Olá, Marcos Duarte!

Virada espetacular sobre o Canoas

Data: 10/04/2011

O Internacional venceu o Canoas por 6 a 2, de virada, na tarde deste domingo, pela Taça Farroupilha. O time colorado estava perdendo por 2 a 0, mas virou ainda no primeiro tempo e garantiu a classificação. O Santa Cruz será o adversário nas quartas de final, sábado (16/4), no Beira-Rio.

Com o interino André Döring à beira do gramado, o Inter voltou a campo pelo Gauchão pouco mais de 48 horas depois de desembarcar em Porto Alegre após longa viagem desde o México, onde atuou pela Libertadores. Em jogo estava a vaga à fase quente do estadual. O começo do confronto foi bastante complicado, com o Inter sofrendo dois gols.


D'Alessandro comemora com Kleber um de seus gols no show colorado no Beira-Rio

Mas o Campeão de Tudo não se conformou e partiu para cima em busca da virada sob o comando de D’Alessandro e Rafael Sobis. Em tarde inspirada, a dupla trucidou com a defesa adversária ainda no primeiro tempo, virando o placar para 4 a 2, com dois gols de cada jogador. Na etapa final, Cavenaghi e Leandro Damião deram números finais à vitória que encheu de alegria a maior e melhor torcida do Rio Grande.

O time colorado encerrou a fase classificatória como líder isolado do Grupo 1, com 13 pontos, e agora enfrentará o Santa Cruz nas quartas de final da Taça Farroupilha. O jogo será disputado no próximo sábado (16/4), às 18h30, no Beira-Rio.

Surpresa no placar

O Inter começou a partida com um toque de bola extremamente envolvente. Logo aos 22seg, após boa troca de passes, a bola sobrou para D‘Alessandro na entrada da área. O meia argentino se livrou do marcador com um lindo drible e chutou colocado, buscando o ângulo esquerdo do goleiro Anderson. A bola passou muito próxima da trave. A resposta do Canoas foi aos 6min: Anderson Ijuí arrancou pela ponta-direita e chutou cruzado para a grande defesa de Lauro para escanteio.

Em um intervalo de cinco minutos, o Inter foi surpreendido com dois gols. Aos 11min, após bola cruzada da direita, Fábio Alemão pegou a sobra e abriu o placar. 1 a 0 para o Canoas. Aos 14min, Índio cabeceou com perigo ao lado do gol e quase empatou a partida. Porém, aos 16min, o time do Vale dos Sinos ampliou com Cirillo: a bola foi alçada na área em cobrança de falta e o zagueiro marcou de cabeça. 2 a 0.

Sobis dá ínicio à reação

O Inter manteve o equilíbrio emocional e não se deixou abalar pelos dois gols. Foi para cima do adversário na busca pela virada. Aos 23min, D’Alessandro chutou de longe e quase descontou. A bola tocou na rede antes de sair pela linha de fundo.

Na segunda investida seguida, o time colorado teve sucesso. Foi aos 25min, quando Leandro Damião recebeu passe no interior da área e cruzou na medida para Rafael Sobis cabecear com precisão. 2 a 1.

O gol fez o Inter crescer na partida. Aos 29min, depois de grande troca de passes entre Leandro Damião e Oscar na entrada da área adversária, o goleiro Anderson teve que abandonar a meta para interceptar a jogada. Aos 32min, Damião ganhou do zagueiro e conseguiu tocar para Oscar, que empurrou a bola para o gol. Porém, a arbitragem marcou falta de ataque, invalidando o lance.

Virada fulminante

De tanto pressionar, o Inter chegou à virada ainda no primeiro tempo. E tudo aconteceu em apenas dois minutos. Aos 39min, D’Alessandro fez lançamento com precisão cirúrgica para Rafael Sobis no interior da área. O atacante teve calma para chutar no cantinho esquerdo e empatar o jogo. 2 a 2. Foi o 47º gol de Sobis com a camisa do Campeão de Tudo.

Mas o melhor estava por vir. Um minuto depois, D’Alessandro soltou uma pancada de longe da área e surpreendeu o goleiro Anderson. A bola entrou no canto esquerdo para explosão de alegria no Gigante. O Inter virava para 3 a 2.

Ainda havia tempo para mais um.  Aos 43min, Kleber arrancou com a bola dominda pelo meio e tocou para Sobis. O atacante deu um toquezinho sutil entre os zagueiros e deixou D’Alessandro de frente para o gol. O camisa 10 concluiu no canto direito para ampliar a vantagem colorada: 4 a 2. Que virada no Beira-Rio!

