Inter empata com Atlético-GO: 1 a 1
Data: 22/08/2010
Atuando com um time reserva no primeiro jogo após a conquista da Libertadores, o Internacional empatou em 1 a 1 com o Atlético-GO, na tarde deste domingo, no Beira-Rio. Leandro Damião marcou o gol colorado na partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão.

Inter, de Andrezinho, encarou o primeiro jogo pós-título da Libertadores
Quatro dias depois de conquistar o bicampeonato da América, o Internacional voltou a campo para enfrentar o Atlético Goianense, pelo Brasileirão. Com um time reserva – vários titulares foram poupados e outros cumpriram suspensão ou estavam lesionados – o Campeão de Tudo conquistou um empate que o deixou na sétima colocação, com 21 pontos. Porém, o Inter está a três pontos do G-4 e tem um jogo a menos na tabela em virtude da transferência da partida contra o Santos, que será disputada somente em outubro.
Time sente desentrosamento
A falta de entrosamento foi um adversário à parte enfrentado pelo Inter. Tendo apenas Renan como titular, a equipe colorada encontrou dificuldades desde os primeiros minutos. Aos 5min, Robston chutou para o fundo do gol, mas o atacante estava em posição irregular e o árbitro anulou o lance. Aos 11min, Leandro Damião deu um balãozinho no marcador, passou na velocidade por outro zagueiro e chutou para boa defesa de Márcio para escanteio. Aos 15min, o lateral-esquerdo Leonardo, que fez sua estreia no Beira-Rio, fez bom cruzamento para a área, mas a zaga cortou providencialmente, pois Damião já se preparava para o cabeceio.
Jogo fechado
O Atlético-GO trocava passes no campo de ataque, mas não conseguia penetrar na área colorada. A partida seguiu truncada, com muita disputa pela bola no meio e escassas conclusões. Aos 22min, Elias chutou por cima do gol. Aos 30min, Andrezinho cobrou falta e a bola passou perto do ângulo direito. O Inter forçava na bola parada. Aos 38min, em nova falta, Andrezinho buscou o cantinho direito, mas Márcio estava atento e fez grande defesa.
Atlético-GO abre o placar
Aos 41min, a bola foi afastada pela zaga e sobrou para Victor Ferraz, que chutou de longe e acertou o canto direito de Renan: 1 a 0. O zagueiro Ronaldo Alves estava caído na área sentindo uma lesão, o que acabou atrapalhando a visão do goleiro colorado no lance.
Mudança de esquema
O Inter voltou com a mesma formação para a etapa final, porém, migrou do esquema 4-2-3-1 para o 4-2-2-2. O time promoveu uma blitz nos minutos iniciais em sucessivos escanteios. Aos 8min, Roth promoveu a primeira alteração, colocando o meia-atacante Marquinhos no lugar de Everton. Aos 13min, Andrezinho cruzou e Edu cabeceou no meio do gol para defesa de Márcio. Aos 15min, Robston chutou com perigo, à direita do gol defendido por Renan. Aos 18min, Oscar entrou no lugar de Edu.

Meia-atacante Marquinhos entrou no segundo tempo e teve boa participação
De novo Damião
Aos 21min, Leandro Damião fez o Beira-Rio soltar mais uma vez nesta semana o grito de gol. Ele aproveitou com tranquilidade o rebote dado pelo goleiro Márcio após o chute de Andrezinho e empatou a partida. Foi o sexto gol de Damião pelo time principal. Na última quarta, ele também havia marcado na decisão contra o Chivas.
Adversário assusta
Após empatar, o Inter escapou de sofrer dois gols. Aos 24min, Rodrigo Tiuí cabeceou com perigo para fora. Aos 26min, Willian chutou na saída de Renan e acertou a trave. A resposta colorada veio aos 27min, quando Andrezinho invadiu a área em velocidade e chutou por cima. Aos 33min, Oscar arriscou de longe para defesa tranquila de Márcio.
Inter pressiona, mas fica no empate
O Inter lançou-se ao ataque na busca pela virada, principalmente por meio das investidas de Oscar e Marquinhos. Mas estava difícil de passar pela marcação goiana e o placar ficou mesmo no 1 a 1. Na próxima rodada, o adversário é o Avaí, na quarta-feira (25/8), na Ressacada.
"Um jogo de muitas dificuldades. Erramos muito, mas conseguimos superar isso e empatar a partida", avaliou Leandro Damião.
"Quando você joga em um clube grande como o Inter, independente de quem jogar, a obrigação é de vencer. Valeu! Superamos a falta de entrosamento e empatamos", disse Andrezinho.
"Não dá para tirar nada de avaliação tática do jogo de hoje. Tivemos suspensões e alguns jogadores que estavam sem ritmo. O torcedor tem que entender que vamos retomar nosso caminho. Enfrentamos um time que precisava conquistar pontos, o que proporcionou muita dificuldade para nós. O Brasileirão é a nossa meta e o destaque positivo foi os garotos: Oscar, Marquinhos e Leandro Damião, que foram muito bem", falou o técnico Celso Roth.
"Foi um resultado bom pelas circunstâncias do jogo. Nosso time sentiu a falta da mecânica de jogo, pois não basta apenas treinar. Mas vamos seguir trabalhando com foco para voltar a brigar pelas primeira posições da tabela", disse o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.
Internacional (1): Renan; Bruno Silva, Ronaldo Alves (Fabiano Eller), Sorondo e Leonardo; Glaydson, Derley, Andrezinho, Edu (Oscar) e Everton (Marquinhos); Leandro Damião. Técnico: Celso Roth.
Atlético-GO (1): Márcio; Victor Ferraz, Jairo, Welton Felipe e Thiago Feltri; Pituca, Ramalho, William (Carlinhos Bala), Elias (Anaílson) e Robston; Rodrigo Tiuí (Pedro Paulo). Técnico: René Simões.
Gols: Victor Ferraz (A), aos 41 minutos do primeiro tempo. Leandro Damião (I), aos 21 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Jairo (A), Pedro Paulo (A), Welton Felipe (A) e Rodrigo Tiuí (A). Leandro Damião (I).
Público: 15.571 (13.017 pagantes). Renda: R$ R$ 200.225,00.
Arbitragem: Paulo César de Oliveira, auxiliado por Ednilson Corona e Marcio Eustaquio Santiago (trio paulista).
Local: Beira-Rio, Porto Alegre.