Olá, Marcos Duarte!

Inter arranca empate no Uruguai

Data: 28/04/2011

Por Felipe Silveira
Da redação/Porto Alegre
Fotos: Alexandre Lops

O Internacional conquistou um importante resultado ao empatar em 1 a 1 com o Peñarol na noite desta quinta, em Montevidéu, no jogo de ida das oitavas da Libertadores. O time saiu perdendo, mas Leandro Damião marcou um golaço no 2º tempo. Empate sem gols no Beira-Rio garante a vaga.

O Inter cumpriu sua missão nos primeiros 90 minutos da decisão por uma vaga às quartas de final da Libertadores. Foi valente em Montevidéu e conseguiu fazer frente ao Peñarol, time de tradição que é sempre um adversário duro de ser batido no Centenário, que recebeu quase 60 mil torcedores nesta noite. O empate em 1 a 1 é um grande resultado se levado em conta o saldo qualificado. Um empate sem gols na próxima semana assegura a vaga na próxima fase.


Inter arrancou valioso empate em solo uruguaio e agora decidirá vaga no Gigante

O time de Paulo Roberto Falcão foi equilibrado em todos os setores. Soube se defender bem, mas nunca abriu mão de atacar. O gol sofrido no primeiro tempo não abalou as convicções táticas do bicampeão continental, que teve personalidade para buscar o empate na etapa final, em mais um gol de Leandro Damião, o seu quarto nesta Libertadores. Depois disso, não deu mais chance alguma de reação para o time da casa.

O jogo de volta será disputado na próxima quarta-feira (4/5), no Beira-Rio, às 19h30. Os ingressos já estão à venda pela internet. Clique aqui e garanta já o seu.

Começo movimentado

Motivado pelo apoio da sua fanática torcida, o Peñarol tentou se impor nos minutos iniciais do confronto. Logo a 1min, após cobrança de escanteio, Pacheco tentou o chute da pequena área, mas Nei conseguiu bloquear. O Inter se fechou bem e conteve o ímpeto inicial dos uruguaios.

A primeira boa oportunidade colorada foi aos 8min, em uma cobrança de falta feita por Andrezinho. Porém, a barreira ficou posicionada fora da distância regulamentar, bloqueando o chute do meia. Aos 9min, Rafael Sobis avançou em velocidade pela ponta-direita e chutou cruzado, ao lado do gol de Sosa.

Gigante Renan

O Peñarol quase abriu o placar aos 18min. Quase, porque Renan fez duas defesas monumentais. A bola foi alçada na área colorada em cobrança de falta e Darío Rodriguez tentou cabecear, mas quem apareceu para finalizar com um chute à queima-roupa foi Martinuccio. Atento, Renan espalmou providencialmente, e na sobra, Pacheco chutou para nova defesa espetacular do goleiro.

A reposta do Campeão de Tudo foi no lance seguinte, em uma veloz escapada que foi parada na base da falta quando Leandro Damião se preparava para invadir a área adversária. O zagueiro Valdez recebeu apenas o cartão amarelo, quando o correto seria a expulsão, já que o atacante ficaria frente a frente com o goleiro. Na cobrança da falta, aos 22min, Rodrigo chutou rasteiro para fora.

Aos 25min, Mier tentou surpreender Renan em uma cobrança de falta da ponta-direita, mas o goleiro mostrou reflexo e espalmou para fora. Aos 27min, Nei arriscou de fora da área e a bola saiu ao lado esquerdo do gol uruguaio. Aos 33min, o lateral experimentou novo chute de longa distância, mas a bola subiu demais.

Gol injusto

Justamente quando Inter começava a impor seu futebol técnico, trocando bons passes no meio, sofreu um contra-ataque fulminante. Aos 36min, Martinuccio arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para a área, onde Corujo conseguiu desviar no canto direito de Renan. O Peñarol abria o placar no Centenário.


Torcida colorada esteve junto ao time contra o Peñarol na capital uruguaia

O gol fez o time da casa crescer na partida. Aos 43min, depois de um escanteio cobrado com muito efeito, Renan espalmou na hora certa, já que Guilhermo Rodríguez fechava para o cabeceio. Nos minutos finais, o Inter tentou pressionar, mas o time de Montevidéu levava perigo nos contragolpes. Aos 47min, Martinuccio teve boa oportunidade de ampliar, mas o chute saiu prensadoo com Rodrigo

Na pressão pelo empate

No intervalo, Oscar entrou no lugar de Rafael Sobis. O jogo recomeçou com um panorama bem nítido: o Inter pressionava pelo empate e o Peñarol apenas se defendia, priorizando os contra-ataques. Aos 7min, D’Alessandro cobrou falta e Sosa defendeu com segurança.

Damião fura o bloqueio

Estava difícil de vencer o paredão uruguaio armado em frente à área. Foi então que a qualidade do Inter brotou no gramado do Centenário. Aos 19min, Oscar fez um lançamento perfeito para Leandro Damião, que mesmo cercado pelos zagueiros, conseguiu achar espaço para chutar forte com a perna direita. A conclusão foi de fora da área e surpreendeu o goleiro, que ficou perplexo ao ver a bola entrar por cima. Um golaço! O Inter empatava em um momento crucial do duelo! Foi o quarto gol de Damião neste Libertadores e o 18º em 2011. Com a camisa colorada, já são 30 em 51 partidas.


Leandro Damião foi mais uma vez decisivo e garantiu o importante empate no Uruguai

No controle da partida

Com o escore igualado, o Inter assumiu o controle das ações. Tinha amplo domínio defensivo, e aos 33min, Tinga entrou no lugar de Andrezinho para dar ainda mais poder de marcação ao meio-campo. O time de Falcão prendeu bem a bola e deixou o tempo passar. Jogou com o regulamento debaixo do braço. Com a marcação encaixada, o Inter conteve o Peñarol nos seus domínios até o apito final e deu um importante passo rumo às quartas de final da Libertadores.

“Foi um ótimo resultado. Só depende de nós em casa agora”, avaliou Tinga.

“Empate com gol fora é sempre positivo”, disse Guiñazu.

"Foi uma grande noite de todo o time, Consegui um empate aqui no Centenário jogando pela Libertadores é um grande resultado", afirmou Bolatti.

"O Inter nunca pode deixar de atacar. Jogamos para frente hoje, e isso me deixa confiante que as coisas estão no caminho certo. O importante é que não mudamos nossa maneira de jogar atuando fora de casa", destacou o técnico Paulo Roberto Falcão.

"Sabíamos que iria ser difícil. Libertadores é assim. Poderíamos ter ganho, mas agora estamos em um situação contornável, com boas chances de conquistar a classificação no Beira-Rio", observou o vice-presidente de futebol Roberto Siegmann.

Peñarol (1): Sebastián Sosa; Alejandro González, Carlos Valdez, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Matías Corujo, Luis Aguiar, Nicolás Freitas e Matías Mier (Estoyanoff); Antonio Pacheco (Diego Alonso) e Alejandro Martinuccio. Técnico: Diego Aguirre.

Internacional (1): Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Andrezinho (Tinga), Bolatti, Guiñazu e D'Alessandro; Rafael Sobis (Oscar) e Leandro Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Gols: Corujo (P), aos 36min do primeiro tempo, Leandro Damião (I), aos 19min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Valdez (P), Freitas, Darío Rodriguez, Martinuccio; Tinga (I).

Árbitro: Carlos Torres, auxiliado por Rodney Aquino e Santiago Cáceres (trio paraguaio).

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu-URU.

Voltar