Inter empata sem gols com o Vitória
Data: 01/09/2010
Por Marcos Bertoncello
Redação em Porto Alegre
Desfalcado de Bolívar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Alecsandro e Guiñazu, lesionados, o Internacional empatou sem gols com o Vitória na noite desta quarta-feira, no Barradão, em Salvador, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um ponto somado fora de casa, a equipe de Celso Roth chegou aos 28 na tabela de classificação, no quarto lugar, mas poderá ser superado pelo Santos, que recebe o Avaí na Vila Belmiro, nesta quinta. O próximo desafio é contra o Grêmio Prudente neste domingo, no Beira-Rio, pela última partida do primeiro turno.
O confronto contra os baianos marcou a estreia do uniforme nº 3 do Internacional. A peça foi escolhida pela torcida colorada em enquete realizada aqui no site oficial do Clube. Foram mais de 44.696 votos para eleger a camisa branca, com uma listra vermelha que corta todo o lado esquerdo do peito.

Tinga teve duas oportunidades no primeiro tempo e por pouco não balançou as redes
Belo início do Inter
Vitória e Inter deram extremo valor à marcação nos instantes iniciais da partida. Mas quem levou a melhor neste critério de confronto foi o time colorado. Os donos da casa apenas trocavam passes próximo à área de Viáfara. Quando tentavam furar a zaga do Inter os baianos não conseguiram jogar. O sistema defensivo da equipe de Celso Roth foi impecável.
Coube então para o domínio colorado atrás se valer na frente. O Inter criou três grandes chances sequenciais e, por pouco, não abriu o placar nos primeiros dez minutos da partida. Aos 7, Kleber fez um lançamento perfeito para Tinga dentro da área. O volante finalizou por cima do gol de Viáfara. Dois minutos depois, novamente o camisa 7 do Inter levou perigo após um forte chute e grande defesa do goleiro adversário, que espalmou para a linha de fundo.
Leandro Damião também teve sua chance, mas não da melhor maneira para concluir. A bola sobrou na pequena área, pegando o centroavante desprevenido, que finalizou desequilibrado para nova defesa de Viáfara. Era uma verdadeira blitz colorada e o goleiro Renan seguia como mero espectador da partida.
A primeira chegada do time baiano não contou com a intervenção do camisa 1 do Inter. Em um contra-ataque armado por Elkson, o meia rolou a bola para Eduardo pela direita. O lateral disparou o chute e a bola explodiu nas pernas de Índio. No restante, apenas faltas de longa distância eram a arma do Vitória para chegar ao gol do Inter no primeiro tempo. Em todas elas, Renan foi soberano. **IMAGEM**
Primeiro tempo esfria no final
O time de Celso Roth, portanto, manteve sua postura durante os 45 minutos: marcou com eficiência e atacou com qualidade. Aos 37, nova oportunidade do Internacional; Rafael Sobis cobrou falta rapidamente com Giuliano e avançou pelo meio. O camisa 11 arriscou de longe e Viáfara teve que cutucar a bola com os dedos pela linha de fundo. Esta foi praticamente a última chance da primeira etapa, que terminou com placar fechado.
Vitória esboça reação
Os donos da casa, criticados por sua torcida, foram obrigados a agredir a equipe do Inter. E esta reação passou pelos pés de Júnior. O Vitória criou duas chances e todas elas armadas pelo centroavante baiano. Aos 5min, Júnior chegou pela esquerda e, mesmo marcado, finalizou para defesa segura de Renan. Um minuto depois ele mesmo trocou passes com Elkson na área e chutou de pé direito à esquerda do goleiro colorado.
O susto inicial logo foi contido pelo time do Inter, equilibrando a partida. A entrada de Derley aos 12min, além pela precaução do cartão amarelo de Wilson Matias, foi importante para barrar as ações do meio-campo adversário. O Vitória ainda chegou mais uma vez com perigo. Aos 9, Henrique foi lançado e, de frente para o gol, finalizou para grande defesa de Renan. Na sequência, a bola foi cruzada para a área e Júnior testou para fora. A partir daí, foram praticamente 20 minutos de muita movimentação no meio-campo e pouca efetividade nos ataques.
Por pouco em dois lances
O Inter conseguiu assustar o goleiro Viáfara ainda em duas oportunidades. Na primeira delas, Andrezinho, que havia substituído Giuliano, recebeu rebote de frente para o gol e concluiu aos 33 minutos. O goleiro teve que pegar em dois tempos, comprovando o perigo no lance. Depois foi a vez de Leandro Damião. Aos 41, após belo lance, Marquinhos, outra peça colocada em campo por Roth, tocou a bola para o camisa 9 do Inter chutar por cima do gol baiano. Final de partida: Vitória 0x0 Inter.
O próximo confronto será contra o Grêmio Prudente neste domingo, às 18h30, no Beira-Rio. Os ingressos já estão à venda para a última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Lote o Gigante, torcida colorada!
Declarações
"Jogar aqui é sempre difícil. Fomos bem no primeiro tempo e tivemos oportunidades, mas eles melhoraram no segundo tempo. Batalhamos muito e o resultado foi justo", disse Kleber.
"É um ponto que pode ser importante para nós. Eles cresceram no segundo tempo e acabamos não concluindo as chances criadas no primeiro. Agora é pensar no último jogo do primeiro turno dentro de casa", afirmou Renan.
"Ganhamos um ponto aqui; sem dúvidas. É difícil jogar contra o Vitória e com certeza muitas equipes perderão pontos no Barradão. Domingo termina o primeiro turno e acho que não há nada definido. Temos ainda todo um turno para tentar o título nacional", avaliou o vice de futebol Fernando Carvalho.
"O primeiro tempo foi nosso. Já no segundo, por estarem em casa, eles tiveram que sair. Sentimos um pouco até nos adaptarmos. O time foi bem e teve dificuldades normais. Não é fácil jogar aqui contra o Vitória", falou o técnico Celso Roth.
Vitória (0): Viáfara; Eduardo, Wallace, Anderson Martins e Egídio (Kléber Pereira); Vanderson, Ricardo Conceição (Adaílton), Bida e Elkson (Renan); Henrique e Júnior. Técnico: Toninho Cecílio.
Internacional (0): Renan; Nei, Sorondo, Índio e Kleber; Wilson Matias (Derley), Glaydson, Tinga (Marquinhos), Giuliano (Andrezinho) e Rafael Sobis; Leandro Damião. Técnico Celso Roth.
Arbitragem: Cleber Welington Abade, auxiliado por João Bourgalber Nobre Chaves e Herman Brumel Vani (trio paulista)
Cartões amarelos: Wallace (V), Vanderson (V) e Bida (V); Sorondo (I) e Wilson Matias(I).
Local: Estádio Barradão, em Salvador.