Derrota para o Cruzeiro-POA
Data: 16/01/2011
Atuando com o seu time B, o Internacional foi derrotado por 1 a 0 pelo Cruzeiro-POA na tarde deste domingo, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. O gol da vitória cruzeirista foi marcado por Léo no começo do segundo tempo. Na próxima quarta-feira, o Inter vai em busca da reabilitação contra o Porto Alegre, no Beira-Rio.

Inter encarou um jogo duro na partida de estreia no Gauchão (foto/Marcos Bertoncello)
32 anos depois sob forte calor
Sob intenso calor, principalmente no primeiro tempo, quando o termômetro marcou 37°C, Inter e Cruzeiro-POA voltaram a se enfrentar pela Série A do Gauchão após 32 anos. Representado pelo time B - o grupo principal inicia a pré-temporada na próxima quinta-feira com o foco voltado exclusivamente para a disputa da Libertadores -, o Inter lutou muito, mas acabou sendo surpreendido na sua primeira partida no Gauchão 2011. A equipe treinada por Enderson Moreira por pouco não conseguiu o empate nos minutos finais – a bola acertou a trave e o travessão nas conclusões de Wagner Libano e Ricardo Goulart.
Partida equilibrada
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. Ambos os times apostaram em estratégias distintas na busca pelo gol. Enquanto o Cruzeiro investiu nos chutes de longa distância, o Inter tentou surpreender em velozes contra-ataques. Aos 7min, Marquinhos driblou o adversário no interior da área e chutou em cima do goleiro Fábio. No rebote, Guto, de costas para o gol, emendou uma puxeta e quase marcou. A bola passou perto do ângulo direito. Aos 14min, Alberto chutou de fora da área e a bola passou muito próxima à trave direita. O meia Léo Maringá foi outro que não hesitou em arriscar de longe. Foi presença constante nos arredores da área colorada.
Adversário prende a bola
O Cruzeiro conseguia manter a posse de bola por mais tempo, mas não tinha sucesso sobre a defesa colorada. A zaga do Inter estava bem postada, sem dar chance para a penetração adversária. Aos 19min, o time cruzeirista teve boa oportunidade em uma cobrança de falta da ponta esquerda da grande área. Léo Maringá chutou cruzado e a bola passou pela frente do gol, sem que ninguém conseguisse o desvio.
Inter no contra-ataque
O Inter respondeu aos 26min, em uma boa triangulação entre Massari, Guto e Talles Cunha, que resultou em uma perigosa finalização. O lateral Massari avançou em velocidade pela esquerda e tocou para Guto que, de primeira, passou para Talles Cunha: o atacante invadiu a área e chutou desviado para escanteio, com a bola passando rente à trave direita.

Inter, do atacante Guto, já pensa na próxima rodada do campeonato (Daniel Boucinha/divulgação)
Nos 15min finais da etapa inicial, o Inter adiantou a marcação e tornou mais difícil a saída de bola do Cruzeiro. Aos 45min, Marquinhos avançou pela direita e tentou o lançamento para Guto. O goleiro abandonou o gol, mas não conseguiu interceptar a bola, que por pouco não sobrou para Guto.
No intervalo, o meia Ricardo Goulart entrou no lugar do volante Juliano, no Inter. O Cruzeiro também mexeu no time, com Márcio ingressando na vaga de Cláudio.
Gol surpreende no recomeço
Logo a 1min, um susto: Léo cruzou da direita e o zagueiro colorado Rodrigo Moledo cortou de cabeça para trás. A bola saiu perigosamente pela linha de fundo, próxima à trave esquerda de Muriel. Aos 5min, o zagueiro Léo fez nova investida pela direita, ganhou da marcação e, mesmo sem ângulo, chutou cruzado. A bola entrou no ângulo esquerdo, sem chances para Muriel.
O Inter foi para cima na busca pelo empate. Aos 19min, o técnico Enderson Moreira colocou o atacante Lucas Roggia na vaga de Talles Cunha. Com mais disposição física, o time colorado trocava passes no campo de ataque, mas tinha dificuldades em criar na frente. O Cruzeiro ficava postado atrás e tentava sair em velocidade nos contra-ataques.
Quase o empate
Com mais volume de jogo, o Inter foi para o tudo ou nada nos minutos finais, quando quase chegou ao empate. Aos 36min, o meia Wagner Libano, que havia entrado no lugar de Augusto, chutou da entrada da área e acertou a trave esquerda. O chute foi colocado, com o lado do pé, e por pouco não entrou no cantinho de Fábio. Dois minutos depois, Ricardo Goulart desviou de cabeça o lançamento de Daniel e a bola explodiu no travessão. Aos 45min, Marquinhos chutou da meia lua para defesa de Fábio. Na jogada seguinte, Ricardo Goulart chutou cruzado da direita e exigiu outra boa defesa do goleiro cruzeirista para escanteio. Foi o último lance siginficativo do jogo.
A partida contra o Porto Alegre será disputada na próxima quarta-feira (19/1), às 19h30, no Beira-Rio, pela segunda rodada da Taça Piratini (1º turno) do Gauchão. Compareça, colorado! Ajude o Inter na busca pela primeira vitória em 2011.
"Temos um jogo já nesta quarta para buscar a vitória. Vamos trabalhar forte", disse o atacante Guto.
"Os dois times tiveram oportunidades. O Cruzeiro aproveitou e ficou com a vitória. Mas agora vamos pensar no próximo jogo", avaliou o goleiro Muriel.
"Perdemos quatro oportunidades de gol. A vitória do Cruzeiro acabou sendo merecida. Ainda é começo de campeonato, o time ainda vai melhorar. Temos convicção neste time, é com ele que vamos jogar o campeonato. Vamos trabalhar mais na busca pelo melhor rendimento", avaliou o vice-presidente de futebol Roberto Siegmann.
"Temos que analisar o time pelo que ele apresentou no ano passado, quando foi campeão das duas competições que disputou. Temos convicção que o Inter B irá em busca da reação já nesta quarta-feira", disse o presidente Giovanni Luigi.
Cruzeiro-POA (1): Fábio; Cláudio (Márcio), Léo, Paulo Paraíba e Tinga; Alberto (João Pedro), Éverton, Diego Torres e Léo Maringá (Júnior); Jô e Adriano. Técnico: Armando Dessessards.
Internacional (0): Muriel; Daniel, Rodrigo Moledo, Ronaldo Alves e Massari; Juliano (Ricardo Goulart), Augusto (Wagner Libano), Elton e Marquinhos; Talles Cunha (Lucas Roggia) e Guto. Técnico: Enderson Moreira.
Gol: Léo (C), aos 5min do segundo tempo.
Cartão amarelos: Juliano e Augusto (I).
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Altemir Hausmann e Renata Scheafer.
Local: Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas.