Inter conhece projeto social em Santa Maria
Data: 07/02/2011
Por Felipe Silveira
Enviado/ Santa Maria
O nome da Sociedade Esportiva fundada em 1997 exprime bem o seu propósito: propiciar novos horizontes na vida de jovens por meio do futebol. É com esse conceito que o Novo Horizonte, uma entidade sem fins lucrativos, está trabalhando com afinco em Santa Maria para propiciar a inclusão social através da prática do esporte. O vice-presidente de relações sociais do Internacional, Gelson Pires, e o supervisor das categorias de base, Bernardo Stein, aproveitaram a estadia na cidade para o jogo contra o Inter-SM, pela quarta rodada do Gauchão, para conhecer um pouco do projeto.
Sob o comando de Roberto Jucelino Ruy, um militar reformado, a Sociedade Esportiva Novo Horizonte está mobilizando vários segmentos da cidade da região central do Estado. Todo mundo ajuda como pode, seja emprestando um trator para aparar a grama do campo de treinamento ou mão de obra para a manutenção dos dois ônibus que fazem o transporte da garotada para os jogos. Apenados que cumprem penas alternativas também são envolvidos no projeto que conta com a certificação do governo há sete anos. “Dou a chance para quem pode contribuir. São descaminhados que nós contratamos como funcionários, pagando todos os encargos trabalhistas”, conta Ruy, como é conhecido por todos em Santa Maria.

Ruy (C) recebeu brindes do Inter de Gelson Pires (D) e Bernardo Stein
Mas é no campo de futebol e nas quadras de futsal que os melhores resultados são alcançados. O Novo Horizonte tem revelado jogadores de diversas categorias – Sub-8, Sub-11, Sub-12, Sub-14 e Sub-17. Os jovens atletas, que estão disputando regularmente os estaduais nos últimos anos, não raras vezes despertam a atenção de clubes renomados. Dessa maneira, muitos têm a chance de buscar uma vida melhor, um novo horizonte, a partir do crescimento dentro do futebol. “Fazemos um trabalho de inclusão pelo esporte, com foco nas vilas da cidade. No futuro também queremos desenvolver outras modalidades, como judô e xadrez. Temos planos de melhorar nossa estrutura e, para tanto, contamos com a ajuda de toda a sociedade”, projeta Ruy.

Campo de treinamento do Novo Horizonte, em Santa Maria
A entidade, que tem sua sede localizada no bairro Medianeira, possui um campo de treinamento e vestiários em boas condições. O Novo Horizonte também conta com a ajuda do Exército, que cede um campo também utilizado para a preparação dos times. A Universidade Federal de Santa Maria e a Faculdade Metodista também são conveniadas, cedendo estagiários para a Sociedade Esportiva.

Dois ônibus conduzem a garotada para os treinos e jogos
O projeto não para de crescer, principalmente em função do interesse da garotada. Alguns jovens jogadores, inclusive, já foram fazer testes no Internacional, motivo de orgulho para o Novo Horizonte. “A possibilidade de chegar a um clube grande como o Inter motiva muito eles. Desde que instituímos o caráter competitivo, com a participação nos estaduais, os resultados estão sendo muito bons. Tem muito guri bom de bola. Nós damos apenas o caminho, orientando a conduta que eles deverão ter para atingir o sucesso. Esse é o nosso comprometimento”, garante Ruy.