Olá, Marcos Duarte!

Que ano de 2010 para a base!

Data: 30/12/2010

Não importam as idades: a garotada do Inter mostrou porque é a melhor do Brasil

Por Marcos Bertoncello (matéria reproduzida da Revista do Inter nº 59)

Campeão é uma palavra que não para de rondar o Beira-Rio, mas o ano de 2010 foi especial para a melhor categoria de base do Brasil. Levando em conta somente as categorias infantil, juvenil, júnior e Inter B, o Clube trouxe, ao todo, dez títulos na temporada, comprovando o correto investimento nas divisões menores que, desde 2002, já contabilizam mais de 150 taças conquistadas.

Relembre algumas conquistas marcantes da gurizada do Inter neste ano:

Inter B com cara de A

Brasileirão Sub-23

O time B do Internacional conquistou o título da primeira edição do Campeonato Brasileiro Sub-23 no mês de novembro. O time treinado por Enderson Moreira realizou uma campanha impecável no torneio nacional, com 100% de aproveitamento: venceu os sete jogos, marcou 18 gols e sofreu apenas dois.


Com campanha incontestável, time B conquistou a primeira edição do torneio

A conquista veio com uma goleada na final contra o Corinthians por 3 a 0. Em uma atuação de luxo, o time colorado balançou as redes com Oscar, Marquinhos e Eduardo Sasha. O capitão Guto, que terminou como artilheiro da competição, com sete gols, ergueu a taça e comandou a comemoração.

Copa Ênio Costamilan

O Inter B despachou o Cerâmica na decisão e também faturou o segundo título seguido da Copa Ênio Costamilan, em novembro. A equipe colorada, treinada por Enderson Moreira, goleou o time de Gravataí por 3 a 0 na final e levou a taça da competição. Ytalo, duas vezes, e Romário fizeram os gols da goleada.


Guto ergue o troféu do bicampeonato com o grupo de jogadores

A primeira conquista veio justamente ano passado, quando o próprio Ytalo foi o nome da decisão, marcando os gols no Beira-Rio e fora de casa. Contra o Cerâmica, ele novamente marcou duas vezes. O Inter B encerrou a Copinha com 12 vitórias, três empates e três derrotas. A equipe balançou as redes 33 vezes e levou 18 gols.

Juniores faturam dois títulos inéditos

Punta Cup

O Internacional faturou pela primeira vez o título da Punta Cup 2010 em abril deste ano. A equipe, comandada por James Freitas, goleou o Nacional, do Uruguai, na decisão, por 4 a 1 no Estádio Campus Municipal. Romário (3) e Giovâni marcaram os gols colorados que renderam a taça de campeão.


Juniores faturaram título inédito da Punta Cup

Foi uma campanha irretocável dos juniores do Inter: venceram todos seus jogos na competição, contabilizando 100% de aproveitamento. O time anotou 23 gols e sofreu somente cinco. Além de ser o título inédito da Punta Cup para o Internacional, foi a primeira vez que uma equipe gaúcha venceu o torneio.

Copa FGF Sub-19

Os juniores colorados ainda faturaram o título da Copa FGF Sub-19 ao bater o Igrejinha por 1 a 0 no campo suplementar do Gigante. O atacante Samuel foi o nome do gol que rendeu o título ao Inter. Na primeira partida, a equipe de James Freitas também havia vencido, só que por 2 a 0. O Colorado encerrou a competição com 73% de aproveitamento: foram 9 vitórias, quatro empates e somente uma derrota; 28 gols marcados e seis sofridos.


Equipe Sub-19 mostrou competência para se sagrar campeã

O troféu da competição foi entregue pelo ídolo eterno do Inter, Bráulio, craque colorado na década de 70, conhecido como o 'Garoto de Ouro'. O capitão Tinga recebeu a taça e fez a festa com o restante do grupo.

Juvenis e as três taças

Copa Santiago

O Inter foi campeão da Copa Santiago de Futebol Juvenil pela nona vez no mês de janeiro. Com uma campanha irretocável e invicta, a equipe colorada bateu o Gama por 2 a 1 na final disputada no Estádio Alceu Carvalho. Giovâni abriu o placar para o Inter. Na etapa final, Daniel empatou para o Gama, mas o zagueiro Romário, após cobrança de escanteio, deu números finais ao jogo.

