Olá, Marcos Duarte!

Artigo: Missão cumprida em Zurique

Data: 07/09/2010

Giovanni Luigi
Diretor de Futebol

Fui privilegiado com uma oportunidade que poucos dirigentes têm no mundo: ser recebido na sede da FIFA para tratar da participação do meu clube no Mundial de Clubes. Cheguei com o intuito de transmitir as necessidades do Internacional e aprender o máximo possível da troca de ideias com os representantes de uma das organizações mais fortes e melhor conceituadas da nossa era. Saio completamente satisfeito.

A FIFA teve a sensibilidade de modificar o seu procedimento de preparação do Mundial e, diferentemente de 2006, recebeu cada clube individualmente. Essa feliz decisão permitiu um amplo debate, tratando minuciosamente de todos os detalhes pertinentes. Fundamentalmente porque, com a presença de especialistas de cada setor (organizacional,  logístico, de competição e registro, de marketing e de comunicação), foi possível uma maior e melhor participação dos clubes no processo de aperfeiçoamento do torneio. Para citar um exemplo, iremos antecipar o recebimento da bola oficial da competição, uma versão atualizada da Jabulani, para que nossa comissão técnica tenha o mais rápido possível a possibilidade de, assim que desejar, iniciar os treinamentos com o equipamento.

Outro motivo de grande alegria nessa viagem foi perceber o quanto o Sport Club Internacional é reconhecido pelas suas conquistas. Fomos reconhecidos pelo nome pelo senhor Kato, Chefe do Departamento de Competição, quem tivemos a honra de conhecer no Japão em 2006 e reencontrar em Dubai em 2008. Além disso, todos os participantes da reunião demonstraram conhecimento da história recente do Inter, de detalhes do nosso elenco e das preferências da nossa torcida. Eles conheciam inclusive a “Camisa Vermelha” cantada com orgulho nas arquibancadas do Beira-Rio. Todo colorado deve ficar envaidecido de ter uma prova do tamanho gigante do Internacional.

Tenho que parabenizar ainda a FIFA por ter demonstrado flexibilidade no que diz respeito às questões comerciais e de marketing. Ao final do encontro, as portas ficaram abertas para que o torcedor colorado possa acompanhar em número recorde o nosso desafio em Abu Dhabi. Mais informações sobre os ingressos serão publicadas oportunamente no nosso site, assim como foram os preços das entradas.

Esforços não serão medidos para aproximar cada vez mais o torcedor colorado de tudo o que a FIFA representa. Afinal de contas, é de imensurável grandeza o fato do Sport Club Internacional ser a única equipe em condições de tornar-se bicampeã Mundial de Clubes.

Voltar