Olá, Marcos Duarte!

Semana para definir as últimas vagas do Mundial FIFA

Data: 08/11/2010

Ainda existem duas vagas em aberto para o Mundial de Clubes FIFA. Os continentes africano e asiático ainda precisam definir os seus representantes. No próximo sábado (13/11), a competição entre clubes mais importante do calendário do futebol terá todos os seus participantes confirmados.

Liga dos Campeões da África: Espérance em busca de um milagre

No continente africano, a decisão ocorre em dois jogos. Na primeira partida, disputada no dia 31 de outubro passado, o TP Mazembe, da República Democrática do Congo, venceu o Espérance, da Tunísia, pelo surpreendente placar de 5 a 0. Com a goleada e a vantagem adquirida, as pretensões do Espérance de conquistar o título quase desapareceram.


Kasongo marcou na goleada sobre o Espérance na final da Liga dos Campeões da África

A equipe da Tunísia demonstrou ao longo das outras fases um futebol competitivo. Na fase de grupos, o desafiante da final estava junto no Grupo A. Em partidas de ida e volta entre as equipes, o Espérance realizou dois jogos contra o TP Mazembe. Na ocasião, uma derrota por 2 a 1 fora de casa e uma vitória por 3 a 0 em Tunis. Na classificação final, o Espérance ficou na frente dos atuais campeões da África, com 13 pontos contra 11 dos congoleses. Na semifinal, eliminou o Al-Ahly, do Egito, o maior campeão da história da competição, com seis títulos.

O TP Mazembe adquiriu esta ampla vantagem na primeira partida com gols de Ngandu Kasongo, Mohamed Bem Mansour, Kaluyituka e Singuluma, duas vezes. A situação da equipe da Tunísia se complica ainda mais se for considerado o fato de que a maior vitória na temporada do Espérance foi 3 a 0, exatamente contra o TP Mazembe.

TP Mazembe e Espérance se enfrentam no dia 13 de novembro, às 14 horas, pelo horário de Brasília, no estádio 7 de Novembro, em Rádes, na Tunísia. O campeão da Liga dos Campeões da África enfrenta o Pachuca, do México, para definir o adversário do Internacional na semifinal do Mundial.

Liga dos Campeões da Ásia: zebra iraniana quer entrar para a história

Na Ásia, em jogo único, Zob Ahan, do Irã, e Seongnam Ilhwa Chunma, da Coreia do Sul, se enfrentam no estádio Olímpico de Tóquio, no sábado (13/11), às 12 horas, pelo horário de Brasília. O Zob Ahan é tido como a zebra da grande final. Equipe de poucos títulos, apenas uma competição nacional, chega a sua primeira decisão continental. O Seongnam busca o bi da competição e tem sete títulos nacionais.


Jogadores do Zob Ahan comemoram vaga à final do torneio asiático

Portanto, os iranianos estão diante da oportunidade de conquistar a maior glória em seus 41 anos de história. A equipe chega à final após eliminar dois favoritos: nas quartas-de-final, venceu o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, atual campeão continental, e também passou pelo Al-Hilal, equipe do brasileiro Thiago Neves.

O Seongnam chega com a condição de favorito após desbancar o Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos, em duas partidas muito disputadas. Perdeu por 4 a 3 fora de casa e venceu por 1 a 0 em seu estádio.


Estádio Olímpico de Tóquio receberá a final da Liga dos Campeões da Ásia neste sábado

Voltar