Portas abertas para a causa social
Data: 22/10/2010
Internacional realiza coquetel no Centro de Eventos para apresentar seus projetos sociais
Por Marcos Bertoncello (texto)
e Alexandre Lops (fotos)
>> Veja a galeria de imagens da festa do Inter Social
Propiciar oportunidades na formação básica; dar exemplo de solidariedade; apostar na recuperação dos jovens através do esporte; abrir as portas do Beira-Rio para receber atividades e projetos beneficentes. Enfim, um show de cidadania. O Internacional promoveu na noite desta quinta-feira, no Centro de Eventos Pres. Arthur Dallegrave, uma bela festa para apresentar à sociedade, de maneira oficial, os seus projetos sociais: Interagir, Escola Rubra, Genoma Colorado e Criança Colorada.

Presidente Vitorio Piffero em seu discurso de apresentação dos projetos sociais
O evento recebeu a presença de autoridades federais, estaduais e municipais. O presidente do Internacional, Vitorio Piffero, discursou ao público enfatizando a razão pela qual o Clube investe nesta área. "Este é um ato para mostrar e apresentar este belo trabalho que já existe há anos no Inter. Todos estão se atualizando cada vez mais e buscando sempre a causa social. É uma forma de retribuirmos o carinho e o resultado obtido com estas atividades", esclareceu.
Além de Piffero, o presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Luiz Antônio Lopes, e do Conselho Fiscal, Keller Clós, marcaram presença, assim como vice-presidentes, diretores, conselheiros, ex-presidentes e demais dirigentes do Internacional. Pelas autoridades, vieram ao evento: o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, José Heitor Goulart (representando a governadora Yeda Crusius), a primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Emílio Papaleo Zin, o presidente do Tribunal de Justiça do RS, José Aquino Flores de Camargo, o cônsul-geral da Argentina, Julio Alberto Olleta, e o presidente da Ordem dos Advogados do RS, Cláudio Lamachia. Ao todo, mais de 500 pessoas lotaram o belo e decorado Centro de Eventos no Beira-Rio.

Centro de Eventos do Beira-Rio ficou lotado com o coquetel do Inter Social
Na cerimônia, foi reproduzido o vídeo do Inter Social, o qual emocionou a todos. A festa ainda contou com o empolgante show da Banda Tributo ao Tim Maia, cujo cachê de apresentação foi destinado a entidades carentes. O restante do encontro foi de muita descontração e celebração.
Nova parceria
O coquetel também anunciou mais uma parceria dos projetos sócias do Inter: a Central Única das Favelas (CUFA). O
Clube irá emprestar sua estrutura para atividades esportivas com crianças carentes. A entidade é coordenada pelo jornalista da RBS, Manoel Soares, que também esteve no evento.
Saci renovado
Durante a cerimônia, o mascote dos projetos sociais do Inter, o macaco Escurinho, apareceu com o Saci Colorado (ambos na foto ao lado), mascote histórico do Internacional, totalmente renovado pelo departamento de marketing do Clube e pronto para juntos seguirem buscando conquistas e levarem alegria à criançada colorada.
FECI
A Fundação Escola e Cultura do Inter (FECI), a mais antiga das fundações ligadas a clubes de futebol do mundo, também recebeu destaque durante a cerimônia desta noite. A entidade construiu seu patrimônio com a ajuda dos diversos segmentos do Clube do Povo e da maior torcida do Rio Grande. “Os projetos sociais estão à altura do Internacional”, resumiu o presidente da FECI, Cesardo Vignochi.
> Confira quais são os projetos sociais
O Programa Interagir, que completou três anos em setembro, conta com oficinas de esportes, artes, informática e muito mais. Todas as atividades são realizadas dentro do ginásio Gigantinho em uma ampla estrutura montada graças às doações e aos parceiros que colaboram com o Inter. As aulas são ministradas por voluntários que gentilmente dispõem seu tempo para ajudar ao próximo. Ao todo são mais de 600 pessoas atendidas pelo Programa.
Já o Projeto Criança Colorada proporciona aos pequenos torcedores colorados a emoção de entrar no gramado do Beira-Rio ao lado dos seus ídolos. Com 10 anos de atuação e reconhecimento do Clube dos 13, o Criança Colorada projeta chegar à marca de 45 mil crianças atendidas até o fim deste ano.
A Escola Rubra, por sua vez, atende cerca de 1.500 alunos nascidos entre 2003 e 1995 com o objetivo de ensinar futebol, mas, sobretudo, de ajudar na formação da cidadania de cada um. Parte das vagas oferecidas pela Escolinha é destinada às crianças provenientes de projetos sociais.
Por fim, o Genoma Colorado, instituído em 2002, prevê a implantação de núcleos do Clube no Brasil e no exterior. Cada um deles é incentivado a formar equipes masculinas e femininas de futebol, com crianças e jovens de 3 a 16 anos, divididos por faixa etária. Além de participarem de competições regionais, os mais talentosos têm a oportunidade de fazer testes nas categorias de base do Inter. Desde o seu surgimento, o Genoma já beneficiou mais de 50 mil jovens.