Colorados vão à Copa do Mundo da África do Sul
Data: 24/05/2010
Voluntários da Fifa trabalharão durante o maior evento do futebol mundial
Marcos Bertoncello (texto e fotos)
O Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 recrutou 15 mil voluntários internacionais para o maior evento esportivo do mundo, que será realizado de 11 de junho a 11 de julho de 2010, segundo divulgou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Deste número, dois colorados prometem divulgar o nome do Internacional no continente africano. Tudo já projetando a competição em 2014 no Brasil, onde o Beira-Rio será uma das sedes.

Caio de Santi (E), Renan Wagner, Damian Steppacher e Jorge Avancini
Damian Steppacher e Renan Petersen Wagner foram recebidos pelo diretor executivo de marketing do Inter, Jorge Avancini, nesta segunda-feira, no Beira-Rio. Eles foram selecionados pela Fifa e trazidos pelo conselheiro do clube, Caio de Santi, para reunirem um kit de material de divulgação do Internacional antes da viagem à África. Folders em inglês, que contam a história centenária colorada, camisetas comemorativas aos seus 101 anos e à Copa do Mundo de 2014, além de botons personalizados, são alguns destes materiais.
Steppacher conta como foi a seleção dos voluntários. “Nós fizemos as inscrições no site da Fifa em 2009 e, logo em janeiro desse ano, viajamos a São Paulo para uma entrevista. Lá nos reunimos com o cônsul político da África do Sul. Depois disso, recebemos a notícia da confirmação há um mês e já estamos prontos para esta grande experiência”, projeta. Os colorados serão gestores de rotina da Copa e ficarão na cidade de Durban, palco, por exemplo, da partida entre Brasil e Portugal, pelo Grupo D. Eles recerão uma bolsa-auxílio e alimentação gratuita.

Colorados prometem divulgar o nome do Inter na África do Sul
Wagner já foi voluntário na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e comemora a nova oportunidade, agora como uma espécie de ‘cônsul cultural’ do Inter. “Foi muito legal reviver esta experiência novamente. Confio que a troca de culturas que a Copa proporciona será de extrema utilidade para divulgarmos o Colorado”, afirma.
Ambos viajam no início do mês de junho e até já criaram um site, em que contarão seu dia-a-dia no continente africano. “Certamente faremos alguns torcedores de outros países virarem colorados e publicaremos na nossa página”, descontrai Steppacher. O nome do portal é voupracopa2010.com.br.

Durban será uma das sedes da Copa do Mundo da África e receberá Brasil x Portugal (foto: clicrbs)