Olá, Marcos Duarte!

Hype Studio Arquitetura: concepção do projeto de modernização

Data: 21/04/2011

Curiosidades sobre o Projeto Gigante Para Sempre

Hype Studio Arquitetura

Em novembro de 2006 fomos convidados a integrar uma comissão que tinha como objetivo elaborar o projeto de uma cobertura para o Beira-Rio, desejo antigo da diretoria do clube. Como único escritório de Arquitetura integrante daquela comissão, coube a Hype Studio o desafio de materializar as ideias que eram discutidas. Durante os 3 meses seguintes, desenvolvemos diversos estudos de possíveis coberturas para o Gigante e os apresentamos para a comissão. Satisfeitos com o trabalho que estávamos desenvolvendo, foi marcada uma apresentação para expor estes estudos para a presidência do clube. O projeto que mais agradou a presidência tinha duas grandes virtudes: tratava-se de uma estrutura modular, que permitiria que sua construção se desse em etapas e setores, evitando a interdição total do estádio; e a forma da estrutura criava uma nova “cara” para o Beira-Rio. A concepção era de uma estrutura metálica que nascia fora do estádio e se projetava quase 50 metros para dentro, cobrindo todos os lugares.

Paralelamente ao estudo da cobertura, começamos a questionar até que ponto seria útil ter apenas o estádio coberto, sem um planejamento que contemplasse todas as suas demais dependências, o complexo do clube e seu entorno urbano. Constatamos que o Beira-Rio necessitava de uma intervenção mais abrangente, que melhorasse seus espaços existentes e agregasse novos usos, compatíveis com um estádio moderno. Também julgamos necessário desenvolver um plano de urbanização para o entorno do complexo esportivo, pois tratava-se de uma grande área em um lugar privilegiado da cidade de Porto Alegre, a beira do Guaíba, entre a área central e a zona sul, na extremidade de um parque. Mais importante que isso, considerávamos necessária a elaboração desse plano para que o clube tivesse em mãos uma ideia de planejamento de longo prazo, evitando intervenções pontuais. Decidimos então desenvolver um plano geral de Modernização do Complexo Beira-Rio.

No dia 2 de abril de 2007, a Hype Studio apresentou para a presidência um plano que contemplava a modernização de todas as dependências do Beira-Rio, sugerindo, entre outras melhorias: a demolição da arquibancada inferior e a construção de uma nova arquibancada pré-moldada, avançando em direção ao campo; um novo museu; restaurantes e lojas; mais camarotes e áreas vip; praças de alimentação e um edifício garagem para o público. Estas ideias tinham como objetivo dotar o estádio de espaços e serviços condizentes com um complexo esportivo moderno, com atividade nos 365 dias do ano, gerando receitas para o clube. Para o entorno, estava previsto um hotel e a reorganização do centro de treinamento do clube. Posteriormente, por solicitação da presidência, a área de intervenção do projeto foi ampliada, passando a contar também com um centro de convenções, duas torres comerciais e a urbanização da orla do Guaíba.
Este projeto de modernização foi apresentado oficialmente para o Ministro dos Esportes em maio de 2007 já com o nome “Gigante Para Sempre”. Depois, foi apresentado em agosto do mesmo ano para a comitiva da FIFA que visitou Porto Alegre, candidatando a cidade a ser sede da Copa do Mundo de 2014. No segundo semestre daquele ano, o projeto foi desenvolvido pela Hype Studio, sendo protocolado na prefeitura de Porto Alegre em dezembro de 2007.

Durante o desenvolvimento do projeto, nossa equipe realizou diversas viagens ao exterior, tendo a oportunidade de visitar cerca de 30 estádios novos ou reformados na Europa e na África do Sul (com especial atenção aos palcos dos jogos das Copas de 2006 e 2010), tendo contato com a mais recente tecnologia disponível. No segundo semestre de 2008, já com a confirmação da Copa de 2014 no Brasil, os projetos executivos começaram a ser detalhados pela equipe técnica contratada pelo Internacional. A partir desse momento, a Santini e Rocha e a Simon Engenharia se juntariam à Hype Studio Arquitetura para o detalhamento do projeto.

Voltar