

Local: Estádio Florencio Sola, Grande Buenos Aires.

Voltar