Curso de Gestão Esportiva é um sucesso
Data: 04/09/2010
Por Marcos Bertoncello (texto e fotos)
Lançado há mais de dois meses, o Programa de Formação em Gestão do Esporte se comprovou um sucesso. O curso, organizado pelo Internacional em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Grupo Educacional Unificado, e realizado no auditório da FECI no Gigantinho, conta com salas cheias e a certeza de que o conhecimento esportivo se tornou uma demanda fundamental no Brasil.

Em uma das manhãs de sábado, a sala do auditório da FECI está lotada para a aula sobre marketing esportivo
"O Internacional demonstra cada dia que é muito mais que um clube de futebol. Estamos em um patamar superior. Esta iniciativa entra no projeto nosso de potencializar a marca do Sport Club Internacional", ressaltou o diretor executivo de Marketing do Inter, Jorge Avancini, que é um dos professores do curso. "Entendemos que os alunos que estão aqui conosco sabem da importância desta específica formação, até porque o Brasil é o país-sede da Copa do Mundo de 2014 e o Rio de Janeiro é a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Ou seja, deve haver uma cuidadosa preparação independente da área que o profissional atue", avaliou Avancini.
Com a intenção de saber mais
O Programa de Formação está oferecendo diversas modalidades educacionais, incluindo cursos de capacitação, de atualização e de pós-graduação cujo diferencial é o forte vínculo entre teoria e prática do esporte, entre o saber científico e o conhecimento de quem faz o esporte no dia a dia. Cada etapa deste programa constitui um curso de extensão completo. Quem possui curso superior e realiza as três etapas iniciais pode fazer uma quarta, com a elaboração do trabalho de conclusão do curso, a fim de receber o título de Especialização em Gestão Profissional do Futebol.
É o caso, por exemplo, do comentarista esportivo e assessor de imprensa da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), Vinícius Sinott (foto à direita), que está cursando o programa. "Acredito que permanentemente o profissional deve estar se atualizando. Assim, no meu caso e de muitos outros jornalistas, por exemplo, os argumentos para embasar as opiniões ficam mais consistentes quando você tem ciência teórica e prática do assunto", salientou.
De olho nestas exigências e oportunidades criadas pelas competições mundiais em 2014 e 2016, bem como na necessidade das agremiações esportivas em investir na profissionalização de seus recursos humanos, o Sport Club Internacional, junto às entidades universitárias, promoveram este programa cuja aceitação é indiscutível. E para quem pensa que o público-alvo do curso são somente os homens, está totalmente enganado. "Realmente é muito bom e está atendendo a todas as minhas expectativas", admitiu Vanessa Kliemann, que se diz amante do esporte. Cristiane Lopes, por sua vez, revela que já está fazendo a pós-graduação do curso e justifica o motivo: "Acho que é um mercado abrangente que vai empregar muitos profissionais". Ambas são alunas do programa.

Vanessa Kliemann (E) e Cristiane Lopes são presenças femininas no curso do Inter
Próximos semestres
Você, que está interessado em cursar o Programa de Gestão Esportiva do Inter, fique ligado para as informações a respeito de matrículas para os próximos semestres aqui no site do Internacional. "A ideia é expandir cada vez mais. O curso está sendo muito produtivo e o Inter vai colher muitos frutos com esta ação", garante Jorge Avancini.