Show do Internacional no 20º Encontro do Esporte
Data: 17/05/2010
Evento na Sogipa reuniu cerca de mil pessoas na noite desta segunda-feira
Por Marcos Bertoncello (texto e fotos)
>> Veja todas as imagens do 20º Encontro do Esporte
Relembrar a história do futebol brasileiro e contemplar aqueles que marcaram época pelos seus respectivos clubes. Assim foi a 20ª edição do tradicional Encontro do Esporte, realizado todo ano pelo jornalista João Bosco Vaz, que ocorreu na noite desta segunda-feira na Sogipa, em Porto Alegre.

Salão principal da Sogipa ficou lotado em evento organizado pelo jornalista João Bosco Vaz
A ideia era reunir craques do presente e do passado em uma grande festa que teve cerca de mil pessoas presentes. E o brilho do evento ficou por conta do Internacional. O salão principal da Sogipa ficou enfeitado com artigos do clube colorado. O mascote dos projetos sociais, Escurinho, fez a alegria da criançada na entrada do evento. Diversos jogadores vencedores pelo clube se reencontraram após anos sem se verem. O encontro serviu para se reformarem duplas talentosas de títulos inesquecíveis do Inter. Como é o caso do atacante Valdomiro e do goleiro Manga, bicampeões brasileiros na década de 70, que não se viam há quase 30 anos. "Estava com saudade do Manguita. Realmente foi um goleiro que nunca vi igual. Sempre fomos e seremos grandes amigos", comemora Valdomiro.
Pulando os anos, as conquistas da Libertadores da América e do Mundial Fifa em 2006 foram recordadas pelos zagueiros Fabiano Eller e Bolívar, o volante Tinga e o meia Adriano Gabiru. Alías, Tinga ficou surpreso com a presença do amigo, autor do gol contra o Barcelona que rendeu a maior das taças ao clube. "Ele (Gabiru) tá aí? Aonde?", perguntou o volante, curioso para rever o velho companheiro. Já Bolívar comentou sobre a sólida defesa ao lado de Eller naquele ano. E foi além: definiu como impecável. "Não passava nada. Estávamos afinadíssimos. Foi um momento impressionante com certeza", afirmou o "General", dando risadas ao lado do "Soldado".

Tinga e Bolívar relembraram conquista da Libertadores em 2006
Muitas fotos e autógrafos aos fãs presentes tomaram tempo dos ídolos eternos do Inter. Só depois de quase duas horas de início do Encontros do Esporte, iniciou-se as homenagens a estes jogadores que marcaram história nos clubes. O presente era o Troféu Banrisul. Segundo o organizador do evento, João Bosco Vaz, as vinte edições desde 1990 reuniram em torno de 500 ídolos do esporte.
Craques vermelhos
O ápice da celebração do evento foi presentear ídolos da história de Inter e Grêmio, além de atletas representantes de épocas de glórias ao Brasil. Pelo lado vermelho, os títulos do Campeonato Brasileiro de 1975, 76 e 79 tiveram representantes ilustres como Manga, Valdomiro, Príncipe Jajá, Figueroa, Lula, Cláudio Duarte, Escurinho, Marinho Peres, Claudio Mineiro, Benítez, Flávio Bicudo e Batista.

Valdomiro (E), Flávio Bicudo e Lula (com os troféus) receberam a homenagem pelo título brasileiro de 1976
No título da Copa do Brasil de 1992, foram homenageados Célio Silva, autor do gol de pênalti no Beira-Rio, Marquinhos e Caíco. Para a recordação da Copa Libertadores da América de 2006, Tinga e Bolívar subiram ao palco para receber a premiação. Fabiano Eller e Adriano Gabiru foram os escolhidos para celebrar o Mundial de Clubes Fifa do mesmo ano.
Outros ex-jogadores do Internacional foram saudados, como o atacante Nilson, autor dos gols na vitória colorada no Gre-Nal do Século, o goleiro Taffarel, o meia Rubén Paz, os zagueiros Márcio Santos e Aloísio, além dos atacantes Larry e Bráulio.
Estiveram ainda presentes o 2º vice-presidente do Inter, Mário Sérgio Martins, que formou a bancada do palco e entregou os troféus aos contemplados, e o secretário geral do clube, Alexandre Mussoi Moreira. O ex-presidente do Conselho Deliberativo, Oswaldo Lia Pires, também marcou presença e foi homenageado.
O homem da Copa de 1950
Um dos destaques do evento foi a presença do uruguaio Alcides Ghiggia. Ele foi autor do gol da vitória do Uruguai sobre o Brasil, na decisão da Copa de 1950, no Maracanã. O ex-jogador recebeu o presente e exibiu a bandeira de seu país.

Ghiggia foi o autor do famoso 'Maracanazo' em 1950
Colorados da Copa
Manga, Valdomiro, Márcio Santos, Taffarel e Marinho Peres se tornaram embaixadores de Porto Alegre na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Além dos troféus, eles receberam uma placa das mãos do prefeito da capital gaúcha, José Fortunati.

Manga exibe placa de embaixador e Troféu Banrisul