Inter surpreendido pelo Avaí no Beira-Rio
Data: 14/11/2010
O Internacional foi derrotado por 3 a 2 pelo Avaí, na tarde deste domingo, no Beira-Rio, em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão. O time colorado acabou o primeiro tempo perdendo por 2 a 0, mas chegou ao empate na etapa final. Lutando para escapar do rebaixamento, o Avaí conseguiu marcar o terceiro gol e conquistou a importante vitória.
O resultado deixa o Inter na oitava colocação, com 51 pontos. Agora restam três jogos no campeonato nacional: Botafogo (fora), Vitória (casa) e Grêmio Prudente (fora). Depois, o time embarca para Abu Dhabi, onde buscará o bicampeonato mundial a partir do dia 14 de dezembro.

D'Alessandro lutou muito, mas Inter não coseguiu superar o Avaí
Gol relâmpago
O jogo recém havia iniciado. Logo aos 15seg, o Avaí trocou passes em velocidade até chegar à área colorada, onde Patric recebeu para chutar no ângulo direito de Lauro: 1 a 0.
Pressão pelo empate
O Inter não se abateu com o surpreendente gol. Colocou a bola no chão e passou a criar boas jogadas na busca pelo empate. Aos 11min, Giuliano arriscou de fora da área e a bola passou ao lado do gol. O Avaí respondeu aos 15min, em um chute de Caio que saiu pela linha de fundo. Aos 19min, após escanteio, Alecsandro desviou de cabeça para defesa salvadora do goleiro Zé Carlos. Aos 20min, foi a vez de Índio cabecear para nova defesa de Zé Carlos. O Inter quase empatava em dois lances seguidos. Aos 22min, D’Alessandro cobrou falta e o goleiro ficou com a bola.
Adversário perigoso
O Inter trocava passes no campo de ataque, enquanto que o Avaí se fechava com praticamente todo o time atrás da linha da bola. Quando tinha a posse, o time catarinense também chegava com força na frente. Aos 31min, Patric chutou ao lado do gol defendido por Lauro. Aos 35min, Émerson cabeceou para fora após a bola ser alçada para a área do Inter em uma cobrança de falta. Aos 38min, Batista recebeu grande passe de Eltinho e ampliou para o Avaí em um forte chute que ainda desviou na zaga antes de entrar. 2 a 0.
Aos 41min, Kleber percebeu que o goleiro estava adiantado e arriscou da intermediária, mas Zé Carlos conseguiu espalmar para escanteio.

Kleber em ação contra o time de Florianópolis no Beira-Rio
Modificação no ataque
Para o segundo tempo, o técnico Celso Roth promoveu a entrada de Leandro Damião no lugar de Alecsandro. Aos 6min, Damião sofreu uma ‘cama de gato’ no interior da área, mas o árbitro nada marcou. Aos 7min, Giuliano aproveitou um rebote na entrada da área e chutou rasteiro. A bola passou muito próxima à trave esquerda.
Aos 9min, Damião recebeu lançamento de Rafael Sobis e tocou com muita qualidade na saída do goleiro para descontar para o Inter. 2 a 1. Foi o sétimo gol do centroavante no Brasileirão e o 12º com a camisa colorada. Na comemoração, como é de praxe, ele homenageou o pai simulando um bigode no rosto.
Aos 10min, Lauro fez grande defesa após chute à queima-roupa do atacante adversário. No rebote, Guiñazu salvou quase em cima da linha do gol com um chute para o lado. Aos 11min, Guiñazu apareceu no ataque para chutar com perigo sobre o travessão.
Inter chega ao empate
Aos 14min, D’Alessandro e Giuliano fizeram boa troca de passes até que a bola sobrou para Rafael Sobis na área. Com muita categoria, ele chutou no ângulo direito de Zé Carlos. Foi um golaço do atacante! O Inter empatava o jogo: 2 a 2. Foi o terceiro gol de Sobis no seu retorno ao Beira-Rio.
Avaí faz 3 a 2
A partida ficou franca, com os dois times buscando o gol. Aos 16min, Eltinho cobrou falta e a bola bateu no travessão, mas Lauro havia saltado bem e estava em cima do lance. No lance seguinte, Robinho colocou o Avaí novamente em vantagem: Caio cruzou para o atacante, que, livre de marcação, só teve o trabalho de testar para o fundo do gol. 3 a 2.
O jogo seguiu em altíssimo ritmo. Aos 19min, Wilson Matias cabeceou e Eltinho salvou em cima da linha. Por pouco o Inter não empatou novamente. Aos 20min, Rafael Sobis cabeceou ao lado esquerdo do gol, com muito perigo. Aos 27min, D’Alessandro cobrou falta com qualidade e Zé Carlos teve que se esticar todo para evitar o gol. Um minuto depois, Sobis invadiu a área pela esquerda e tentou o passe para Damião. Porém, o bandeirinha sinalizou impedimento.
Aos 33min, Andrezinho entrou no lugar de Nei para reforçar o setor ofensivo. Aos 35min, Sobis foi derrubado na área, mas o árbitro não marcou o pênalti. O Inter rondou a área catarinense até os minutos finais, mas não conseguiu marcar o gol de empate. Na próxima rodada, no dia 21 de novembro, o adversário é o Botafogo, no Engenhão.
"O grupo sabe da qualidade que tem o objetivo que quer alcançar no final do ano. Hoje não conseguimos um bom resultado, mas vamos seguir trabalhando com seriedade para o próximo jogo", disse Bolívar.
“Estamos em uma fase de readaptação. Na última semana treinamos forte já visando ao Mundial, quando podemos colocar em prática algumas idéias. Hoje conseguimos reagir, mas logo em seguida sofremos o terceiro gol. De qualquer forma tivemos um bom volume de jogo”, avaliou Rafael Sobis.
"Obviamente que a gente não quer perder. Haviamos planejado fazer um jogo firme, mas acabamos surpreendidos logo no começo da partida. Mas isso não altera em nada o nosso objetivo. Vamos seguir procurando evoluir para o Mundial", afirmou o técnico Celso Roth.
Internacional (2): Lauro; Nei (Andrezinho), Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias (Glaydson), Guiñazu, Giuliano, D’Alessandro e Rafael Sobis; Alecsandro (Leandro Damião). Técnico: Celso Roth.
Avaí (3): Zé Carlos, Patric, Émerson Nunes, Émerson e Eltinho; Diogo Orlando, Rudnei (Jeferson), Caio e Batista; Robinho (Daniel Tiago) e Vandinho (Marcelinho). Técnico: Vagner Benazzi.
Gols: Patric (A), aos 15seg do primeiro tempo, Batista (A), aos 38min do primeiro tempo, Leandro Damião (I), aos 9min do segundo tempo, Rafael Sobis (I), aos 14min do segundo tempo, Robinho (A), aos 17min do segundo tempo.
Cartões amarelos: D’Alessandro, Guiñazu, Andrezinho (I); Robinho, Eltinho (A).
Público: 12.690 (10.374 pagantes). Renda: R$ 187.510,00.
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa/RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Ednilson Corona (Fifa/SP).
Local: Beira-Rio, Porto Alegre.