Olá, Marcos Duarte!

Inter avança à próxima fase da Taça Piratini

Data: 13/02/2011

O Inter venceu o Pelotas por 3 a 2, de virada, e garantiu a vaga nas quartas de final da Taça Piratini, na qual enfrentará o Cruzeiro de Porto Alegre, no próximo sábado (19/2), no Beira-Rio. Leandro Damião marcou os três gols e foi o destaque da partida. O Inter acabou a fase classificatória na segunda colocação do Grupo 1, com 15 pontos.


Cavenaghi (E), Leandro Damião (C) e D'Alessandro comemoram: Inter pega o Cruzeiro-POA nas quartas de final

Inter larga atrás, mas mantém tranquilidade

O Inter tentou impor um ritmo forte desde os instantes iniciais. O time colorado rondava a área adversária, mas acabou sendo surpreendido em um contra-ataque fulminante. Aos 3min, Tiago Duarte recebeu um passe na medida no interior da área e chutou no canto esquerdo de Lauro para abrir o placar. O time do técnico Celso Roth manteve a cabeça no lugar e não se abalou com o gol sofrido no comecinho do jogo.

Aos 8min, Nei arriscou de longe, mas a bola subiu demais. Aos 14min, Kleber cruzou da esquerda e Leandro Damião desviou de cabeça por cima. Aos 16min, Kleber tabelou com D’Alessandro e cruzou para a pequena área, onde Zé Roberto por muito pouco não conseguiu desviar para o gol. A zaga cortou no último momento para escanteio. Três minutos depois, Zé Roberto foi à linha de fundo pela esquerda e chutou cruzado para defesa segura de Adinan. Aos 20min, D’Alessandro chutou com perigo sobre o gol.

Damião empata pelo alto

A pressão imposta pelo Inter só poderia resultar em gol. Aos 24min, Kleber avançou até a intermediária, pelo lado esquerdo, e cruzou com perfeição para a área. Leandro Damião escapou da marcação e desviou de cabeça para empatar o jogo: 1 a 1. A bola passou por baixo do goleiro do time pelotense neste que foi o 15º gol do centroavante formado nas categorias de base do Gigante.

D’Alessandro quase o placar virou aos 28min, em um chute à meia altura que Adinan defendeu para escanteio. Depois disso, pouco foi criado por ambos os times no plano ofensivo.

No intervalo, o atacante argentino Fernando Cavenaghi entrou no lugar de Tinga e fez sua estreia com a camisa colorada.

Artilheiro vira o placar

Aos 7min, a estrela de Damião brilhou novamente: D’Alessandro  cruzou da esquerda e o atacante desviou com o pé na pequena área para marcar o gol da virada. O Inter fazia 2 a 1 para delírio dos torcedores presentes no Beira-Rio.


Leandro Damião marcou três gols e é o artilheiro da temporada

Aos 13min, D’Alessandro chutou de longe e Adinan fez defesa sensacional, evitando o que seria um gol de placa do meia argentino. O Pelotas ameaçou aos 16min, quando Clodoaldo ficou de frente para o gol, mas chutou para a grande defesa de Lauro.

Garra de Libertadores

O Inter jogava com “espírito de Libertadores”, marcando forte e acreditando até o fim nas jogadas. As boas trocas de passes no meio-campo também foram virtudes que empolgaram a torcida. Aos 20min, após muita luta pela bola por parte dos jogadores colorados, Cavenaghi arrancou em direção ao gol e chutou à direita de Adinan. A disposição do atacante argentino foi outro ponto positivo: ele disputou todos os lances com firmeza e arrisco a conclusão sempre que pôde.


Cavenaghi lutou muito pela bola na sua estreia pelo Inter

Aos 23min, Zé Roberto deixou o jogo para a entrada de Andrezinho. A intenção foi preservar o meia-atacante, que trabalhou forte durante a semana para se recuperar de uma contusão muscular. Pouco depois, Cavenaghi e Guiñazu chutaram de dentro da área, e nos dois sucessivos lances, a bola tocou na mão dos zagueiros, mas o árbitro não marcou pênalti.

Damião faz o terceiro

Aos 31min, Leandro Damião, o grande nome da partida, marcou o seu terceiro gol. O atacante recebeu um lindo passe de Índio, driblou o goleiro e chutou no cantinho esquerdo. Damião já soma 17 gols em 38 jogos. Só nesta temporada, já são cinco gols em três jogos.

O Pelotas ainda descontou aos 32min, em uma cabeçada de João Paulo: 3 a 2. Dois minutos depois, D’Alessandro chutou de fora da área e a bola passou rente à trave esquerda. Aos 36min, Damião sofreu uma pancada, sem gravidade, mas foi substituído por Alecsandro.

No finalzinho do jogo, Alan quase empatou para o Pelotas, em um chute que passou sobre o gol defendido por Lauro. A vitória e a classificação às quartas de final estavam garantidas.

“Estou sempre trabalhando forte para não perder o espaço no time. Fico muito feliz com os três gols”, disse Leandro Damião.

“Estas três últimas partidas foram muito boas para dar ritmo. Agora vamos para a Libertadores”, avaliou D’Alessandro.

"Ainda faltam ajustes a serem feitos, mas estamos bem preparados para a estreia na Libertadores", projetou o vice-presidente de futebol Roberto Siegmann.

"Faz três semanas que o time voltou de férias, então o resultado foi muito satisfatório. Vamos seguir treinando forte", disse o presidente Giovanni Luigi.

"Colocamos o time principal nesta partida justamente para exigir o máximo dele. Conseguimos um bom resultado, mas é claro que ainda é preciso trabalhar muito", observou o técnico Celso Roth.

Internacional (3): Lauro; Nei, Índio, Sorondo e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Tinga (Cavenaghi) e D’Alessandro; Leandro Damião (Alecsandro) e Zé Roberto (Andrezinho). Técnico Celso Roth.

Pelotas (2): Adinan; Johnatan, Jonas, Fernando Cardozo e Robinho (Alan); Gavião, Makelele (Léo Dias), Cléber e Maicon Sapucaia; Tiago Duarte (Clodoaldo) e João Paulo. Técnico: Armando Desessards.

Gols: Tiago Duarte (P), aos 3min do primeiro tempo, Leandro Damião (I), aos 24min do primeiro tempo, Leandro Damião (I), aos 7min do segundo tempo, e Leandro Damião (I), aos 31min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Fernando Cardozo, Robinho, Alan (P); Tinga, Guiñazu, Sorondo, Índio (I).

Público: 11.110 (9.564 pagantes). Renda: 131.545,00 reais

Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por Júlio César Espinoza de Freitas e Sedenir Martins.

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.

Voltar