Colorados às urnas para decidir o futuro do Inter
Data: 09/11/2010
Com mais de 47 mil sócios aptos a votar, o Internacional fará neste ano a maior eleição de um clube de futebol das Américas. É a hora dos associados fazerem valer a conquista do direito de voto. Isso porque, além de realizar a votação tradicional no ginásio Gigantinho, no dia 4 de dezembro, o Clube proporcionará o voto por correspondência a todos que têm condições de votar, conforme o regulamento eleitoral. Serão eleitos 50% do Conselho Deliberativo, o presidente, o 1º vice-presidente e o 2º vice-presidente do Clube.
A mobilização para o Mundial de Clubes FIFA passa por este importante compromisso! Este é o maior desafio da torcida colorada: fazer valer o direito de voto! Não fique de fora deste momento histórico!
> Confira as chapas que concorrerão no 2º turno da eleição presidencial
> Confiras as chapas inscritas para o Conselho Deliberativo
> Site especial sobre as Eleições 2010
Voto por correspondência
Sócios em todo o país poderão eleger a nova diretoria do Internacional
Os sócios vão receber em casa, a partir do dia 12 de novembro, uma carta com todas as informações necessárias para o voto por correspondência. O envelope conterá as instruções de voto, nominata das chapas, a cédula eleitoral, uma senha pessoal e intransferível e as orientações para o reenvio. Com a senha em mãos o torcedor acessará o site www.internacional.com.br/eleicoes e informará sua identificação de sócio, seguida da senha.
Importante: deposite sua carta-resposta contendo o voto em uma agência dos Correios ou em um Centro de Distribuição Domiciliar. NÃO coloque em caixas coletoras localizadas nas ruas. O prazo máximo para entrega da Carta Resposta é dia 24 de novembro.
Confira os passo a passo da votação:
1 – abrir a correspondência e ler as instruções;
2 – identificar o código de desbloqueio;
3 – caso deseje votar por correspondência, com o código de desbloqueio em mãos, acesse o site www.internacional.com.br/eleicoes ou o Portal de Voz informado na carta para fazer o desbloqueio desse tipo de voto; se preferir o voto presencial, rasgue a carta e faça o descarte apropriado;
4 – na cédula em anexo, efetue o seu voto para presidente (caso necessário) e para uma das chapas do conselho;
5 – cole a cédula conforme as instruções;
6 – coloque na carta-resposta (já paga pelo Internacional);
7 – cole a carta-resposta conforme as instruções;
8 – Importante: deposite sua carta-resposta contendo o voto em uma agência dos Correios ou em um centro de distribuição domiciliar. NÃO coloque em coletoras lozalizadas nas ruas.

Prazo
Para garantir o voto por correspondência o sócio deve ficar atento ao prazo de envio da carta-resposta contendo sua votação. Apenas serão computados os votos que chegarem à agência central dos Correios de Porto Alegre até as 17h do dia 1º de dezembro.
Portanto, o presidente da comissão eleitoral recomenda que a correspondência seja postada tão logo o sócio receba a carta e faça a escolha de sua chapa de preferência. A comissão eleitoral aconselha que a carta-resposta seja colocada nos Correios até o dia 24 de novembro.
De acordo com o regulamento eleitoral, nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2010 será disponibilizada no site de eleições a consulta dos sócios cujos votos por correspondência foram recebidos no prazo estipulado. Aquele que optou por esse tipo de voto, mas não teve seu nome publicado no site, ainda poderá votar, porém na forma tradicional, ou seja, presencial, no ginásio Gigantinho.
A expectativa é que pelo menos 20 mil sócios votem pelo novo método.
Tipos de voto
Voto presencial: ocorre no dia 4 de dezembro de 2010, sábado, das 9h às 17h no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre;
Voto por correspondência: as instruções vão ser enviadas pela carta que servirá como cédula eleitoral. É muito seguro, mas é preciso ter cuidado para a integridade do sigilo do eleitor. Quando a correspondência voltar ao clube será destacado o nome do eleitor e depositado o voto lacrado na urna transparente, garantindo o total sigilo do voto.
Voto branco: aquele em que o eleitor não indicou absolutamente nada na cédula, devolvendo-a em branco. Esse voto é computado no coeficiente eleitoral.
Voto nulo: são os votos nos quais os sócios indicam qualquer coisa na cédula, seja mais de uma opção de chapa ou qualquer tipo de expressão escrita na cédula. Esses votos não são computados.