Brasileirão: Inter goleia fora de casa
Data: 14/07/2010
Por Marcos Bertoncello
Da Redação/Porto Alegre
O Internacional reestreou no Brasileirão da melhor maneira possível: com goleada fora de casa. A equipe de Celso Roth venceu o Guarani por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela oitava rodada da competição.
**IMAGEM**
Fazia 21 anos que o Internacional não vencia o Guarani pelo Campeonato Brasileiro no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Este tabu já não existe mais. A equipe colorada aplicou 3 a 0 no time paulista na noite desta quarta-feira, pela oitava rodada da competição. Sandro, Alecsandro e Taison marcaram os gols do segundo triunfo do Inter fora de casa. A equipe agora ocupa a 11ª posição do Brasileirão com dez pontos, dois atrás da zona de classificação à Copa Libertadores da América.
O próximo adversário é o Ceará, neste domingo, às 16h, no Beira-Rio, quando a equipe volta a se encontrar com sua torcida. Os ingressos já estão à venda: Clique aqui!

Taison fechou a goleada contra o Guarani nesta quarta-feira
O jogo
Partida de muitas finalizações, em virtude do campo molhado, e de alta intensidade ofensiva? Nem uma e nem outra hipótese. O primeiro tempo de Guarani e Inter, no Brinco de Ouro, foi truncado, ainda mais nos minutos iniciais. Ambas as equipes ocasionaram perigo às defesas adversárias somente em cruzamentos para a grande área. Como no caso de Nei, que aos 11min, esticou a bola para Giuliano sair cara a cara com o goleiro Douglas. Fabão teve que se antecipar para afastar o perigo.
Do lado paulista, o time da casa até chegou a pôr a bola dentro do gol do Inter, mas de maneira irregular. Aos 8min, Baiano limpou a jogada e disparou o chute. No meio do caminho, Mazola desviou a bola, que entrou na meta colorada. Porém, a posição do atacante era irregular, bem vista pelo auxiliar. O Guarani ainda conseguiu uma finalização do centroavante Ricardo Xavier para fora, à esquerda de Abbondanzieri.
E ficou nisso. O jogo ficou marcado pelos cartões amarelos mostrados pelo árbitro Evandro Rogério Roman: três para o Inter e dois para o Bugre. O técnico Celso Roth ainda foi obrigado a sacar Wilson Matias, pendurado, para colocar Glaydson. Os jogadores do Guarani pressionavam o juiz pelo segundo cartão a Wilson Matias, ou seja, sua expulsão. Qualquer falta ou lance de dividida, os paulistas reclamavam, tentando induzir o árbitro. Roth, atento, o retirou para evitar esta situação. Final de primeiro tempo e nada de gols.
Segundo tempo bem diferente
O Internacional voltou modificado para a etapa final, mas não foi nos nomes dos onze titulares e, sim, na postura. O time de Celso Roth impôs seu ritmo de jogo, empurrando o Guarani para o seu sistema defensivo. Logo aos 6min, Sandro avançou pela direita e cruzou. Por muito pouco, Alecsandro não alcançou a bola de cabeça. Dois minutos depois, novamente o volante Sandro apareceu finalizando para grande defesa do goleiro Douglas. Aos 11, Giuliano fez grande jogada pela direita e cruzou para a área. Alecsandro se atirou no carrinho para tentar pôr a bola nas redes, mas ela acabou passando. Era um indício do que estava por vir.
Enfim, o gol
Sandro foi o encarregado de abrir o placar para o Inter. Depois de uma tentativa, na segunda, o volante colorado balançou as redes do Guarani. Aos 13min, Giuliano fez belo passe para Kleber no lado esquerdo. O lateral dividiu com a zaga do Bugre e a bola sobrou para Sandro bater forte de pé esquerdo no ângulo do goleiro Douglas. Belo gol! 1 a 0 Inter.

Sandro (8) comemora seu gol que iniciou a goleada do Inter contra o Guarani
Domínio colorado
Giuliano deu lugar a Andrezinho e o predomínio do Internacional na partida continuou. O meia teve até uma oportunidade para marcar. Aos 22min, Taison fez belo passe para ele, que saiu na frente do goleiro, quando tentou encobri-lo. Douglas conseguiu cutucar para escanteio. O segundo gol não demorou a sair. Após grande contra-ataque do Inter, justamente Andrezinho, aos 26min, chutou para a defesa do goleiro paulista. No rebote, bem posicionado, Alecsandro só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol, 2 a 0! Foi o 44º gol do artilheiro com a camiseta colorada.
A partir daí, o Inter apenas administrou o jogo; trocou passes e não deixou o Guarani sequer esboçar uma reação. Méritos do sistema defensivo colorado. Com qualidade e competência, a equipe de Celso Roth explorava bem os contra-ataques e os donos da casa se atiravam para frente. Sem resultado, uma vez que, na etapa final, Pato Abbondanzieri não fez uma defesa difícil sequer.
Mas ainda cabia mais um gol, e ele saiu no último minuto da partida. Taison foi lançado por Andrezinho, cara a cara com o goleiro, e, com tranquilidade, finalizou para as redes, tornando-se ainda mais carrasco do Guarani. O jogador, em 2009, já havia feito três gols na equipe paulista pela Copa do Brasil. Final de partida e goleada do Inter: 3 a 0.

Andrezinho entrou bem na partida e participou de dois gols do Inter
Entrevistas
"Confio que o mérito é da intertemporada. Agora é dar continuidade no trabalho. O resultado é importante para dar confiança no restante da competição", disse Bolívar
"Trabalhamos a bola no segundo tempo e por isso conseguimos este belo placar", resume Sandro.
"Marcamos bem e, na qualidade dos nossos jogadores, marcamos os gols. Isto é fruto do trabalho do Celso Roth na nossa preparação para esta volta no Brasileirão. Como falei na minha entrevista coletiva da semana passada, os gols vão sair na hora certa. Está aí a prova", lembrou Alecsandro.
"Gostei da equipe. O resultado foi justo. Fomos felizes na marcação e, no segundo tempo, acertamos para ser eficaz no ataque. Ainda não estamos como eu gostaria que estivesse. Mas aos poucos vamos acertando a equipe. O Alecsandro e o Taison foram muito bem, assim como o Andrezinho", avaliou o técnico Celso Roth.
"Fomos bem no primeiro tempo, sem arremates. Mas na etapa final, o Sandro ficou liberado e dominamos. Criamos várias chances para golear e goleamos. Acho que todo mundo fez uma boa partida", disse o vice de futebol Fernando Carvalho.
Ficha técnica
Guarani (0): Douglas, Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson e Márcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Baiano (Márcio Lúcio) e Preto (Moreno); Mazola e Ricardo Xavier (Diogo). Técnico Vágner Mancini.
Inter (3): Pato Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio (Fabiano Eller) e Kleber; Sandro, Wilson Matias (Glaydson), Giuliano (Andrezinho), D'Alessandro e Taison; Alecsandro. Técnico Celso Roth.
Gols: Sandro (I), aos 13min do segundo tempo. Alecsandro (I), aos 26min do segundo tempo. Taison (I), aos 47min do segundo tempo.
Árbitro: Evandro Rogério Roman, auxiliado por Gilson Bento Coutinho e Bruno Boschilia (trio paranaense).
Cartões amarelos: Wilson Matias (I), Sandro (I), Índio (I) e Nei (I); Márcio Careca (G) e Baiano (G).
Local: Brinco de Ouro, em Campinas