A campanha colorada teve sete vitórias e um empate, com 25 gols marcados e dez sofridos. O Internacional é o maior vencedor da Copa Santiago: 1990, 92, 93, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2010. O meia Eduardo Sasha, ainda no juvenil, foi o artilheiro desta edição do torneio com seis gols.

Copa Brasil Sub-17

O Internacional faturou o bicampeonato da Copa Brasil Sub-17 ao bater o Grêmio na final em julho. A equipe colorada empatou com o adversário em 1 a 1 no tempo normal e garantiu o título nas penalidades máximas: 4 a 2. O gol do Colorado foi anotado por Raphinha durante os 90 minutos. Nos pênaltis, Tarik, Otavinho, Diogo e Alexandre balançaram as redes, enquanto o goleiro Jandrei agarrou duas cobranças dos gremistas.


Juvenis conquistaram o título vencendo o Grêmi na final

A campanha do título colorado é irretocável: venceu cinco partidas e empatou uma nos seis jogos que disputou. O time do técnico André Jardine balançou as redes 13 vezes e levou apenas quatro gols.

Campeonato Gaúcho

A equipe juvenil do Inter conseguiu reverter o marcador adverso contra o Juventude e conquistar o eneacampeonato gaúcho da categoria em novembro. O Colorado venceu o time da Serra por 2 a 0 na decisão, no campo principal do Beira-Rio, com gols de Alexandre e Rodolfo. Como na primeira partida, os caxienses haviam ganhado por 2 a 1, o marcador com diferença maior em Porto Alegre rendeu a taça estadual ao Inter.


Garotada não deu chances para o Juventude e ficou com o título gaúcho

O volante Tarik recebeu o troféu e o ergueu em frente ao público no Beira-Rio, vibrando muito com os companheiros. Os números comprovam o merecimento do título. Em 21 jogos, foram 19 vitórias, um empate e uma derrota, com 52 gols marcados e 10 sofridos.

Infantis de sucesso

Copa Armando Nogueira

O Internacional, com uma goleada sobre o Juventude por 4 a 1, ficou com o título da Copa Armando Nogueira, torneio organizado pelo Inter em homenagem ao jornalista Armando Nogueira. Além de levar o caneco, os garotos do infantil ainda ganharam nas premiações individuais: Wellington foi o goleiro menos vazado; Andrigo e Caetano, goleadores; e Andrigo destaque da competição, eleito em votação pelos técnicos.

Copa Nike Nacional

O título da Copa Nike de Futebol Infantil (etapa nacional) veio com uma vitória de 1 a 0 pra cima do Fluminense, em partida válida pela última rodada do quadrangular final do torneio no mês de maio. O Inter tinha a vantagem de poder empatar que, mesmo assim, sairia campeão, mas fez melhor. Com um gol do volante Lucas Severo, a equipe colorada conquistou seu segundo título da competição de forma invicta. O primeiro havia sido em 2000, além dos vices em 2002 e 2004.



Depois de dez anos, Clube voltou a vencer a competição

E foi uma campanha indiscutível: oito jogos disputados, com sete vitórias e somente um empate. O time do técnico Deive Bandeira marcou 15 gols e sofreu apenas dois. Uma campanha de 87% de aproveitamento. No quadrangular final, que juntou as equipes vencedoras das etapas de Rio de Janeiro e São Paulo, o Inter venceu todos os seus jogos.

Campeonato Gaúcho

O time infantil do Inter sagrou-se campeão gaúcho ao vencer o Grêmio duas vezes por 1 a 0, no Olímpico e no Beira-Rio, respectivamente, pelo Campeonato Estadual, no mês de novembro. O atacante Renato fez o gol na ida e Lucas Severo anotou o da volta.


Garotada infantil venceu o Grêmio nos dois jogos da final

E não poderia ser diferente. Afinal, o Internacional, do técnico Deive Bandeira, sobrou neste primeiro Campeonato Gaúcho organizado pela Federação Gaúcha e Futebol (FGF). Encerrou a competição com 100% de aproveitamento, vencendo os 17 jogos que disputou. O time do técnico Deive Bandeira anotou impressionantes 65 gols e sofreu apenas oito.

Voltar