Biblioteca Zeferino Brazil oferece mais de 80 mil livros
Data: 28/04/2011
A Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI) surgiu pela iniciativa de colorados, nos anos 20 e 30, que queriam um departamento que se integrasse na vida dos colorados. A mais antiga das fundações ligadas a clubes de futebol no mundo é uma organização social não governamental e sem fins lucrativos. Sua criação é resultado da fusão de três departamentos do Inter: o da biblioteca, o departamento cultural e o assistencial.

Em 1944, a FECI se tornou a biblioteca oficial do Internacional
Naquela época, os meios de comunicação mais presentes na vida dos brasileiros eram os jornais, revistas e livros. Apenas com doações, em 1929, foi criada a Biblioteca Zeferino Brazil. “Começou com uma coletânea de livros em 1929, a colaboração dos colorados foi tão grande que em 1944 ela se tornou a biblioteca oficial do Internacional. Inicialmente só atendia o público colorado. Em 1991, se tornou de utilidade pública e recebe pessoas de todas as origens”, explica o presidente da FECI, Cesardo Júlio Vignochi.
Atualmente o acervo conta com mais de 80 mil exemplares de todos os gêneros, que estão à disposição do público em geral. Considerada a maior biblioteca de um clube de futebol, seu grande destaque é o arquivo de livros, revistas, jornais e documentos que contam a história do futebol e do Inter. Esses exemplares estão disponíveis somente para consultas no local. Mesas de estudo e computadores facilitam a pesquisa. “Também temos o acervo do Paixão Côrtes que está sob a guarda da Biblioteca”, conta Cesardo Vignochi.

Biblioteca conta com toda a estrutura para guardar a história do Clube do Povo
Para fazer o cadastro, basta apresentar comprovante de residência, identidade e pagar apenas na inscrição a taxa de um real. Podem ser retirados três livros de cada vez com o empréstimo de 15 dias, com a possibilidade de renovação se necessário. Doações de livros de todos os assuntos são aceitas e se o exemplar já está disponível, ele é repassado para outras bibliotecas. Uma das beneficiadas é a biblioteca do Asilo Padre Cacique.
Localizada no segundo andar do Gigantinho, o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. O telefone para contato é (51) 3230-4671.