Inter mantém a pegada

No intervalo, Glaydson entrou no lugar de Wilson Matias. O Inter manteve-se no comando da partida, administrando com inteligência o resultado, mas sem abrir mão do ímpeto ofensivo. Aos 2min, quase ampliou ainda mais a vantagem. A bola sobrou para Damião dentro da grande área e o artilheiro colorado chutou em cima do goleiro. Aos 4min, o Canoas ameaçou com um chute de Jé que atingiu o travessão.

A jogada aérea de Damião era bastante explorada. Aos 11min, Kleber cruzou na esquerda e o camisa 9 desviou sobre o gol. Aos 15min, Damião cabeceou novamente por cima em outro cruzamento de Kleber vindo do lado esquerdo. Aos 20min, D’Alessandro fez grande passe para Rafael Sobis, que chutou forte, ao lado esquerdo do gol do Canoas. Dois minutos depois, Damião chutou rente à trave esquerda.

Com o objetivo de dar mais movimentação ao meio-campo, Andrezinho entrou na vaga de Oscar, aos 24min. Pouco depois, Cavenaghi foi para o jogo no lugar de Sobis, que deixou o campo muito aplaudido pela torcida. Aos 33min, Damião antecipou-se a Anderson para ficar com a bola e chutou para o gol. O zagueiro do Canoas cortou providencialmente em cima da linha.

Cavenaghi marca o primeiro

Aos 36min, um lance muito aguardado pela torcida: o primeiro gol de Cavenaghi. Andrezinho lançou com perfeição para o atacante argentino, que de dentro da grande área, chutou com categoria para fazer 5 a 2 para o Inter! A torcida gritou o nome de Cavenaghi, que recebeu os cumprimentos dos companheiros.


Cavenaghi vibra forte com o seu primeiro gol pelo Internacional

Damião encerra a goleada: 6 a 2

O Inter estava impossível. Aos 40min, Kleber cruzou e Damião desviou de primeira para o fundo do gol: 6 a 2! Foi o 27º gol do atacante pelo Inter, artilheiro da temporada, com 15. Foi o ato final de uma grande vitória colorada no Gigante.

"Estava precisando deste gol. Foi importante pela vitória do time", disse Cavenaghi.

"O time que jogou hoje mostra o que é o Inter: um clube grande. Todos que entram buscam dar o melhor", avaliou D'Alessandro.

"Nosso grupo é qualificado. Quem entra vai demonstrar tudo que sabe. Temos que ressaltar o pensamento do time nosso na partidade hoje. Mesmo com o 2 a 0 contra, não desistimos de lutar. Mérito do nosso time, que colocou a bola no chão e reagiu rápido", disse Rafael Sobis.

"Não dá para escolher adversário. Se tivéssemos que encarar um Gre-Nal, tudo bem; iríamos com tudo. Hoje fomos bem. Tivemos um susto no início, mas os jogadores tiveram um desempenho exemplar. Cumprimentei cada um e agradeci ao André Döring por ter aceitado este serviço. Estou muito feliz. Sobre o Falcão, não falei com ele ainda. Acho que ele gostou do que viu e sei que seus pensamentos batem com o que ocorreu no campo nesta tarde", discorreu o vice de futebol Roberto Siegmann.

Internacional (6): Lauro; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias (Glaydson), Guiñazu, Oscar (Andrezinho) e D'Alessandro; Rafael Sobis (Cavenaghi) e Leandro Damião. Técnico: André Döring.

Canoas (2): Anderson; Gian, Ricardo, Cirillo e Marciel; Washington, Cleiton, Anderson Ijuí (Carlos Alberto) e Jé; Fabio Alemão (Eraldo) e Rodrigo Galvão (Leandro). Técnico: Rogério Zimmermann.

Gols: Fabio Alemão (C), aos 11min do primeiro tempo. Cirillo (C), aos 15min do primeiro tempo. Rafael Sobis (I), aos 26min do primeiro tempo. Rafael Sobis (I), aos 39min do primeiro tempo. D'Alessandro (I), aos 41min do primeiro tempo. D'Alessandro (I), aos 43min do primeiro tempo. Cavenaghi (I), aos 36min do segndo tempo. Leandro Damião (I), aos 40min do segundo tempo.

Cartões amarelos:  Kleber (I) e Cavenaghi (I); Fabio Alemão (C), Marciel (C), Cirillo (C), Gian (C) e Washington (C).

Público: 11.345 (9.584 pagantes). Renda: R$ 126.420,00.

Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Julio César Santos e Renata Schaefer.

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.

Voltar