Tinga, o espião do Brasil contra a Holanda
Data: 30/06/2010
Por Marcos Bertoncello
Bert van Marwijk (foto). Este é o nome do treinador da Seleção Holandesa, adversária do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, que ocorre nesta sexta-feira, às 11h (horário de Brasília). O técnico do Brasil, Dunga, enfrentará o forte time de van Marwijk, que venceu todas as suas partidas até agora. Mas o que isso tem a ver com o Inter?
O volante Tinga foi jogador do técnico holandês na sua passagem pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, entre 2006 e 2010. Se o mundo inteiro aguarda este grande confronto na sexta, para o atleta colorado não é diferente. “Vai ser um dos melhores jogos da Copa”, palpita. O convívio de Tinga com o treinador da Holanda deixou boas lembranças para o jogador; marcante, segundo ele, em sua vida profissional. “O van Marwijk foi um dos melhores treinadores com o qual já trabalhei. Ele promovia treinamentos altamente diversificados; nunca era o mesmo. E, além disso, é um amigo, pelo qual tenho um carinho muito grande. Fique feliz que, logo depois de sua saída da Alemanha, ele foi campeão com o Feyenoord da Copa da Holanda e, em seguida, assumiu a seleção do país”, relembra.
Sobre a partida entre Brasil e Holanda, Tinga alerta que a metodologia de trabalho do técnico holandês valoriza a tática defensiva de suas equipes e, ao mesmo tempo, o ataque rápido. O volante campeão da Libertadores pelo Inter não titubeou ao fazer uma avaliação do adversário brasileiro de sexta: “Na Europa, o sistema 4-2-3-1 é o que vem sendo mais utilizado, com dois volantes à frente da zaga, um meia de ligação, dois meia-atacantes pelas pontas e um centroavante. Era o mesmo esquema que ele (van Marwijk) usava no Borussia. No caso da Seleção Holandesa, o Robben e o Kuyt caiem pelos lados, o Sneijder é o armador e o van Persie é o homem fincado no ataque”.

Tinga está torcendo especialmente pelo sucesso de Dunga na Copa
Amigo Dunga
Mesmo o escancarado carinho que Tinga tem pelo treinador Bert van Marwijk, as energias positivas do jogador ficarão totalmente direcionadas para o Brasil na partida contra os holandeses. A amizade com o técnico Dunga já vem de uma longa data. “Sou brasileiro e torço pelo Brasil. Mas o meu desejo maior é pelo sucesso do Dunga, que é um cara excelente. Minha torcida é especialmente para ele”, garante.
Ex-companheiros na Copa
Vários são os jogadores na Copa do Mundo na África do Sul que são conhecidos de Tinga. Mas o destaque maior do atleta ficou por conta dos ex-companheiros paraguaios do Borussia Dortmund: Nelson Valdez e Lucas Barrios. “É muito legal vê-los lá no Mundial. Fiquei bastante feliz pelo Paraguai ter conseguido a primeira classificação, em sua história, às quartas de final”, revela.
Foto: site oficial da Bundesliga